Uece realiza apresentação oficial do novo programa de extensão na pós-graduação, PROEXT-PG
24 de junho de 2024 - 16:46
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou, na última sexta-feira (21), o Seminário Inicial do Programa de Extensão Universitária da Pós-graduação (PROEXT-PG) Multicampi da instituição. O evento teve como objetivo principal apresentar o projeto à comunidade, com vistas ao fortalecimento da extensão universitária indissociável do ensino e da pesquisa. O Proext-PG foi criado de forma pioneira pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), por meio da Portaria Conjunta nº 1/2024. A Uece foi uma das 48 instituições do Nordeste contempladas com o Programa.
De acordo com a coordenadora do Programa na Uece, professora Claudia Vasconcelos, o seminário contou com a participação de, aproximadamente, 130 docentes e discentes de graduação e de pós-graduação, além de parceiros; e se destacou como um evento estratégico para a discussão sobre a extensão universitária na pós-graduação. “O Seminário proporcionou um espaço valioso para o compartilhamento de experiências bem-sucedidas e para a apresentação oficial do projeto à comunidade acadêmica e externa… Foi uma oportunidade crucial para fortalecer o diálogo entre os diferentes atores envolvidos e promover uma troca de conhecimentos e práticas que enriquecerão ainda mais as atividades de extensão da Uece na pós-graduação”.
No mesmo sentido, a vice-coordenadora do Programa na Uece, professora Sandra Gadelha, avaliou o evento. “O Seminário cumpriu seus objetivos e possibilitou tanto aos coordenadores de Projetos envolvidos no PROEXT- PG, como aos estudantes de Pós e de Graduação, aos parceiros de entidades e movimentos sociais e demais participantes da comunidade acadêmica, uma visão ampla sobre as ações previstas para o Programa, e ainda, uma reflexão sobre as ações extensionistas na Pós-graduação”.
A Coordenação ressaltou a presença do coordenador de Fomento às Ações para Redução das Assimetrias da Capes, Márcio Moura de Castro. Em seu discurso, ele reforçou a importância do programa e o papel fundamental da extensão universitária na pós-graduação em um espaço onde isso é reconhecido. “É muito gratificante ver tantos pesquisadores interessados no tema da extensão vinculada à pós-graduação, o que será agora uma tendência dentro dos editais que serão publicados dentro dos programas estratégicos da Capes”, revelou o gestor da Capes. “A Capes tem apenas o papel de criar políticas de condução, os grandes protagonistas disso tudo são vocês, professores, pró-reitorias, coordenação, estudantes e membros da comunidade”.
Para o chefe de Gabinete e representante da Reitoria, professor Altemar Muniz, a extensão é de grande importância em uma universidade. “A extensão, acima de tudo, tem um propósito muito forte que é o de ser um suporte àqueles que precisam desse conhecimento da universidade em momentos mais emergenciais. Ver cada um de vocês aqui é muito importante, ver que vocês têm o compromisso com aqueles setores que menos são assistidos, isso demonstra o caráter da universidade pública, gratuita e de qualidade… Esse saber é fundamental para que o saber científico exista.
A diretora Científica da Funcap e professora da Uece, Thereza Magalhães, comemorou a iniciativa. “Independente de Governo, que essa seja uma pauta da nossa sociedade… Que bom que, em 30 anos, podemos ver mudança de um paradigma de forma tão consolidada, em que a Extensão sai de ser ‘o braço fraco’ do sistema para dois movimentos importantíssimos, como o que celebramos aqui hoje e o da recente inserção curricular em toda a matriz de ensino na graduação”.
A pró-reitora de Extensão, professora Lana Nascimento, agradeceu à Capes pela iniciativa. “Muito obrigada à Capes por ter compreendido, captado o preceito da indissociabilidade, da integração da extensão com a pesquisa nos processos formativos. Quando se pensa numa política como essa, o PROEXT-PG, sobretudo, numa perspectiva do fortalecimento mais efetivo do diálogo com os demais setores sociais, quando se pensa num programa como esse para fortalecer a nossa capacidade como instituição pública de educação superior, de elaborar políticas sociais, de desenvolvimento territorial junto com os movimentos sociais, se pensa em redução de assimetrias. A Capes está fortalecendo a nossa missão enquanto instituição pública… A extensão junto à pós-graduação é um caminho de transformação social e de efetivo cumprimento de nossas missões como instituições de ensino superior”.
A pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Uece, professora Ana Paula Rodrigues, agradeceu não apenas à Capes, mas a todos os envolvidos. “Quero agradecer a todos os componentes do programa, parabenizar a todos os 14 programas de pós-graduação envolvidos… Vocês estão fazendo um trabalho de grande importância… Agradecer e parabenizar também à Capes pela iniciativa”.
Também fizeram uso da palavra, os componentes da mesa principal, o representante discente da pós-graduação, o mestrando Gabriel Martins; e o representante da comunidade externa, Pool Almeida, do coletivo das Brigadas Populares.
O evento também contou com a participação dos professores da Uece, Denise Bomtempo e Augusto Torres, para o compartilhamento de suas experiências com a coordenação de programas e projetos de extensão na instituição.
O seminário foi, ainda, abrilhantado, pela apresentação do “Grupo de Violonistas”, coordenado pelo professor Marcos Maia, docente do curso de Música, e composto pelos estudantes Cindy Carvalho, Joel Lisboa, Gustavo Silvestre e Ruan Sales.
Saiba mais
O PROEXT-PG/Uece possui vigência inicial de 36 meses e está dividido em três eixos temáticos: 1 – meio ambiente e desenvolvimento sustentável e territorial do Ceará; 2 – cidadania, direitos humanos e memória para o fortalecimento da democracia; e 3 – arte, cultura, educação e saúde visando justiça social; contando com participação de 14 Programas de Pós-graduação:
Programa de Pós-graduação em Nutrição e Saúde (PPGNS)
Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)
Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV)
Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino (MAIE)
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em História e Letras (MIHL)
Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS)
Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO)
Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPSAC)
Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC)
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA)
Programa de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas (PPGCF)
Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL)
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)
Programa de Doutorado em Biotecnologia – Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO)
Entre os resultados esperados, estão a criação de disciplina de inovação e impacto social, integrada entre os 14 programas envolvidos; criar um fórum permanente de integração das ações de extensão na pós-graduação; firmar novas parcerias e fortalecer algumas já existentes.