Com a maior oferta de vagas EaD do Estado, Uece realiza aula inaugural de cursos EaD

10 de abril de 2025 - 10:23

Na última quinta-feira, 4 de abril, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou a aula inaugural dos cursos de Educação a Distância (EaD), marcando oficialmente o início das atividades letivas para milhares de estudantes em todo o estado. Com a oferta de 4.216 vagas distribuídas entre mais de 40 polos no interior do Ceará, a Uece consolida sua posição como a segunda maior ofertante de vagas em cursos EaD do Brasil e a maior no estado do Ceará, em parceria com o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O evento representou mais do que o início de uma nova jornada acadêmica: foi também um momento de reafirmação do compromisso da universidade com a democratização do acesso à educação superior.

Em sua fala de boas-vindas aos novos estudantes da Uece, o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, lembrou o cinquentenário da universidade que vem transformando vidas em todas as regiões do Ceará: “essa história de interiorização ganhou outra escala, quando a Uece passou a ser parte integrante da Universidade Aberta do Brasil. Assim, quero dizer a todos os novos estudantes da Uece, vocês estão em uma das melhores universidades do país. Um patrimônio do povo cearense que completou neste ano de 2025, 50 anos de história.”.

Os cursos a distância na Uece são coordenados pela Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (Sate), órgão responsável por desenvolver e aplicar ferramentas de tecnologia da informação e comunicação para promover o ensino remoto com qualidade. Recentemente, a SATE passou a ser coordenada pelo professor João Ramares Regis, que assume a missão de fortalecer ainda mais as estratégias pedagógicas e tecnológicas da universidade no campo da Educação a Distância.

O coordenador da Sate, professor João Ramares após as boas-vindas falou da importância do momento de recebimento dos novos estudantes dos cursos a distância, “a Uece foi pioneira na interiorização do ensino superior no Ceará, e agora com a ampliação das vagas dos cursos EaD, podemos aprofundar mais ainda a democratização do ensino superior, sempre primando pela qualidade do ensino que só é possível a partir da atuação dos servidores técnicos, professores conteudistas e formadores, tutores presenciais e a distância, além dos coordenadores de polo”, pontua.

Desde a década de 1990, a Uece tem investido em ações voltadas à EaD, e, com a criação da UAB pelo Ministério da Educação em 2005, passou a integrar a rede nacional de instituições públicas voltadas à interiorização do ensino superior no Brasil. Hoje, a universidade amplia seu alcance e reafirma o compromisso com uma formação de excelência.

O coordenador da UaB na Uece, professor Fábio Castelo Branco pontuou a relação da Uece com a UaB: “O Sistema Universidade aberta do Brasil congrega todas as universidades públicas brasileiras que usam a metodologia de educação a distância, pois o sistema permite que o aluno possa estudar nas proximidades de sua residência, com o apoio do polo presencial. Cada disciplina dos diversos cursos EaD que ofertamos deve ter, no mínimo, três encontros presenciais. Nesses encontros, os professores, tutores presenciais e a distância se encontram com os discentes em um rico momento. É fundamental a participação de todos. Sejam todos bem-vindos!”.

Reafirmando o compromisso com a educação superior pública, a professora Virgínia Tavares, coordenadora do Polo Uab de Beberibe, alegremente saudou à mesa de abertura da aula e deu as boas-vindas aos novos alunos: “vocês ingressaram em uma das melhores universidades públicas do país e esse é um feito que deve ser celebrado. A partir de hoje, cada disciplina cursada, cada desafio superado, são passos importantes na realização dos sonhos de vocês. Por fim, destaco ainda o papel fundamental da CAPES que financia e fortalece todo o sistema UaB, garantindo que a educação a distância continue crescendo e se consolidando no nosso país”, comenta.

Já o diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), professor Carlos Santana, pontuou que as disciplinas dos cursos ofertados pela Uab/Uece foram construídas pelos docentes de diversos centros e faculdades da Uece, “garantindo uma formação interdisciplinar e conectada com as necessidades sociais. Aos estudantes que aqui, quero dizer, vocês são o coração desse projeto e vocês trazem consigo a capacidade de impactar positivamente nossa sociedade”, finaliza.

Por fim, a pró-reitora de graduação, professora Mazza Maciel, após os cumprimentos iniciais à mesa de abertura da aula inaugural, desejou sucesso aos novos alunos e “apesar dos desafios que temos, a Uece é uma das melhores universidades estaduais do país e vocês fazem parte dela e a estrutura curricular dos cursos EaD é pensada para dar a vocês, estudantes, as melhores oportunidades de aprendizagem e de interação nessa trajetória formativa. Desejo muitos aprendizados, muitas conquistas, fortalecimento de laços e engrandecimento intelectual”, finaliza.

A aula inaugural contou ainda com a participação da professora Eloisa Vidal que apresentou a atividade curricular complementar, o qual apresenta o ambiente virtual moodle e cronograma da primeira atividade a ser realizada pelos discentes. As apresentações da mesa de abertura e a aula magna podem ser visualizadas no canal da Sate no youtube.

Com novas mídias e metodologias a serviço da aprendizagem, os cursos da Uece em formato EaD propõem uma formação mais flexível, conectada com as realidades locais e voltada para a produção de conhecimento transformador. A expectativa é de que, nos próximos anos, esse modelo continue se expandindo, contribuindo para a construção de um Ceará mais justo e educado.