Reitor da UECE se reúne com Secretário da Cultura do Estado para estreitar parcerias

18 de fevereiro de 2021 - 21:25 # #

Ocorreu, na manhã do dia 17 de fevereiro, reunião virtual entre o reitor da UECE, professor Hidelbrando Soares, e o Secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba. Também estavam presentes na reunião a Secretária Executiva da Cultura, Luisa Cela, o coordenador da Coordenadoria de Conhecimento e Formação, Ernesto Gadelha, e o chefe de gabinete da Reitoria da UECE, professor Altemar Muniz.

A reunião teve o intuito de retomar projetos entre a UECE e a SECULT, como o termo de cooperação entre a Universidade e a Secretaria, visando à capacitação e à divulgação científica, uma aproximação para a divulgação de pesquisas focadas em cultura, através da Editora da UECE, e à realização de projetos de extensão universitária voltados para música.

O termo de cooperação inclui a realização de dois cursos de especialização, sendo uma no Ensino e Metodologia de Artes e um outro em Gestão de Produtos e Serviços Culturais. Outra iniciativa é o lançamento de um edital específico, juntamente com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), para bolsas direcionadas a pesquisas voltadas para a cultura.

O lançamento de livros em parceria com a EdUece também esteve em pauta. Uma ação desenvolvida pela Secretaria, e que foi pontuada por Ernesto Gadelha, é o lançamento de uma coleção de livros com teses e dissertações, inicialmente com 20 pesquisas sobre o campo da cultura. Ernesto comentou que seria muito interessante para a Secretaria e para a UECE a criação de um selo conjunto entre SECULT e EdUece para a publicação dessa coleção que está sendo chamada de Coleção Arte, Cultura e Pensamento.

O Secretário da Cultura, Fabiano Piúba, pontuou que a reunião tem uma simbologia muito forte, revelando e traduzindo a percepção do lugar da cultura dentro da universidade na atual gestão da UECE. Ele complementa citando que um projeto muito interessante já tocado em parceria com a Universidade é o Agentes de Leitura, onde toda a formação dos jovens participantes e a seleção desses jovens é em parceria com a UECE e o desejo da Secretaria é que esse projeto seja fortalecido em 2021.

O reitor da UECE, professor Hidelbrando Soares, destacou que o campo da cultura terá papel fundamental na Universidade pelos próximos quatros anos, com o desenvolvimento de várias iniciativas, como a retomada da Câmara de Arte e Cultura, a aproximação com a Secretaria e o desenvolvimento das ações pontuadas nesta primeira reunião.