Uece celebra 46 anos de existência de ensino, pesquisa, extensão e inovação

8 de março de 2021 - 14:16 #

Em solenidade virtual, realizada em sala de reunião no Google Meet e transmitida pelo Facebook UeceOficial, na manhã da última sexta-feira, 5 de março, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) celebrou aos seus 46 anos.

Presidido pelo reitor, Prof. Hidelbrando Soares, o evento contou com a presença do Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda; do vice-reitor da Uece, Prof. Dárcio Ítalo Teixeira; do chefe de gabinete da Reitoria, Prof. Altemar Muniz, e dos convidados de honra, o ex-reitor, Prof. Jackson Sampaio, e um dos fundadores e ex-diretor da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc/Quixadá), Prof. Luiz Oswaldo de Souza.

Na ocasião, houve a brilhante apresentação musical do estudante do curso de Música da Uece, Ailton Santana, com flauta transversal. No repertório estava, como primeiro tema, uma variação de Trockne Blumen (tradução: flores secas), de Schubert, e um segundo tema, a música Tico-Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu. Logo após a apresentação musical, houve a exibição de vídeos produzidos por alunos egressos da instituição, como o senador Randolfe Rodrigues, o empresário Beto Studart e atuais professores da Uece, dentre outros.

Em seu discurso, o titular da Uece, Prof. Hidelbrando Soares, enfatizou que, “ao logo desses 46 anos de história, a universidade Estadual do Ceará se fortaleceu como instituição de referência em ensino, pesquisa e extensão. Hoje se constitui um patrimônio do povo cearense. Temos clareza da importância de nossa instituição, especialmente em um contexto adverso com o que vivemos, em que se sobressaem as instituições públicas produtoras de conhecimento. Estamos prontos para enfrentar os desafios que nos serão colocados, como temos feito ao longo de nossos 46 anos”, pontuou o reitor.

Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, “é muito impressionante assistir a essa trajetória da Universidade, que, em tão curto espaço de tempo, alcança 78 cursos de graduação, isto é, uma marca fabulosa, estando presente em quase todas as áreas do conhecimento, formando os formadores das escolas do ensino fundamental, médio e, também, de educação superior do nosso estado.” ressaltou o secretário.

Fizeram o uso da palavra, também, o chefe de gabinete da Reitoria, Prof. Altemar da Costa Muniz, e o vice-reitor, Prof. Dárcio Teixeira.

Hoje, a Uece verticaliza sua capacidade formativa, do ensino técnico de nível médio ao pós-doutorado, expande sua abrangência por 13 campi presenciais, em 10 cidades e 28 polos de educação a distância, atendendo a 28 mil alunos, seja em ensino técnico, de nível médio, em  ensino superior, de bacharelado e de licenciatura, de especialização e residência, de mestrado e doutorado, em pesquisa básica ou aplicada e em extensão social e tecnológica.

São quase cinco décadas formando pessoas como trabalhadores competentes e cidadãos críticos, capazes de contribuir com o crescimento do estado do Ceará. São mais de 70.000 graduados em (licenciaturas e bacharelados), 19 mil na pós-graduação lato sensu (especializações e residências) e seis mil na pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados).

O evento contou com a participação, por meio das redes sociais da universidade, de pró-reitores, diretores de centros, coordenadores de cursos, servidores e alunos.