Uece e Universidade de Fujian, da China, assinam termo de cooperação internacional

4 de abril de 2022 - 09:41

No último dia 30 de março, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Universidade Normal Politécnica de Fujian, da China, assinaram termo de cooperação internacional. Com o acordo, ampliam-se as possibilidades de intercâmbio de professores e de estudantes entre as instituições, bem como pesquisas científicas e encontros acadêmicos. A Universidade Federal do Ceará (UFC) também participou da assinatura do termo.

Na ocasião, o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, destacou a importância da busca por novas possibilidades de ensinar e de aprender e destacou a expectativa de que o acordo “seja muito positivo e que traga ganhos mútuos em ensino, pesquisa e extensão, a partir da troca de conhecimento e de experiências.” O gestor pontuou a internacionalização universitária como “um quesito essencial para a formação qualificada de professores e de estudantes. O mundo precisa da formação de cientistas e de profissionais que entendam a dimensão global de suas ações, de seus trabalhos e de seus estudos. Também, é preciso que entendam a necessidade de união na busca de soluções cooperadas às demandas da humanidade”. Como exemplo de parceria, professor Hidelbrando citou a bem-sucedida produção da vacina CoronaVac, fruto de esforços conjuntos entre Brasil e China, que contribui para o combate à pandemia da Covid-19. Por fim, destacou “que esta parceria nos colocará ainda mais próximos de nossos propósitos de ensino e de aprendizagem em nossas realidades, tão ricas, complexas e belas.”

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Carlos Décimo, destacou a importância do acordo entre as universidades, ressaltando que “O ato é de grande significado, pois aprofunda cada vez mais a cooperação, o respeito, a solidariedade e a amizade entre dois países, que têm muitas similaridades e desafios. Precisamos, cada vez mais, manter, impulsionar e ampliar o tão necessário e duradouro intercâmbio de cientistas e de academias entre os setores de Ciência, Tecnologia e Inovação”.

O reitor da Universidade Normal Politécnica de Fujian, Liao Shenji, ressaltou a relevância da cooperação. Já o vice-reitor, Chein Qinghua, destacou que a universidade chinesa é considerada de “primeira linha” na província de Fujian e fez um paralelo com a reconhecida qualidade das instituições cearenses. “Esse acordo de cooperação é o primeiro passo que possibilitará um aprendizado de ambas as partes”, disse.

Para a coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional da Uece (ECInt/Uece), professora Kadma Marques, “a assinatura de acordos entre esta instituição de ensino superior (IES) e universidades estrangeiras, a exemplo do recém-assinado convênio com a Universidade de Fujian, integra o conjunto de ações estratégicas formalizadas como Política de Internacionalização da Uece. No caso desse convênio bilateral, o ato público de assinatura lançou bases concretas para o desenvolvimento de relações de cooperação acadêmica com pesquisadores chineses, possibilitando a integração dos docentes da Uece em redes de pesquisa e de ensino no mundo asiático.”

Também estiveram presentes na cerimônia o Secretário das Relações Internacionais do Estado do Ceará, César Augusto Ribeiro; o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional da UFC, professor Augusto Teixeira de Albuquerque; a Cônsul-geral da China no Recife, Yan Yuqing; o Diretor-geral do Gabinete dos Assuntos Exteriores do Governo Provincial Popular de Fujian, Chen Chuxin; a Vice-diretora do Gabinete dos Assuntos Exteriores do Governo Provincial Popular de Fujian, Huang Shaorong, e outras autoridades.