Obra do Hospital Universitário do Ceará chega a 42% de execução após 1 ano

17 de fevereiro de 2022 - 13:02

Na tarde da última terça-feira (15), o governador Camilo Santana, acompanhado do reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares, apresentou as obras do Hospital Universitário do Ceará aos deputados estaduais.

O equipamento está sendo construído em terreno da Universidade no campus Itaperi, e as obras seguem em ritmo avançado. Após 1 ano de assinatura da ordem de serviço, a construção chega a 42% de sua execução. De acordo com o governador, o Hospital pode ser entregue ainda no ano de 2022.

Para o gestor, o Hospital Universitário do Ceará “vai servir para a população da Região Metropolitana de Fortaleza e para todo o Ceará. O acesso será duplicado e requalificado, bem como a área [do entorno]. Inclusive, já está em fase de licitação. É importante o investimento nesse acesso”.

A diretora do Centro de Ciências da Saúde, professora Ivelise Brasil, avalia que “o Hospital Universitário será de fundamental importância para o ensino na saúde em nível terciário, já iniciando como modelo de ensino eficiente e em harmonia com habilidades e competências que farão parte da formação profissional de saúde, entregando à população profissionais comprometidos com as premissas do SUS”.

Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, “o Hospital Universitário do Ceará é parte importante das iniciativas de modernização e ampliação do sistema de saúde do estado do Ceará. A integração entre a Universidade e os equipamentos de saúde colocam esse sistema em um outro patamar, que agrega ensino e pesquisa em saúde ao atendimento à população em uma grande rede. Dessa forma, o estado do Ceará recebe um novo equipamento com garantia de atendimento qualificado, e a Uece, com um novo hospital-escola, poderá atuar, de forma ainda mais qualificada, na formação de profissionais de saúde e na produção científica e tecnológica na área da saúde na Universidade”.

Sobre o Hospital Universitário do Ceará

O projeto do Hospital Universitário do Ceará é executado por meio da Superintendência de Obras Públicas (SOP) e ocupará uma área de 78,2 mil metros quadrados, com 655 leitos, entre clínicos e Unidades de Terapia Intensiva (UTI), distribuídos em três torres principais: clínica, cirúrgica e materno-infantil.

A unidade será vinculada à estrutura de ensino e pesquisa da Uece, passando a fazer parte da rotina dos estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação do Centro de Ciência da Saúde (CCS), através de disciplinas que dependem da prática e vivência hospitalar dos estudantes. O complexo estará sob a coordenação da Secretaria da Saúde (Sesa).

Com informações da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

Fotos: Ascom/Casa Civil