Uece oferece 1º Curso Drogas Depressoras, Saúde Mental e Redução de Danos

27 de dezembro de 2018 - 11:37

Estão abertas na Universidade Estadual do Ceará (Uece), as inscrições para o 1º Curso Drogas Depressoras, Saúde Mental e Redução de Danos, com oferta de 250 vagas.

Segundo a coordenadora do curso, professora Paula Matias Soares, as inscrições poderão ser realizadas na sede da coordenação do curso de Educação Física da Uece, com Adriano Camurça (3101-9807) ou online com Michel Carvalho (9 9732-3861).

O curso conta com 40 h/a – o participante terá direito a certificado emitido pela Uece. O curso acontece no período dos dias 26 e 27 de janeiro e 02 e 03 de fevereiro de 2019, no Auditório Central, localizado no Campus Itaperi, na Av. Dr. Silas Munguba, 1700.

O curso visa conscientizar os participantes sobre o uso abusivo de drogas, no tratamento farmacológico das drogas depressoras e seus efeitos para a saúde mental e formar pessoas na lida com dependentes de drogas depressoras.

Objetivo específico: Transmitir a história do uso de substâncias psicoativas e a medicalização da sociedade; atualizar os participantes sobre a política de redução de danos; mostrar os efeitos das drogas depressoras no organismo e na saúde mental dos usuários, bem como seu tratamento farmacológico.

O curso será dividido nos seguintes turnos:

1° turno: Loucura, Sociedade e Saber Psiquiátrico – da institucionalização da loucura aos projetos de reforma dos modelos assistenciais em saúde mental;

2° turno: Modelos de Reformas Psiquiátricas na Europa e as Reformas Assistenciais em Saúde Mental no Brasil;

3° turno: Fisiologia do Sistema Nervoso;

4° turno: Neurotransmissores e Neuromoduladores / Saúde Mental / Introdução às Drogas Depressoras;

5° turno: História do Uso de Substâncias Psicoativas e a Medicalização da Sociedade;

6° turno: Redução de Danos as Tecnologias de Cuidado na Atenção Psicossocial;

7° e 8° turnos: Drogas Depressoras: Efeitos Orgânicos e Tratamento Farmacológico.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 99732-3861 com Michel Carvalho.