Coordenadores e vice-coordenadores de cursos de graduação eleitos tomam posse

6 de julho de 2021 - 14:45 # # # #

Os novos coordenadores e vice-coordenadores de diversos cursos de graduação dos centros e das faculdades da Universidade Estadual do Ceará (Uece), eleitos para o biênio 2021-2023, tomaram posse em cerimônia virtual realizada no último dia 1º de julho. O evento, transmitido pela página da Uece no Facebook, pode ser conferido na íntegra pelo Facebook Uece Oficial.

Após empossar os novos gestores dos cursos, eleitos democraticamente pela comunidade acadêmica, o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, parabenizou os coordenadores e os vice-coordenadores. “Agradeço por vocês estarem assumindo esse papel central na sustentação da nossa instituição. Isso mostra a profunda responsabilidade que vocês têm com os nossos cursos e, com isso, uma grande responsabilidade com a manutenção da universidade pública, gratuita e de qualidade”. O reitor agradeceu aos ex-coordenadores, também presentes na solenidade, que assumiram, por dois anos, a função à frente dos cursos.

O reitor enalteceu, ainda, o processo de escolha dos novos coordenadores e vice-coordenadores, que, pela primeira vez, ocorreu de forma on-line. “Espero que esse modelo possa servir de parâmetro para outras eleições, pela rapidez, a segurança e a economicidade dos recursos mobilizados pela universidade”, avaliou.

O reitor reconheceu o desafio das funções administrativas nos cursos de graduação, ao lembrar que, ao longo de sua trajetória de 28 anos na Uece, teve a oportunidade de assumir cargos de vice-coordenador e coordenador de curso, além de diretor da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM) e vice-reitor da Uece. “Nessa minha trajetória de 28 anos, o maior desafio que assumi, envolvendo função, cargo ou responsabilidade, foi como coordenador de curso de graduação, o que dá a exata dimensão do desafio de ser coordenador de curso, base de sustentação da nossa instituição. Vamos mobilizar a gestão da universidade para garantir o maior apoio possível a toda a Administração Básica da Universidade. Estamos pensando em um projeto, com a participação de vocês, para facilitar essa articulação necessária entre as três grandes instâncias da sustentação da gestão universitária: Administração Básica, Intermediária e Superior”, adiantou o professor Hidelbrando Soares.

O reitor defendeu, ainda, que a função de coordenador dos cursos deve estar bem representada na estrutura administrativa da universidade, sendo transformada em cargo. “Estamos fazendo essa mobilização junto às outras duas reitorias das universidades estaduais. Estamos dialogando com o Governo e a Seplag, sobre uma reestruturação administrativa das três universidades, de forma que conceba os coordenadores como cargos comissionados, como efetivamente devem ser. Esse compromisso vocês têm dessa Reitoria, e queremos contar com vocês nessa luta, que é legítima, digna e nos eleva como instituição”.

Para o vice-reitor da Uece, professor Dárcio Teixeira, entre as prerrogativas para uma boa gestão dos novos gestores empossados, está a liderança, em que o papel de coordenadores e vice-coordenadores deve funcionar como um articulador de professores e de alunos, representando o curso dentro e fora da Uece, e vinculando o curso com aos anseios e às necessidades da população cearense. Além disso, o vice-reitor ressaltou o estímulo às funções acadêmicas, o acompanhamento da qualidade e a regularidade das avaliações pedagógicas e o estímulo à pesquisa acadêmica, bem como o engajamento em programas e em projetos de extensão.

“Tenho convicção de que essa escolha foi muito inovadora, pois, ao implementarmos a eleição on-line na Uece, conseguimos um grande avanço para a nossa instituição. E foi uma escolha democrática, dos nossos coordenadores e vice-coordenadores por nossos alunos e professores. Estamos bem representados pelos próximos dois anos de coordenação em que vocês estarão conosco”, pontuou o professor Dárcio.

Representando os recém-empossados, o coordenador do curso de História da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), professor João Rameres Regis, parabenizou os coordenadores e vice-coordenadores empossados e lembrou que já esteve à frente de uma coordenação de curso anteriormente e, também, da direção da FAFIDAM. Ele também enfatizou a importância dos cargos dentro da gestão universitária.

“Quando prestamos concurso e assumimos um cargo na universidade, está previsto que, entre as atividades que assumiremos durante toda a carreira, estão o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão. E a gestão, na universidade pública, é de responsabilidade dos docentes. Meu sentimento é de parabenizar a todos que estão assumindo essas coordenações nos diferentes cursos de graduação, nas licenciaturas e nos bacharelados na Universidade Estadual do Ceará. Essa função é um compromisso com a instituição, com os colegas professores, com nossos alunos e, acima de tudo, com o ensino superior público. Nesse tempo de adversidade política, recai sobre nós uma responsabilidade ainda maior, que é cuidar do ensino superior público e das instituições públicas de ensino em nosso estado e no Brasil”, ressaltou.

A pró-reitora de Graduação, professora Mazza Maciel, enfatizou que os cargos de coordenadores e vice-coordenadores dos cursos de graduação são uma das funções mais importantes na estrutura de uma instituição de nível superior. “Na UECE, o coordenador e a coordenadora possuem um rol de atribuições muito amplo e complexo, que compreende funções políticas gerenciais, acadêmicas e institucionais”, salientou. Ela anunciou que a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) preparou um curso de formação para os novos coordenadores e vice-coordenadores, que se realizará entre 12 e 16 de julho, com objetivo de ambientar os gestores recém-empossados às novas atribuições.

“Ao iniciarmos essa nova gestão, renovamos nossas expectativas em uma nova pactuação institucional baseada em relações de colaboração e de parceria, pactuação essa que a Administração Superior considera fundamental, e indicou, através do CONSU, com objeto a ser discutido e encaminhado por um grupo de trabalho, na perspectiva de construção de um melhor ambiente de vivência profissional para todas e todos nós que fazemos parte dessa instituição. Renovamos também nossas esperanças por um país mais democrático e igualitário, que permita a todas e a todos os direitos básicos, entre os quais a educação superior de qualidade socialmente referenciada”, pontuou a professora Mazza.

Também participaram da solenidade o chefe de gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz; a pró-reitora de Políticas Estudantis (PRAE), professora Mônica Cavaignac; a diretora do Centro de Humanidades (CH), professora Adriana Maria Duarte Barros; a diretora do Centro de Educação (CED), professora Edite Colares Oliveira Marques; o diretor do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC), professor Isaías Batista de Lima; a diretora da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), professora Ana Paula da Silva Oliveira; a diretora da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), professora Maria Lenúcia de Moura ,a diretora da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), professora Lucenir Jerônimo e o diretor da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), professor Fernando Roberto Ferreira Silva.