Manifesto pela vida e pela ciência

11 de março de 2021 - 10:50 # # #

Universidades do Ceará apoiam medidas sanitárias adotadas e articulam movimento pela vida, saúde e ciência.

A grave crise sanitária por que passa o nosso país, que já contabiliza mais de 268.000 óbitos por Covid-19 no Brasil, exige, de nossa parte, posicionamento firme. Somos responsáveis por conduzir, em nossas Universidades  (UECE, UFCA, URCA e  UVA) e em nossos Institutos Federais (IFCE), a formação de profissionais e a produção de conhecimento científico e tecnológico, em sintonia com a sociedade e com um projeto de desenvolvimento para o país e para o estado do Ceará.

Reiteramos nosso apoio às medidas sanitárias que vêm sendo tomadas pelo Governador do Ceará, Camilo Santana, no tocante ao isolamento social rígido e ao uso obrigatório de máscaras, além das ações para ampliação de leitos de UTI e o esforço hercúleo para aquisição de vacinas. Ainda, sabemos ser necessário o convencimento e o envolvimento da sociedade nesse momento tão difícil. Para isso, comprometemo-nos a difundir, para toda a comunidade acadêmica e para a sociedade cearense, a importância desse apoio, que precisa ser ativo e mobilizador.

Precisamos, também, conclamar a adesão de outros segmentos representativos, de lideranças políticas, empresariais e religiosas e de representantes da sociedade civil organizada, para construirmos esse grande movimento pela vida, pela saúde e pela ciência.

Ao passo que nos solidarizamos com as famílias afetadas pela Covid-19, salientamos que é hora de mantermos unidade, espírito coletivo e solidariedade para que, juntos, possamos atravessar esse difícil momento que vivemos.

Prof. Me. Hidelbrando dos Santos Soares

Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Prof. Dr. Ricardo Luiz Lange Ness

Reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Prof. Dr. Francisco do O’ de Lima Júnior

Universidade Regional do Cariri (URCA)