UECE entre as melhores universidades jovens do mundo pelo quarto ano consecutivo

15 de fevereiro de 2022 - 15:50

Pela quarta vez, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) se destaca entre as instituições do mundo com menos de 50 anos de idade. A informação é do Young University Rankings, produzido pela renomada revista britânica Times Higher Education.

No Brasil, outras 19 instituições de ensino superior figuram no ranking, que integra somente universidades com destaque em Ensino (ambiente de aprendizagem), Pesquisa (quantidade de produções, investimento e reputação), Citações (influência em pesquisa), Panorama internacional e Transferência de conhecimento com outros setores. A avaliação é realizada com base em 13 rigorosos critérios que orientam o trabalho de pesquisadores do mundo inteiro.

Além da já reconhecida qualidade de ensino da UECE, um ponto de destaque desta edição foi a transferência de conhecimento, que avalia a capacidade da instituição em contribuir com invenções e inovações industriais. Hoje, a UECE tem mais de 100 acordos de cooperação, 82 registros de patentes e 34 registros de softwares.

Também pelo ranking, em nível nacional, nas áreas de Administração, Linguística e Letras, Geografia e Educação Física, a UECE figura em segundo lugar. Já em Educação, Medicina, Ciências Biológicas, Psicologia, Sociologia, Medicina Veterinária, Química, Matemática, História e Filosofia, destacou-se entre as 3 primeiras colocadas no Brasil.

Para o reitor da UECE, professor Hidelbrando Soares, “o reconhecimento da UECE no ranking de universidades jovens da THE pelo quarto ano consecutivo demonstra o crescente fortalecimento da Universidade em seus pilares já tradicionalmente reconhecidos – ensino, pesquisa e extensão – e a ampliação das ações de inovação”. Para o gestor, a maturidade científica que a Instituição atingiu e que vem desenvolvendo, especialmente nos últimos 20 anos, “eleva a qualidade de ensino, pesquisa e extensão e traz efetivos benefícios para a sociedade. Isso se reflete nos diversos rankings em que a UECE figura nacional e internacionalmente”.

O resultado completo pode ser acessado aqui.