UECE recebe Fiocruz para discutir cooperação no desenvolvimento da vacina contra a Covid

2 de julho de 2021 - 13:29 # # # #

O reitor da Universidade Estadual do Ceará, professor Hidelbrando Soares, junto com o vice-reitor, professor Dárcio Teixeira, e com Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, recebeu comitiva da Fiocruz Ceará e da Fiocruz Rio de Janeiro para tratativas de cooperação entre as instituições no tocante ao desenvolvimento da vacina contra a covid-19, 2H120 Defense.

Estiveram presentes os integrantes da comitiva da Fiocruz Rio de Janeiro, Wilson Savino, Adriana Bonomo, Beatriz Aires e Sotiris Missailidis, e participaram remotamente Beatriz Fialho, Diana Praia e Eliane Santos; Carla Celodonio, da Fiocruz Ceará; Flaviana Ferreira, coordenadora de ciência e tecnologia da Secitece; professora Lucia Duarte, pró-reitora de pós-graduação e pesquisa da UECE; professora Izabel Florindo Guedes, coordenadora do Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular (LBBM); pesquisador Ney de Carvalho; professor Maurício Fraga, também integrantes do LBBM e professor Samuel Façanha, cientista-chefe da área de Inovação.

A reunião contou com a apresentação dos resultados obtidos na fase pré-clínica da pesquisa, apontando as solicitações realizadas pela Anvisa para a aprovação dos estudos clínicos, finalizando com o indicativo de termo de cooperação a ser construído entre UECE e Fiocruz. Os integrantes da Fiocruz Rio de janeiro fizeram diversas considerações acerca dos resultados alcançados, pontuando outras formas de investigação, a fim de refinar a pesquisa e os resultados.

Para o secretário Inácio Arruda, a visita da Fiocruz é importantíssima para dar continuidade ao desenvolvimento de uma vacina cearense e foi fruto da visita realizada pelo governador ao laboratório da UECE, sendo o Governo do Estado um grande apoiador e investidor no desenvolvimento desse imunizante.

Wilson Savino, coordenador de integração regional e nacional da Fiocruz, apontou que “esse momento representa mais um passo na integração entre estruturas de governo através da UECE e da Fiocruz e setores de pesquisa de desenvolvimento que existem no Rio de Janeiro. Temos o pensamento de cooperação, de agir junto e de forma convergente no sentido de fazermos mais por nós mesmos e pelo país, crescendo juntos”, aponta.

Para o reitor da UECE, professor Hidelbrando Soares, “hoje estamos, de fato, concretizando uma cooperação técnica e científica que viabilizará o projeto da vacina produzida pela UECE. O plano de trabalho que será materializado nos próximos dias teve seu início nessa reunião e na compreensão de que um projeto desse porte, de porte nacional e até mesmo mundial, precisa de cooperação dos pesquisadores brilhantes que temos na UECE e na Fiocruz. A produção de ciência que estamos vendo aqui tem o único objetivo de atender às expectativas da nossa população. É a universidade respondendo à sociedade, para a melhoria de sua qualidade de vida.”

Após a reunião técnica, a professora Izabel Florindo apresentou o Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular (LBBM) e agradeceu a disposição e a colaboração da Fiocruz, destacando o empenho da equipe do Laboratório, além de agradecer o apoio do Governo do Estado no desenvolvimento da pesquisa da vacina cearense.

A cooperação entre UECE e Fiocruz visa fazer os ajustes solicitados pela Anvisa na fase de testes em animais, revendo, refazendo e ampliando resultados obtidos nesses testes, para que os pesquisadores possam realizar a submissão de documentos, solicitando, assim, a autorização para dar início aos testes em humanos.