NAAI/UECE e LEAD/DELL Technologies lançam Programa de Qualificação Profissional

9 de fevereiro de 2022 - 12:01

A Universidade Estadual do Ceará (UECE), por meio do Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência (NAAI/UECE), a Dell Technologies e o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Dell (LEAD), em parceria com Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (IDESCO) e o Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE (IEPRO), abriram, exclusivamente pela internet, as inscrições para o segundo Programa de Qualificação Profissional da Comunidade Acadêmica da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

São 150 (cento e cinquenta) vagas, das quais 40% são prioritárias para pessoas com deficiência, para duas opções de cursos, destinados a estudantes, professores e servidores públicos da UECE. Os cursos são gratuitos e ocorrem totalmente on-line.

As inscrições e o teste de conhecimentos específicos (relacionados aos pré-requisitos dos cursos deste edital) acontecem entre os dias 7 e 21 de fevereiro de 2022, exclusivamente pela internet, por meio da plataforma Dell Accessible Learning (DAL) (http://www.leadfortaleza.com.br/dal). A divulgação do resultado preliminar dos(as) selecionados(as) para turmas com e sem tutoria ocorrerá no dia 22 de fevereiro de 2022.

Os(as) candidatos(as) selecionados(as) terão acesso às aulas por meio da plataforma DAL e pelo aplicativo Aprendizado Acessível – Lead, disponível nas versões Android e iOS.  As aulas iniciam no dia 1º de março de 2022. Durante toda a aplicação, os(as) estudantes são acompanhados(as) por tutores (para turmas com tutoria), e pelas equipes pedagógica e de suporte técnico da plataforma de ensino.

A plataforma possui recursos acessíveis, como intérpretes e vídeos de Libras, alertas sonoros, comando de voz, teclado virtual, redimensionamento de fonte, alto contraste e audiodescrição de imagens.

Os(as) interessados(as) podem tirar suas dúvidas e obter maiores informações acessando o edital da seleção no Portal DAL https://leadfortaleza.com.br/dal/selections ou entrando em contato pelo e-mail suporte@dellead.com e/ou WhatsApp: (85) 99946-0145.

#Descrevipravoce

Banner de divulgação do Programa de Qualificação Profissional UECE. Sobre fundo cinza, no topo do banner, estão os logos do LEAD, da Dell Technologies, da Universidade Estadual do Ceará e do Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência da UECE. Logo abaixo, em um retângulo azul claro, dentro de uma tag de programação, temos um símbolo de acessibilidade, formado por um avatar de braços abertos, e a seguinte frase: “100% acessível, on-line e gratuito”. No centro do banner, há o título: “Conheça nossos cursos”; e duas opções, cada uma acompanhada de um ícone. A primeira opção contempla o curso: “Introdução a Aplicativos on-line do Google”, que traz o ícone de um “G”, que é parte do logo do Google; e as seguintes informações: “50 h | 5 aulas; Pré-requisitos: Este curso não possui pré-requisitos”. A segunda opção tem o ícone de um globo terrestre e contempla dois cursos: “Desenvolvimento de Sites – HTML e CSS”, com as seguintes informações: “20h | 6 aulas; Pré-requisitos: Conhecimentos de Informática Básica”; e “Introdução à Acessibilidade na Web”, com as seguintes informações: “10h | 5 aulas; Pré-requisitos: Este curso não possui pré-requisitos”. No canto inferior direito do banner, temos um retângulo com a frase: “Cursos disponíveis para pessoas com deficiência” e quatro ícones representando diversos perfis de deficiência: um fone de ouvido; duas mãos abertas, sinalizando; um avatar em cadeira de rodas; e, por fim, uma cabeça com o cérebro destacado.