Reitor da Uece se reúne com o diretor de Desenvolvimento Tecnológico do DNOCS

10 de agosto de 2023 - 16:06

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares, e o diretor de Desenvolvimento Tecnológico de Produção do DNOCS, Allan de Sousa Galvão, se reuniram na tarde da última segunda-feira (7) na reitoria no campus Itaperi, a fim de discutir a parceria de cooperação técnica entre as duas instituições para fomentar o ensino e a pesquisa nas áreas relacionadas à aqüicultura.

O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, falou na ocasião, sobre o grande momento que a universidade está vivendo, com a expansão e interiorização de novos campi nas cidades de Canindé, Quixeramobim e Aracati; e novos cursos em Crateús, Mombaça e Tauá. O professor Hidelbrando, lembrou ainda, que as demandas da Uece foram ampliadas e multiplicadas nos últimos anos e com perspectivas de serem implantados novos cursos, além dos que já foram implantados.

Reitor comentou ainda que, neste ano, a Uece lançou edital para aquisição de produtos hortifrutigranjeiros produzidos pela agricultura familiar no valor de R$ 1,2 milhão. Os produtores são cadastrados no programa nacional da agricultura familiar, abrangendo pessoas físicas, associações e cooperativas. Esses produtos estão sendo utilizados no restaurante universitário da universidade. Segundo o professor Hidelbrando, a perspectiva é de ampliação na aquisição desses produtos, em articulação com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA, Faec e agricultores familiares de vários municípios, entre os quais Canindé e Aratuba.

Segundo o diretor do DNOCS, Allan Galvão, o órgão pode também atuar na articulação com a Uece no sistema de dessalinização da água, para o seu reuso nos projetos de criação de tilápia e de camarão, que são desenvolvidos em muitos municípios, como Morada Nova, Jagueretama, Jaguaribara. Segundo ele, o Dnocs já utiliza 23 sistemas de dessalinização na região.

Para a coordenadora de Pós-graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) da Uece, pesquisadora Sandra Salmito, a universidade pode contribuir com os cursos de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas. A Uece já desenvolve por meio das pesquisas de pós-graduação, atividades na área de aquicultura e sanidade de organismos aquáticos.

A reunião contou ainda com as presenças da pró-reitora de pós-graduação e pesquisa, Ana Paula Rodrigues, da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Uece, professora Sandra Salmito, do vice-prefeito de Canindé, Ilomar Vasconcelos, da servidora e assistente da diretoria do DNOCS, Elaine Bezerra.