Aposentada, profa. Evanise Frota segue ativa no EaD e declara: “Eu amo essa IES”

14 de março de 2025 - 14:28

 

Evanise Batista Frota, 75 anos, é licenciada em Química, mestre em Química Inorgânica, doutora em Ciências e pós-doutora em Biocatálise. Ingressou na Universidade Estadual do Ceará (Uece) como professora efetiva do curso de Química presencial em 2000, já trazendo uma sólida experiência no ensino básico e superior. Embora tenha se aposentado em 2024, mantém sua ligação com a Uece, atuando desde 2009 em curso na modalidade de Educação a Distância (EaD).

“Atualmente, coordeno o curso de Química, modalidade EaD, em 15 turmas, distribuídas em: 5 turmas de 2020 (polos de Quixeramobim, Quiterianópolis, Beberibe, Caucaia e Campos Sales); 5 turmas de 2022 (Polos de Beberibe, Caucaia, Camocim, Canindé e Orós); 5 turmas de 2025 (polos de Amontada, Canindé, Maracanaú, Sobral e Santa Quitéria)”, pontua a professora Evanise, que também coordena projetos vinculados à Pró-reitoria de Extensão (Proex) e Programa de Monitoria Acadêmica (Promac).

A trajetória de Evanise até sua aposentadoria na Uece soma 24 anos de dedicação. Seu ingresso ocorreu após a primeira aposentadoria, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). “Como estava muito nova, aposentada, com doutorado e com muita vontade de continuar atuando na área de ensino, resolvi me submeter ao concurso para professor efetivo do curso de Química da Uece”, relembra.

Ao longo de sua carreira na instituição, a professora deixou grandes contribuições. Em 2000, participou da atualização das ementas do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Química (EaD) e da elaboração de manuais para práticas de laboratório. Em 2003, criou e coordenou por dois anos a Especialização em Ensino de Química. Desde 2004, integrou a comissão organizadora do Encontro de Ensino de Química (EVEQ).

Com a conclusão do pós-doutorado, passou a integrar o grupo de pesquisa em biocatálise, contribuindo para a criação do Laboratório de Biocatálise (LABBIOTEC), que coordenou de 2009 a 2020. Além disso, atuou como coordenadora de tutoria, professora formadora, professora conteudista e orientadora. Em 2009, assumiu a Coordenação do curso de Licenciatura em Química na modalidade EaD e, por muitos anos, esteve também à frente da coordenação do curso presencial de Química.

“Fui eleita coordenadora do curso presencial durante vários anos, nos períodos de 2007 à 2009, de 2012 à 2013, de 2013 à 2015, indicada pelo reitor em 2013. Eleita novamente coordenadora do presencial de 2021 à 2023. Eleita vice-coordenadora de 2015 à 2017 e de 2019 à 2021”, relembra.

Sobre sua trajetória na Uece, a professora avalia de forma positiva. “Experiência maravilhosa. Só gratidão… De todas as Instituições que participei, a Uece foi e está sendo a de maior significância, por que desde quando fui admitida tive muito apoio dos reitores e superiores de um modo geral. Até hoje, é a continuação da minha casa. ‘Eu amo essa IES’”, declara.

Para o futuro, Evanise pretende seguir no EaD. “Acredito que estou realizando um excelente trabalho e fazendo o que mais amo”.

À Uece, a docente expressa sua gratidão. “Agradeço aos componentes dessa Instituição maravilhosa, chamada Uece, por me propiciar tanta felicidade em tantos anos. Quando se ama o que faz, e se tem acolhida, se faz bem… Sou muito grata a todas as IES por onde passei e, principalmente, à Uece, que é a minha Instituição do coração”.

Certa de continuar contando com esse carinho e dedicação, a Universidade Estadual do Ceará também agradece à professora Evanise Batista Frota por seu inestimável compromisso e contribuição.