UECE é contemplada com Certificado de Reconhecimento de Mérito pela União Européia

26 de outubro de 2011 - 13:25 #

O Professor André Luiz Moura dos Santos do Curso de Ciências da Computação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e diretor do grupo de pesquisa em segurança INSERT, participa em Brasília, nesta quinta feira (27/10), da cerimônia de entrega do certificado de reconhecimento pelo mérito de aprovação de projeto de pesquisa do Sétimo Programa-Quadro de Pesquisa de Desenvolvimento (7º PQ). A outorga de certificados será uma premiação destinada às instituições do Brasil que participaram dos editais de 2010 do 7º PQ. O 7º PQ: é um programa de financiamento de C&T da União Européia e apresenta uma grande janela para a cooperação internacional. O Brasil ocupa uma das primeiras posições em participação no 7º PQ como país não-membro da UE.

O orçamento total do programa – que se divide em 5 grandes áreas: Idéias, Cooperação, Pessoas, Euratom e Capacidades – é de 53,4 bilhões de euros. Os projetos que buscam a excelência são avaliados e aprovados por meio de editais lançados anualmente em 10 áreas do conhecimento: saúde, alimentos e biotecnologia, tecnologias da informação e comunicação, nanotecnologia, energia, meio ambiente, transportes, ciências humanas, espaço e segurança. As equipes são montadas em consórcios com instituições de países europeus e de outros países, como o Brasil.

Segundo Dr. Santos o projeto aprovado, Segurança para Redes do Futuro, é o início de uma importante linha de pesquisa para o Centro de Excelência em Segurança Cibernética (CESeC – centro nacional de pesquisa e desenvolvimento em segurança de sistemas computacionais em implantação na UECE) . Além disso esse projeto proporcionará uma grande oportunidade de colaboração com pesquisadores de várias universidades e empresas nacionais e européias, participantes do projeto. O escopo do projeto é a definição dos mecanismos de proteção a serem incorporados na Internet do Futuro.

www.insert.uece.br