Cursinho Popular Viva a Palavra abre pré-inscrições para turma de 2021

25 de fevereiro de 2021 - 11:39 # #

O Cursinho Popular Viva a Palavra, projeto de extensão da Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizado em parceria com a Associação dos Moradores do Bairro da Serrinha (Amorbase), está com inscrições abertas para a pré-seleção de estudantes para a turma de 2021.

Os interessados devem fazer a pré-inscrição até o dia 7 de março. O formulário para preenchimento dos dados pessoais pode ser acessado AQUI. A coordenadora do projeto, professora Raquel Martins, explica que o projeto é gratuito e voltado para pessoas que não contam com renda mínima, residem no bairro da Serrinha ou adjacências e que concluíram o ensino médio na rede pública. O objetivo é democratizar o acesso à universidade para este público.

A expectativa, segundo Raquel Martins, é que as aulas tenham início na segunda quinzena de março, a depender da vigência dos decretos estaduais de enfrentamento à pandemia de Covid-19. Após o período de pré-inscrição, os alunos selecionados serão contatados para fazer a inscrição presencial na sede da Amorbase aulas (Rua Santiago n° 359 no bairro da Serrinha), onde será ofertado o curso.

A coordenadora explica ainda que no ano passado, quando teve início a pandemia, a estrutura da Amorbase sofreu alterações para receber poucos alunos, de forma a não gerar aglomerações. “A associação se adequou aos protocolos de segurança, reduzindo a quantidade de estudantes e disponibilizando equipamentos necessários, como álcool em gel e medidores de temperatura. Nesta nova turma, a intenção é iniciar com 12 estudantes e ampliar as vagas no segundo semestre, dependendo da situação da pandemia”, detalha. Além das vagas ofertadas, o projeto de extensão vai manter um cadastro reserva de interessados.

As aulas do cursinho popular ocorrerão no turno da noite. No primeiro momento, em dias alternados, para atender as medidas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus.

Parceria

Em atuação desde 2018, o Cursinho Popular Viva a Palavra é um projeto de extensão vinculado ao Centro de Humanidades da Uece, por meio do Curso de Letras. Raquel Martins explica que a partir de uma pesquisa cartográfica realizada pelo Programa Viva a Palavra, foi identificado que a comunidade do bairro da Serrinha ansiava por um curso de formação para a comunidade, que ansiavam principalmente por um curso pré-vestibular.

“São alunos que não têm condições de pagar a taxa cobrada por cursinhos, pois não têm renda mínima. E a associação como espaço das aulas, por ser um local dentro da própria comunidade, se torna mais acolhedor, diferente da estrutura de grandes escolas ou cursinhos. Ano passado tivemos muitos adultos inscritos. Para essas pessoas, retomar os estudos e fazer um cursinho fora se torna mais difícil do que ter acesso dentro da própria comunidade”, considera Raquel.