PRAE lança Programa Sabores e Saberes

12 de maio de 2014 - 12:33

Comer é uma resposta a necessidades fisiológicas, mas é, também, uma prática moldada por condicionantes culturais. A seleção daquilo que nutre o corpo não é uma prática despida de valores, pois o paladar manifesta escolhas socialmente orientadas por sistemas culturais.

Assim, a reunião em torno da comida, os modos e aquilo que se come revelam-se como fatores que configuram sociabilidades, fortalecem laços sociais, afirmam pertencimentos a grupos socialmente diferenciados, bem como distinguem segmentos sociais.

Neste sentido, a Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRAE) lançou o programa Sabores e Saberes, que tem como objetivo ampliar intercâmbios entre conhecimento elaborado e saberes práticos ligados ao âmbito da alimentação, e que acontecerá no Espaço de convivência do Restaurante Universitário da UECE, no Campus do Itaperi, das 14h às 17h.

Terça-feira, dia 13 de maio, tem início o primeiro bloco de atividades do Programa – em parceria com o Grupo de Estudo sobre Antropologia e História da Alimentação -, que caracteriza-se por temáticas ligadas à Antropologia da Alimentação. O conjunto das atividades propostas neste momento constitui-se como lugar destinado à prática de saborear fazeres e temperar saberes mediante a troca de ideias.

Veja a programação do Sabores e Saberes para os meses de maio e julho:

Dia 13 de Maio

Cultura alimentar, consumo de pescado e contaminação por mercúrio, com o professor Breno Costa (IFCE)

Dia 27 de Maio

Alimento e combate à lepra em Fortaleza (1920-1937), com a professora Zilda Menezes (UECE- MAHIS)

Dia 01 de Julho

Alimentação nas comunidades tradicionais de terreiro, com o professor Leno Farias e Cleudo Junior.

Dia 15 de Julho

O direito dos índios Tremembé à segurança alimentar e nutricional, com o professor Gerson Augusto (UECE- MAHIS)