Programa Brasil-Alemanha recebe inscrições de projetos até 18 de junho

5 de junho de 2018 - 16:43

Pesquisadores, professores e instituições que desejam realizar de projetos de cooperação têm até o dia 18 de junho para inscrever propostas para o Programa Brasil-Alemanha (Probral), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Vão ser financiados 30 projetos de cooperação a partir de janeiro de 2019, por um período de dois anos.

O programa apoia projetos conjuntos desenvolvidos por grupos dos dois países vinculados a instituições de ensino superior, públicas ou privadas, sendo pelo menos uma no Brasil e uma na Alemanha. O Probral prevê a concessão de recursos para a realização de missões de trabalho e aquisição de material para os projetos, bem como o financiamento de bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado na Alemanha.

As propostas podem ser de qualquer área de conhecimento e devem prever a mobilidade de pesquisadores e de estudantes de ambas as equipes. Os professores brasileiros devem apresentar suas candidaturas junto à Capes. Já os professores alemães devem solicitar o apoio ao DAAD na Alemanha e buscar as informações necessárias no site do Programa PPP – denominação dada ao Probral no País.

Mais informações no edital 2018 do Probral.  

* Com informações da Capes.