Cursos e Profissões
Pedagogia

O profissional habilitado em Pedagogia encontra-se apto a atuar em escolas e empresas. O curso oferece as matérias básicas para formação em Pedagogia e prepara o aluno para atuar em Administração e Supervisão Escolar, Orientação Educacional, Tecnologia de Educação e outras áreas de ação do pedagogo. O aluno, ao se formar, pode habilitar-se à educação infantil e ao magistério das quatro primeiras séries do ensino fundamental. O cuidado maior do curso é dotar seus profissionais de conhecimentos que lhes permitam uma plena capacitação para atuar na docência, planejamento e gestão do sistema educacional, sempre com vistas às relações escola-estudante-família-comunidade.

Atividades Principais

- Ministrar aulas em educação infantil e no ensino fundamental;

- Orientar professores de modo a aperfeiçoar o ensino;

- Elaborar currículos e calendários escolares;

- Planejar as etapas do processo de ensino, dotando-o de qualidade;

- Trabalhar em unidades escolares ou em secretarias de educação, em projetos que visem implementar a didática no ensino;

- Promover sindicância e processos administrativos na área educacional, coordenando todas as atividades;

- Efetuar orientação vocacional.

Mercado de Trabalho

O pedagogo pode atuar em instituições de ensino para crianças, jovens e adultos, em instituições para pessoas portadoras de necessidades especiais, além de exercer importante papel na elaboração e produção de programas educativos em veículos de comunicação. Outro campo que se abre para o profissional de Pedagogia é o trabalho em empresas no treinamento de pessoal, no desenvolvimento e fabricação de brinquedos de caráter educativo e de softwares educacionais.

Novembro 2019