Lançamento do Programa Integração Uece fortalece educação integral em Fortaleza
14 de maio de 2025 - 08:42
A Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME), realizou na tarde desta terça-feira, 13 de maio, no Auditório Central do Campus Itaperi, o evento de lançamento oficial do Programa Integração Uece. A iniciativa marca um novo capítulo na promoção da educação em tempo integral na rede municipal de ensino, fortalecendo a aprendizagem de estudantes do 6º ao 9º ano por meio de atividades formativas no contraturno escolar.
A cerimônia, que contou com a presença de diversas autoridades, professores das escolas municipais e da Uece, servidores técnico-administrativos e estudantes, foi abrilhantada pela apresentação do Quinteto de Metais formado por alunos do curso de Música da Uece. O grupo, composto por Levi Maciel (trompete/flugelhorn), João Lourenço (trompete/flugelhorn), Mikael Soares (trompa), Israel Lourenço (trombone) e Rômulo Santiago (tuba), encantou o público e tornou o momento ainda mais especial.
Durante o lançamento, o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, destacou o papel fundamental da educação como ferramenta de transformação social. Ressaltou a importância de gestores públicos que compreendem a educação como elemento essencial para o desenvolvimento e agradeceu as lideranças do prefeito Evandro Leitão e do secretário municipal de Educação, Idilvan Alencar, pelo apoio ao projeto. “Nós temos muita sorte de termos aqui em Fortaleza uma liderança como Evandro Leitão e uma liderança como Idilvan Alencar, que acreditam firmemente que a educação transforma vidas. E esse projeto vai transformar a vida de muitas crianças, além de prometer ser espelho para outros municípios”, afirmou o reitor.
Dirigindo-se aos estudantes, o reitor incentivou o protagonismo estudantil e o cuidado com a universidade. “Essa universidade é de vocês. Zelem por ela como vocês zelam pelas coisas mais importantes da vida de vocês”, aconselhou. Ele também valorizou o papel dos professores e monitores no sucesso do projeto e concluiu com otimismo: “Daqui a pouco tempo, a Prefeitura vai avaliar o que aconteceu com a aprendizagem de vocês, e eu já sei o resultado: vocês estarão melhor do que estão hoje.”
A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), professora Sandra Monteiro, também participou do evento, destacando a relevância das políticas públicas que promovem oportunidades na educação superior e na pesquisa. Ela compartilhou sua trajetória pessoal como forma de inspiração aos estudantes, relembrando sua chegada ao Ceará há 30 anos: “Na época da minha graduação, não havia bolsa, não havia estímulo à iniciação científica, lá em Alagoas. Isso eu encontrei no Ceará, e só depois de ter terminado a faculdade”, contou.
Representando o governador Elmano de Freitas, a secretária reafirmou o compromisso do Estado com a integração entre as ações da Prefeitura de Fortaleza e do Governo Estadual: “Essa integração potencializa a excelência que a educação já demonstra ter.” Ela finalizou destacando o ambiente universitário como um espaço plural, acolhedor e desafiador: “Esse universo precisa ser explorado.”
O secretário municipal de Educação, Idilvan Alencar, por sua vez, enfatizou o compromisso com a educação pública e homenageou lideranças e profissionais envolvidos no projeto, especialmente a equipe de coordenação: “Estamos fazendo história. Hoje é um dia histórico”, afirmou com entusiasmo.
Idilvan fez críticas ao cenário da educação nos últimos anos: “Durante 2019, 2020, 2021 e 2022, ouvimos muitas críticas à educação brasileira. Parecia uma terra arrasada. Passaram quatro anos criticando a educação pública e não construíram nada.” Apesar dos desafios, ressaltou os avanços recentes: “Hoje se tem pé de meia na educação pública, hoje se tem cada vez mais pessoas com doutorado, com mestrado.” Concluiu destacando que o Programa Integração é fruto de uma aposta firme na educação pública: “Isso acontece porque tem gente que aposta na educação pública, inclusive porque é fruto dela.”
Em seguida, o prefeito Evandro Leitão cedeu a palavra à vereadora Adriana Almeida, que destacou a importância da iniciativa e elogiou a liderança do prefeito: “Vamos dar uma salva de palmas para o nosso prefeito.” Ela lembrou com orgulho sua trajetória como ex-estudante e ex-presidente do DCE da Uece: “Voltar à Uece é um motivo de muito orgulho pra mim.”
A vereadora reforçou sua identidade como professora da rede municipal e ex-diretora de escola, reafirmando seu compromisso com a educação pública: “Tenho muito orgulho de ser professora da rede municipal e estar aqui participando desse momento de extrema importância.” Ela parabenizou o secretário Idilvan Alencar, reconhecendo sua trajetória em defesa da educação e ressaltou o impacto transformador do projeto para os estudantes: “Esse projeto Integração faz com que vocês tenham uma vivência única. Aproveitem essa oportunidade. A Uece é um mundo de desafios, de oportunidades. Vocês vão ver como é prazeroso, como é bom estudar. Parabéns aos professores, professoras, gestores, gestoras e, principalmente, aos estudantes.”
Ao reassumir a fala, o prefeito Evandro Leitão reafirmou o compromisso da gestão com a educação pública de qualidade, valorizando a integração dos jovens com a universidade por meio do esporte, da cultura e da vivência acadêmica: “Vocês também estarão nessa ambiência acadêmica, onde irão começar a se integrar com a universidade.” Ele anunciou ainda que todas as escolas de ensino fundamental serão climatizadas até o final do seu mandato e comentou sobre os desafios atuais: “Poucas de nossas escolas são climatizadas, e vocês sabem o quanto é ruim não ter uma escola com infraestrutura adequada. É um motivo de satisfação oportunizar que crianças e adolescentes tenham uma condição de vida melhor, um futuro melhor para si e para os seus.”
A coordenadora geral da iniciativa, professora Iamin Marinho, demonstrou entusiasmo com o projeto e destacou seu caráter inovador: “É a primeira vez que uma universidade pública, com convênio com a Secretaria Municipal de Educação, pratica de forma tão ousada essa experiência de trazer estudantes da educação básica para dentro de um campus universitário.” Ela compartilhou a importância da Uece em sua própria trajetória e deixou uma mensagem acolhedora aos estudantes: “A universidade transformou a minha vida. E hoje, ela se pinta ainda mais de alegria, do novo e do povo com a chegada de vocês. Sintam-se todos muito bem-vindos nessa grande aventura que vai ser o Programa Integração Uece.”
Representando todos os alunos da rede municipal, a estudante Paula Gabriella Sousa da Silva, do 9º ano da Escola Municipal Waldemar Barroso, fez um discurso emocionado. “Estou muito ansiosa para ver como podemos impactar nossa comunidade com esse projeto. Espero que possamos criar novas possibilidades e inspirar tanto adolescentes quanto os mais velhos. Aproveito para agradecer ao reitor, ao professor Hildebrando dos Santos, ao secretário Idilvan e ao prefeito Evandro Leitão por essa oportunidade incrível que estão proporcionando a nós, jovens,” declarou Paula.
A mesa solene do evento contou ainda com a presença do secretário municipal da Juventude, Júlio Brizzi, e do professor Breno Stefany Queiroz Melo, diretor da Escola Municipal Cláudio Martins, representando os demais diretores presentes.
O Programa Integração será desenvolvido integralmente no Campus Itaperi da Uece, com previsão de atendimento a 1.500 estudantes de seis escolas do Distrito 4 de Fortaleza. Para além das atividades pedagógicas, o programa visa proporcionar aos estudantes uma vivência universitária enriquecedora, estimulando o pensamento crítico, o acesso a recursos e tecnologias, e o desenvolvimento da autonomia, criatividade e interação.