UECE terá drive-thru para vacinação contra Covid-19

5 de fevereiro de 2021 - 13:54 # # #

Ocorreu, na manhã do dia 4 de fevereiro, reunião entre o reitor da UECE, Prof. Hidelbrando Soares, e o Secretário da saúde do Estado do Ceará, Dr. Cabeto, para discutir diversos pontos que envolvem a melhor oferta de serviços de saúde para o povo cearense.

Dentre as propostas, foi discutida a implantação de um ponto de vacinação drive-thru no campus Itaperi, com a finalidade de ampliar a oferta e aumentar a velocidade da imunização para os grupos prioritários. O GT de Enfrentamento à Pandemia da UECE, coordenado pela Prof.ª Lúcia Duarte, Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Instituição, coordenará todas essas iniciativas referentes à vacinação.

“A Universidade Pública tem a responsabilidade de produzir conhecimento e de fazer com que ele beneficie a sociedade, e a inserção do Brasil na era do conhecimento é uma questão de soberania. Com a pandemia da COVID-19, a comunidade científica se uniu e produziu, em tempo recorde, diferentes tipos de vacina, com que, desde novembro e dezembro de 2020, se busca alcançar a população em geral no menor tempo possível. A universidade pode contribuir com essas iniciativas, através de ações de extensão universitária, levando a vacina diretamente às pessoas, motivo pelo qual a UECE vai diretamente à população vaciná-la, cumprindo, assim, seu papel social”, comenta a Prof.ª Lúcia Duarte.

“Também foi apresentado ao Secretário da Saúde a disponibilidade de colaborar com o processo de imunização em massa no estado do Ceará, oferecendo, além das instalações da UECE, congeladores de alta potência e a atuação de profissionais da área de saúde interessados em cooperar de forma voluntária”, ressalta o reitor, Prof. Hidelbrando Soares.

Outro assunto tratado na reunião foi a elaboração de um plano de integração acadêmica da Universidade com o Hospital Universitário, definindo-se a criação de um grupo de trabalho entre UECE e Secretaria da Saúde do Estado para tratar desse importante projeto que vai impactar positivamente na infraestrutura físico-paisagística do campus Itaperi.

Também estavam presentes na reunião o vice-reitor da UECE, Prof. Dárcio Teixeira, o Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, e a diretora presidente da Fundação Regional de Saúde, Josenília Maria Alves Gomes.