Uece é 1º lugar do Ceará e 5º do Nordeste em Maratona de Programação 2018

19 de novembro de 2018 - 14:37

alt

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) ganhou destaque em mais uma edição da Maratona de Programação. Vencedora da etapa estadual, a equipe do Grupo de Estudos da Maratona de Programação (GEMP/Uece), liderada pelo professor do curso de Ciência de Computação, Rafael Lopes, participou da fase nacional neste mês de novembro, em Salvador-BA.

A Maratona de Programação é o maior evento de programação no Brasil. Em 2018, o evento contou com 746 times inscritos, de 219 diferentes universidades e faculdades. Na primeira fase a Uece foi campeã no estado do Ceará, como tem ocorrido na última década.

Para etapa final, na Bahia, competiram as 74 melhores equipes do Brasil. A Uece ficou no 22º lugar geral dos 746 times competidores. No Nordeste, o time ocupou a 5ª colocação regional, conquistando o 3º lugar entre as universidades estaduais do país, ficando atrás somente da USP e da UNICAMP.

“O ótimo desempenho do time da Uece dignifica a qualidade do ensino do Curso de Ciência da Computação da nossa querida Universidade, bem como mostra os resultados do apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa na concessão das bolsas PCA ao GEMP”, comemora o professor e técnico Rafael Lopes.

A Maratona de Programação é organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que visa classificar as melhores equipes do Brasil para participar do concurso mundial de programação da Association for Computing Machinery (ACM), o ACM International Collegiate Programming Contest.