Projeto Reconectar promove entrevista sobre variantes da Covid-19

9 de março de 2021 - 14:11 # # #

O Projeto Reconectar, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), recebe o professor da Universidade de Glasgow, no Reino Unido, Francisco Rios, para live hoje (9) às 16:00 no canal do youtube do projeto (acesse aqui) para conversa sobre variantes da covid-19.

Francisco Rios é formado em farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tem mestrado e doutorado em Imunologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP). Parte do doutorado foi concluído no Instituto Karolinska (Estocolmo – Suécia). Concluiu o primeiro pós- doutorado na USP, estudando resposta inflamatória de doenças cardiovasculares. O segundo pós-doutorado foi concluído no Instituto de Ciências Médicas e Cardiovasculares na Universidade de Glasgow, Escócia (Reino Unido) onde hoje é pesquisador associado no mesmo instituto. Tem mais de 50 trabalhos publicados, entre artigos originais, revisões e capítulos de livros. Hoje estuda a importância da resposta inflamatória na hipertensão e fibrose cardíaca.

No último ano, o professor tem dedicado suas pesquisas na investigação do impacto da Covid-19 no sistema cardiovascular, incluindo pressão sanguínea, inflamação no coração, rins, vasos sanguíneos. Para isso, faz parte de um grande grupo com diferentes cientistas, tais como imunologistas, virologistas, farmacologistas, bioquímicos e medidos das mais diversas especialidades (cardiologistas, nefrologistas e clínicos vasculares). Além disso, o professor Francisco Rios também é o líder da associação de jovens pesquisadores do Consul Europeu de pesquisas cardiovasculares.

Essa ação faz parte do programa de entrevistas on-line, intitulado AgulhAção, que pretende contribuir com a reflexão sobre a conjuntura social e política vivida atualmente.