Letras

13 de dezembro de 2012 - 10:41

O profissional colocado no mercado pela Universidade tem uma formação ampla, o que lhe permite grande versatilidade nos diferentes campos possíveis de trabalho.
Esse especialista cuida da análise e concepção histórica da linguagem escrita e falada e do desenvolvimento de técnicas e conhecimentos relativos à linguagem.
Como a língua é o principal instrumento de expressão, o curso de Letras torna-se fundamental ao estudo das ciências humanas, das expressões literárias e do desenvolvimento cultural de uma sociedade.

Atividades Principais

– Atuar no ensino das línguas portuguesa e inglesa, das literaturas portuguesa, brasileira, inglesa e norte-americana;

– Trabalhar na elaboração, revisão e correção de textos em editoras e órgãos de imprensa;

– Fazer versões de um idioma para outro de textos técnicos e literários, bem como atuar em conferências e simpósios, efetuando interpretações simultâneas ou consecutivas;

– Desenvolver pesquisas, estudos, análises e teses de linguística e literatura.

Mercado de Trabalho

O profissional dessa área pode atuar em empresas jornalísticas, editoras, escolas públicas de ensino fundamental, universidades, empresas privadas e também como autônomo preparando relatórios, pautas e atas para reuniões importantes do empresariado.

No caso da habilitação em tradutor/intérprete, este profissional pode também atuar em editoras, congressos, aeroportos, agências de turismo, escritórios de comércio exterior, embaixadas e empresas multinacionais. Esta habilitação encontra o mercado em franca expansão.