VII Enalic reuniu no campus Itaperi da Uece 2 mil participantes

17 de dezembro de 2018 - 15:52

O VII Encontro Nacional das Licenciaturas – Enalic, associado ao VI Seminário Nacional do Pibid e ao I Seminário Nacional do Programa Residência Pedagógica, reuniu entre os dias 05 a 07 de dezembro, no campus Itaperi, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza, 2 mil pessoas. Foram momentos de diálogos sobre experiências e pesquisas acerca das práticas de ensino na Educação Básica e na formação inicial e continuada dos profissionais da educação.

Com o tema “Educação e Resistência: a formação de professores em tempos de crise democrática”. Esse espaço democrático visou, enfim, organizar a resistência de educadores e educadoras de todo o país, por meio da discussão, compartilhamento e organização coletiva para o enfrentamento das políticas neoliberais em curso.

A brilhante apresentação musical da abertura do VII Enalic ficou a cargo da Banda Sinfônica da Uece, regida pelo maestro, Marcio Landi, professor do curso de Música da Uece.

O pesquisador Michael Apple ministrou a conferência de abertura do VII Enalic, incentivando os participantes a continuarem na luta para construir uma educação e uma sociedade democrática e crítica. Pesquisador americano fez um discurso de defesa do papel crítico e transformador da escola e da universidade.

Em sua fala, na abertura do evento, o vice-reitor da Uece, Hidelbrando Soares, enfatizou, “a Uece tem muita identidade com este evento, pois têm na formação de professores uma de suas principais missões. Hoje, aproximadamente, 64% de nossos estudantes são das licenciaturas. Nossa universidade é uma das grandes formadoras de professores para a rede pública e privada do Estado do Ceará”.

Estudantes do Programa Residência Pedagógica (PRP) de vários campi da Uece participaram do evento, especialmente com apresentações de trabalhos na modalidade oral e pôsteres, destacando as primeiras aprendizagens vivenciadas no PRP. A pró-reitora de Graduação da Uece, Mônica Cavaignac, considerou muito importante a participação dos discentes dos cursos de licenciatura da Uece nesse evento, que a cada ano contribui com as reflexões e discussões sobre formação de professores. De acordo com a PROGRAD, em 2018 a Uece foi contemplada com um quantitativo de 720 bolsas de Iniciação à Docência pelo Pibid e de 432 bolsas de residência pedagógica para estudantes de diversos cursos de Licenciatura.

No encerramento do VII Enalic, o coordenador geral do encontro, professor Nilson Cardoso, da Uece, participou da Mesa 10  debatendo sobre Políticas de Formação: experiências e caminhos de resistências.

A palestra de fechamento do evento com o tema Educação em Crise Democrática foi ministrada pelo pesquisador Luis Carlos de Freitas, professor da Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (Unicamp).

Segundo professor Nilson Cardoso, o conjunto de atividades programadas, com representatividade nacional e internacional, incluiu conferências, 10 mesas-redondas, comunicações, rodas de conversa, oficinas, exposições de produtos didático-pedagógicos e atividades culturais. Nessa perspectiva, o evento tem significado uma experiência singular, mobilizador do debate teórico, crítico e intercultural com vistas à formação e à profissionalização do docente.

O evento contou com a participação da diretora do Centro de Educação (CED/Uece), Josete Castelo Branco Sales; da vice-diretora da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC), Liezelotte Bomfim; da coordenadora do Programa Residência Pedagógica, Maria José Maciel; da assessora da pró-reitoria de Extensão, Dorinha Souza; dos professores, Jaqueline Lima, Ernandi Mendes, Sandra Gadelha, Tania Lopes, e demais professores.