GESAD/Uece é premiado e tem participação histórica no maior evento de Software do país
7 de outubro de 2025 - 09:09
O Grupo de Engenharia de Software e Sistemas Distribuídos (GESAD), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), teve uma participação histórica no Congresso Brasileiro de Software (CBSoft 2025), realizado em Recife, entre os dias 22 e 26 de setembro.
Reconhecido como o maior evento de engenharia de software do país, o CBSoft reúne anualmente um conjunto de simpósios e workshops de relevância nacional e internacional. Neste ano, o GESAD marcou presença com uma delegação composta por 17 participantes, entre professores e alunos de graduação, mestrado e doutorado; a maior participação do grupo no evento até hoje.
No Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES), principal conferência do CBSoft, o grupo teve três artigos aprovados, dois deles com destaque especial.
– “Attentionsmelling: Using Large Language Models to Identify Code Smells”, de Anderson Gomes (Uece), Denis Sousa (Uece), Paulo Maia (uece) e Matheus Paixão (Uece). O trabalho, que tem participação dos professores Matheus Paixão e Paulo Maia, foi eleito Distinguished Paper, a maior premiação do SBES. Denis e Anderson são alunos de doutorado do PPGCC.
– “An Exploratory Study on the Lifecycle of Code Clones during Code Review”, de Ítalo Uchôa (Uece), Denis Sousa (Uece), Matheus Paixão (Uece), Pedro Maia (Uece), Anderson Uchôa (UFC) e Chaiyong Ragkhitwetsagul (Mahidol University, Tailândia). O trabalho conta com a participação de Ítalo Uchôa, aluno de graduação da Uece.
– “404: Civility Not Found? Evaluating the Effectiveness of Small Language Models in Detecting Incivility in GitHub Conversations”, de Mário Patrício (UFC), Silas Eufrásio (UFC), Anderson Uchôa (UFC), Lincoln S. Rocha (UFC), Daniel Coutinho (PUC-Rio), Juliana Alves Pereira (PUC-Rio), Matheus Paixão (Uece) e Alessandro Garcia (PUC-Rio). O artigo, que conta com a participação do professor Matheus Paixão, também recebeu destaque: seu artefato foi premiado como um dos melhores da trilha de artefatos.
Além do SBES, o GESAD participou de workshops temáticos do CBSoft, com destaque para:
– ISE (Intelligent Software Engineering), com o artigo “Evaluating Large Language Models on the Classification of Different Technical Debt Types in StackOverflow Discussions”, de Lucas Amaral, Eliakim Gama, Matheus Paixão e Lucas Almeida Aguiar;
– MSSiS (Modelagem e Simulação de Sistemas Intensivos em Software), com o trabalho “Explorando o Minecraft na Simulação de Sistemas Autoadaptativos: Um Estudo Baseado em Missões de Drones”, de Gabryella Rodrigues, Kalil Rodrigues, Lucas Holanda, Vinicius dos Santos, Luis Gustavo Benevides, Matheus Chagas, Lucas Alves e Paulo Henrique Maia.
Outro marco da participação foi o desempenho do grupo na LATAM School of Software Engineering, principal iniciativa de mentoria para jovens pesquisadores da América Latina. O GESAD obteve recorde de seis alunos selecionados entre pouco mais de 50 participantes de toda a região. O destaque foi para Levi Almeida, mestrando do PPGCC, que conquistou o 1º lugar geral, e para Denis Sousa, doutorando do PPGCC, que obteve a 5ª colocação.
De acordo com os participantes, com esse conjunto de conquistas e a forte delegação de 17 representantes, o GESAD consolidou sua presença como um dos grupos de pesquisa mais ativos e premiados do país no cenário de engenharia de software.

