Curso de Nutrição da Uece conquista nota máxima no Enade
16 de abril de 2025 - 14:33
Professores do curso em comemoração pela nota máxima no Enade 2023
O Curso de Nutrição da Universidade Estadual do Ceará (Uece) comemora a conquista da nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023. A avaliação, concedida pelo Ministério da Educação (MEC), é o principal indicador da qualidade do ensino superior no Brasil. O curso alcançou o conceito 5, evidenciando a excelência da formação oferecida pela universidade.
“Esse resultado é reflexo do compromisso coletivo do nosso colegiado com uma formação acadêmica de excelência e da dedicação dos nossos estudantes à Universidade e ao curso”, afirma, com orgulho, a coordenadora do curso, professora Sara Lima Verde.
O Enade avalia a qualidade dos cursos de graduação a partir do desempenho dos estudantes concluintes em duas dimensões: Formação Geral e Conhecimentos Específicos. A primeira diz respeito à capacidade crítica e à compreensão da realidade social, cultural e política do país e do mundo. A segunda avalia os conhecimentos técnicos e científicos desenvolvidos ao longo da graduação.
A edição do Enade 2023 avaliou cursos de graduação da área da saúde. Na Uece, participaram os cursos de Nutrição, Medicina, Enfermagem e Medicina Veterinária. Entre eles, Nutrição obteve a nota mais alta, destacando-se não apenas no âmbito institucional, mas também no cenário nacional. “O desempenho exemplar dos nossos alunos evidencia a qualidade do ensino oferecido pela Uece”, reforça a coordenadora.
Criado em 1977, o Curso de Nutrição da Uece possui uma trajetória sólida no estado do Ceará, sendo um dos mais tradicionais da região, como explica a professora Sara. “Ao longo desses mais de 45 anos, já formamos mais de 1400 nutricionistas, que hoje ocupam posições estratégicas em instituições de ensino superior, serviços de saúde (hospitais, clínicas, consultórios, unidades básicas de saúde) e de alimentação (restaurantes, indústria de alimentos), e organizações em diversos contextos sociais, no Brasil e no exterior”, detalha a professora Sara.
Com a nota 5 no Enade, o curso se posiciona entre os mais bem avaliados do país, integrando o seleto grupo dos 7,7% dos 621 cursos de Nutrição avaliados em todo o Brasil que obtiveram esse desempenho. É, ainda, um dos dois únicos cursos de universidades estaduais das regiões Norte e Nordeste a alcançar tal feito. “No Ceará, foram avaliados 21 cursos de Nutrição e apenas três atingiram a nota 5, sendo um de uma universidade federal, outro de instituição particular e o terceiro, o curso da Uece”, destaca Sara Lima Verde.
Essa conquista ocorre em um momento significativo da história da Uece, quando houve a implantação da nova matriz curricular, em 2024.1, construída a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais atualizadas para a formação do nutricionista. De acordo com a coordenação do curso, essa matriz traz inovações importantes, como a inclusão de componentes curriculares essenciais para a prática profissional — entre eles, se destaca a disciplina Projeto Integrador (PI), presente em todos os semestres do curso. A PI é um componente curricular para inserção de horas de extensão e tem o objetivo de articular os conteúdos das disciplinas por meio de atividades práticas de extensão, promovendo desde o início do curso a vivência profissional e a inserção dos estudantes em realidades sociais concretas. A nova matriz curricular contempla carga horária específica para atividades complementares, como a participação em eventos científicos, e promove a ampliação do estágio curricular obrigatório, que passa a ser desenvolvido ao longo de três semestres, em substituição aos dois anteriormente previstos.
Mesmo com muitos desafios, o curso é gerido com excelência e de forma colegiada, como coloca a coordenadora. “Atualmente, conduzimos a formação de mais de 250 estudantes, operando duas matrizes curriculares, com o suporte de um corpo docente altamente qualificado, composto por 26 professores, majoritariamente efetivos, com titulações de doutorado e pós-doutorado, e uma equipe de secretários também comprometida”, enfatiza a coordenadora.
Além disso, o curso é apoiado pelo Programa de Pós-graduação em Nutrição e Saúde (PPGNS) da Uece, que, com a oferta de mestrado e de doutorado, representa uma oportunidade de continuidade da formação acadêmica, tanto para alunos egressos quanto para estudantes de outras instituições do Brasil e do exterior.
“A nota 5 no Enade é mais que um reconhecimento, é um marco que reafirma nosso compromisso com a formação de nutricionistas críticos, éticos e socialmente comprometidos. Seguimos avançando com responsabilidade, inovação e paixão pela educação pública de qualidade”, celebra Lima Verde.