UECE e SEDUC firmam parceria para oferta de programas de pós-graduação para educadores

9 de março de 2021 - 15:08 # #

A Universidade Estadual do Ceará, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), lançou, nesta segunda-feira (08/03), a Rede de Cooperação em Pesquisa (Recope).

Participaram do evento virtual a Secretária da Educação do Estado, Eliana Estrela, e o vice-reitor da Uece, Prof. Dárcio Teixeira. A secretária Eliana Estrela destacou a parceria entre as duas instituições e a importância da aproximação, cada vez maior, entre a educação básica e a universidade. “Formamos uma rede de educação que precisa iniciar com as crianças. Por isso, temos a Política do Mais Infância até a universidade. Queremos que nossos alunos finalizem a educação básica, ingressem no ensino superior e sigam com seus estudos. Hoje estamos lançando a Recope e já temos também o mestrado profissional em Matemática, o ProfMat. Essas são ações que possibilitam aos professores e às professoras mais conhecimento, pesquisa, descobertas e a realização de sonhos. É sonho de muitos ter um mestrado, ter um doutorado”, frisa a gestora.

A Recope tem como objetivo fomentar ações conjuntas, compatíveis com as respectivas missões institucionais, visando responder aos desafios do estado para a elevação do patamar educacional da população cearense. Essa iniciativa promove a oferta de educação de qualidade em todos os níveis (básico e superior), a valorização dos profissionais de educação e o incentivo à pesquisa científica como fundamento para a melhoria e a qualificação dos serviços educacionais.

A primeira ação da Recope envolve oito programas de pós-graduação e 22 pesquisas organizadas nos seguintes eixos da política educacional da Seduc: Políticas de tecnologias digitais na educação básica; Política e gestão educacional e escolar; Educação e saúde; Currículo, práticas pedagógicas e cidadania global.

Conforme o vice-reitor da Uece, Prof. Dárcio Teixeira, pensando na formação qualificada dos cearenses, foi iniciada a Recope, a partir do diálogo entre Uece e Seduc. “Serão ofertadas 24 vagas, sendo 14 para o mestrado e 10 para o doutorado. Essa é a ideia inicial, mas a gente pensa em ampliar essa rede de cooperação, que é de grande importância para o estado, para contribuir com a educação dos cearenses”, explica o vice-reitor.

No evento, ocorreu o lançamento da chamada pública para seleção de auxiliares de pesquisa. Serão selecionados profissionais efetivos pertencentes ao Grupo Ocupacional do Magistério da Educação Básica (MAG), de acordo com as orientações contidas no documento.

As inscrições seguem até o dia 17 de março. Serão selecionados professores efetivos pertencentes ao Grupo Ocupacional do Magistério da Educação Básica (MAG) em efetivo exercício em uma das seguintes unidades: escolas estaduais, unidades da Seduc sede, Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) ou unidades sindicais que representam os profissionais da educação.

Os candidatos selecionados serão beneficiados com formação qualificada em nível de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) nos programas de pós-graduação envolvidos nas pesquisas e se enquadrarão em todas as exigências estabelecidas pelos respectivos programas, cabendo-lhes cumprir integralmente o seu regimento.

Acesse: chamada pública No. 12/2021

Com informações da Assessoria de Comunicação da Seduc