Dia da Mulher – 8 de março de 2021

8 de março de 2021 - 12:33 # #

Historicamente, o Dia Internacional da Mulher (8 de março) é lembrado pela luta das mulheres operárias novaiorquinas, que reivindicavam, especialmente, redução da jornada de trabalho e a criação de licença-maternidade. No entanto, outros importantes eventos de luta feminina contribuíram para a institucionalização, pela Organização das Nações Unidas, em 1975, do dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher.

Atualmente, a data é celebrada como símbolo de luta e de reivindicação pelos direitos das mulheres, contra quaisquer formas de preconceito e de desigualdades, além da ampliação da presença de mulheres nos espaços públicos e nas tomadas de decisão.

Orgulhosamente, a UECE é uma instituição com grande participação feminina em todos os seus pilares: ensino, pesquisa, extensão e gestão. São pesquisadoras, professoras, servidoras técnico-administrativas, gestoras e estudantes que constroem, diariamente, uma UECE de excelência, que contribui para a redução das desigualdades e para o desenvolvimento do estado.

Atualmente, na Administração Superior da UECE, quatro das seis pró-reitorias existentes são ocupadas por gestoras competentes e comprometidas com suas áreas de atuação. Também há grande participação feminina nos Conselhos Superiores da Universidade, na chefia e na direção de Departamentos Administrativos, de Assessorias e de outros órgãos, como a EdUECE. Nas Direções de Centros e Faculdades, também se destaca o protagonismo feminino, na capital e no interior, bem como nas coordenações de cursos de graduação e de programas de pós-graduação.

Nesta data, parabenizamos a cada mulher que faz parte da Universidade Estadual do Ceará, no vídeo representadas pela ex-reitora, professora Josete Castelo Branco Sales,  pró-reitora de extensão, professora Lana Nascimento e pró-reitora de políticas estudantis, professora Mônica Cavaignac. Clique aqui para assistir.

Continuaremos buscando, por meio da educação, a construção de uma sociedade em que o respeito, a igualdade e o combate à discriminação sejam constantes.

Confira também a homenagem prestada pelo Centro de Educação (CED), clicando aqui.