Uece inicia nesta quarta-feira 81 novas turmas de cursos de formação inicial e continuada

9 de março de 2022 - 17:01

Ao todo, jovens e adultos de 43 municípios cearenses serão beneficiados com os cursos de Agricultor familiar, Agricultor orgânico, Almoxarife, Escriturário de banco e Recepcionista em serviços de saúde

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) iniciará, nesta quarta-feira (9), 81 turmas de cursos de formação inicial e continuada no âmbito do programa Qualifica Mais-Emprega Mais, do governo federal. São 2.025 vagas distribuídas nos cursos de de Agricultor familiar, Agricultor orgânico, Almoxarife, Escriturário de banco e Recepcionista em serviços de saúde. As aulas ocorrerão de forma presencial duas vezes por semana, no caso dos cursos com duração de 160 horas/aula, e três vezes por semana, para os cursos com 240 horas/aula. Durante a aula inaugural, os coordenadores dos cursos darão as boas vindas aos estudantes e, em seguida, os coordenadores locais apresentarão o programa de Formação Inicial e Continuada (FIC) Qualifica Mais-Emprega Mais.

Na ocasião, serão detalhados pontos como os dias e horários de aula, frequência mínima para aprovação (75% da carga horária do curso), distribuição do Kit Aluno, composto por lápis, canetas, borracha, caderno, bolsa, camisa e apostilas, e a ajuda de custo para os estudantes por hora de presença nas aulas. Os coordenadores locais também apresentarão a lotação dos professores, o calendário das aulas, os módulos de cada curso e o protocolo sanitário das aulas presenciais para prevenir a disseminação da covid-19.

A programação do primeiro dia de aula também incluirá uma breve apresentação da coordenadora psicopedagógica do Pronatec/Funece, professora Ana Ignez Belém. Haverá, ainda, espaço para a apresentação dos estudantes e retirada de dúvidas.

As 81 turmas dos cursos de formação inicial e continuada Qualifica Mais-Emprega Mais estão distribuídas em 43 municípios cearenses: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Guaiúba, Eusébio, Horizonte, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Caridade, Canindé, Itaitinga, Beberibe, Cascavel, Campos Sales, Mauriti, Brejo Santo, Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Mombaça, Piquet Carneiro, Camocim, Meruoca, Viçosa do Ceará, Sobral, Santa Quitéria, Coreaú, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Russas, Jaguaribara, Jaguaribe, Iracema, Quixadá, Quixeramobim, Boa Viagem, Senador Pompeu, Aiuaba, Tauá e Parambu.