Ciência da Computação

13 de dezembro de 2012 - 10:25

O curso de Ciência da Computação tem por objetivo formar profissionais aptos a desenvolver e adaptar sistemas de programação, projetando e desenvolvendo softwares básicos. O campo da Ciência da Computação não se restringe aos computadores. Inclui também o desenvolvimento de trabalhos práticos no setor. Por isso, cabe ao bacharel da Computação dedicar-se aos aspectos científicos, trabalhando no desenvolvimento e adaptação de sistemas importados, no processamento de dados científicos e técnicos, bem como na criação de novas linguagens de programação e novas arquiteturas de hardware.

As características necessárias para atuar na área são raciocínio lógico, exatidão, concentração, organização e iniciativa. Para atender às solicitações de profissionais dessa área, o currículo pleno do curso inclui disciplinas que abrangem os aspectos mais avançados da computação, possibilitando ao egresso cumprir o seu papel com dinamismo, objetividade e eficiência.

Atividades Principais

– Desenvolver programas para uso específico (softwares), montando e programando redes de computadores em empresas e escritórios;

– Desenvolver programas de uso genérico, tais como planilhas eletrônicas, programas de multimídia etc.;

– Detectar erros e problemas em sistemas operacionais de bancos e grandes organizações;

– Estudar os fundamentos e técnicas da informática, criando novos sistemas operacionais e arquitetura de computadores.

Mercado de Trabalho

As perspectivas atuais são ótimas para os cientistas da computação, principalmente nas empresas privadas, universidades, órgãos governamentais, fabricantes de softwares e hardwares e consultorias. De fato, com a expansão da economia, houve um consequente aumento na venda de computadores e equipamentos de informática, o que vem acarretando um sensível aumento na demanda de especialistas dessa área.