Reitor da UECE participa do Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM em São Luís

17 de abril de 2013 - 13:17 #

Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) realiza a partir desta quarta-feira, 17, prosseguindo até sábado, dia 20 de abril, a 52ª. Edição do Fórum Nacional de Reitores, em São Luís, em uma parceria da entidade com a Universidade do Estado do Maranhão (UEMA). A Universidade Estadual do Ceará (UECE) estará representada no evento, pelo seu Reitor, professor Jackson Sampaio.

O Fórum tem como tema central: O desafio das universidades brasileiras: formação de pessoal para atuar nas novas áreas de desenvolvimento do país. Serão debatidos ainda, os temas: A contribuição e importância das universidades no desenvolvimento do país: os desafios a autonomia; A expansão da Vale do Rio Doce dentro de um conceito de integração entre mina, ferrovia e porto; Um sistema para gestão dos programas de intercâmbio acadêmicos; Programas de apoio à inovação tecnológica no Brasil; As universidades estaduais e municipais no contexto da formação de profissionais de nível técnico para inserção no mercado do trabalho; Tríplice Hélice – fortalecimento entre academia, governo e empresa.

O ponto alto deste fórum será o debate da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Públicas Estaduais e Municipais do Brasil, que é composta de 41 senadores e 328 deputados federais, presidida pelo deputado Cléber Verde (PRB/MA). Os parlamentares cearenses estão muito bem representados, como é o caso do senador Inácio Arruda (PCdoB/CE), que é vice-presidente, e representando a Câmara, o deputado federal Artur Bruno (PT/CE). A criação da Frente Parlamentar Mista foi uma iniciativa da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais.

Além do Reitor Jackson Sampaio, estará também presente participando de todos os debates do 52º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM, o professor Jerffeson Teixeira de Souza, Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.