Grupo PesquisAtores lança documentário “Estão aqui”

23 de fevereiro de 2021 - 13:31 # #

Obra está disponível no YouTube e intercala trechos do experimento cênico “9… para o palácio” com informações sobre o processo criativo do documentário

“O teatro é o primeiro soro que o homem inventou para se proteger da doença da angústia”. A frase do ator francês Jean Barrault, falecido em 1994, traduz bem o que o teatro representa para a sociedade, sobretudo em tempos de pandemia de covid-19, onde a arte tem sido um antídoto para a angústia causada pelo isolamento social. Uma dose desse “remédio” é ofertada pelo PesquisAtores, grupo teatral da Universidade Estadual do Ceará (Uece) que acaba de lançar, virtualmente, o seu primeiro curta documentário. Intitulado “Estão aqui”, o trabalho foi filmado em partes, com cada participante realizando as gravações de forma isolada, e, posteriormente, editado e lançado na plataforma virtual YouTube, onde qualquer cidadão pode ter acesso.

“O curta documentário foi inspirado pelo nosso experimento cênico ‘9… para o palácio’, onde, em um futuro utópico, no qual o mundo foi dividido entre máfia governamental e os desfavorecidos, a militância artística se coloca como base de resistência para reivindicar direitos iguais para todos. No curta documentário, a encenação é apresentada através de fragmentos e em ordem aleatória, a fim de que as temáticas presentes na obra tenham mais destaque do que a própria história”, explica Reiges Jairo, um dos fundadores do PesquisAtores e diretor do curta “Estão aqui”.

O diretor conta que a obra “9… para o palácio”, utilizada na elaboração do curta documentário, trata sobre “a manipulação presente nos meios de comunicação que, no experimento cênico, a militância artística parte para desmascarar tudo em um evento que estaria sendo transmitido em rede mundial”. Entre uma cena e outra, o diretor comenta sobre o processo criativo da obra, convidando o espectador a apreciar não apenas a interpretação dos atores e os temas abordados, mas a se envolver em todo o trabalho que levou até a concepção e execução de “Estão aqui”.

O curta documentário “Estão aqui” tem no elenco os atores Adriana C. Viana, Andréa Oliveira, Ariadne Isabel, Kevyn Costa, Patrício Moraes, Rony de Freitas e José Alejandro Márquez (Colômbia). O instrumental de violão é de autoria do artista Cancão, que fez parte do elenco de “9 … para o palácio”. “Agradecemos a todas e todos que contribuíram, de alguma forma, para realização da obra e, principalmente, à Universidade Estadual do Ceará, que sempre apoiou o grupo”, afirma Reiges.

Sobre o grupo PesquiAtores

O grupo PesquisAtores foi fundado na Uece em 2015 para estimular o estudo e a prática do teatro. “Ao longo desses 5 anos, o grupo realizou diversos eventos como workshops de teatro, mesas redondas de teatro e cinema, intercâmbio entre grupos de arte, rodas de conversa e oficinas, além da produção de performances, intervenções, esquetes e espetáculos”, diz Reiges, um dos fundadores do grupo, ao lado de Larissa Rodrigues e Taciana Santos, todos estudantes da Uece à época. A coordenação do grupo é da professora Kadma Marques.

Serviço

O documentário “Estão aqui” pode ser visto no canal do grupo PesquisAtores no YouTube. Clique aqui (https://youtu.be/PKTk8MQBbmo) e assista agora.