Projeto Crateús ComCiência promove debates científicos e lança revista

12 de fevereiro de 2021 - 09:41 # #

O projeto de pesquisa e extensão Crateús ComCiência, coordenado pelos professores Jones Baroni e Shirliane Araújo, vinculados ao curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE), promove ações de divulgação científica em diversas áreas da educação e das ciências da natureza. Por conta do isolamento social imposto pela pandemia, o projeto reinventou suas atividades promovendo eventos on-line e lives. Desde junho de 2020, o projeto realiza o #SextouComCiência, evento que promove ciclos de palestras e rodas de conversa nas tardes de sexta-feira, possibilitando o encontro de pesquisadores de áreas diversas com a comunidade em geral.

Entre novembro do ano passado e este mês, o projeto debateu as seguintes temáticas: neurodidática; maternidade e ciência; disfunções causadas pela covid-19 e imunização; papel das Coleções Naturais no ensino; educação alimentar e nutricional nas escolas; e educação em espaços não formais.

“As edições do evento contaram com uma boa aceitação e participação da comunidade em geral, e todos os inscritos, além da oportunidade de participar de um evento gratuito, foram certificados pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX)”, contam os organizadores do evento. As palestras estão disponíveis para visualização no canal do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias Educacionais (EPTEDUC) no YouTube. Acesse canal AQUI.

O último #SextouComCiencia, que ocorreu no dia 5 de fevereiro, contou com a presença da professora Sônia Lopes, docente da Universidade de São Paulo (USP). A docente é reconhecida por sua contribuição na produção de livros didáticos de ensino na área de Ciências e Biologia, e pela coordenação de projetos importantes para a promoção de uma ciência acessível e a divulgação científica, como a coordenação de núcleos no Museu Catavento, em São Paulo.

“Na oportunidade, a professora Sônia conversou sobre a importância de fazermos uma ciência para todos, de planejarmos bem as atividades didáticas focadas nos objetivos das mesmas, da importância da divulgação científica em espaços não formais, das potencialidades dos museus e exposições de longa e curta duração, como espaços multidisciplinares de troca de experiências e ensino de ciências”, detalham os professores organizadores.

A pesquisadora também elogiou a atuação e proposta do Projeto Crateús ComCiência e os esforços feitos pelo coletivo de professores e alunos que compõem a iniciativa. “Ela ficou muito feliz em ter participado do evento, elogiando a atuação e postura dos professores coordenadores frente às dificuldades enfrentadas pela comunidade acadêmica na divulgação de uma ciência de qualidade em tempo de negacionismo”, destaca o coordenador do projeto.

Revista

Durante o evento, os coordenadores Jones Baroni e Shirliane Araújo anunciaram o lançamento da revista virtual “Conexão ComCiência (RevCCC)”. Jones detalha que o periódico, vinculado aos grupos de ensino, pesquisa e extensão Crateús ComCiência e EPTEDUC, tem característica de abordagem multi e interdisciplinar, visando a socialização das produções científicas nas diversas áreas do conhecimento.

A RevCCC é dirigida à comunidade acadêmica e científica em geral.  A publicação vai trazer artigos, relatos de experiência, ensaios e resenhas que façam um elo entre os eixos de ensino, pesquisa e extensão, em diversas modalidades de ensino e áreas do conhecimento.

“É um espaço democrático para publicação de trabalhos desenvolvidos por graduandos, pós-graduandos e professores da Educação Básica e do Ensino Superior. Todos estão convidados a conhecer a revista e realizar as submissões das produções. Os trabalhos são recebidos em fluxo contínuo e publicados gratuitamente, à medida que forem sendo aprovados por nossos pareceristas”, convidam os editores. Para submeter os trabalhos, basta acessar o site  da revista (https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia).