Colação de grau especial diploma 136 concludentes de 15 cursos da Uece

17 de março de 2022 - 14:50

Concluindo a sequência de colações de grau da Universidade Estadual do Ceará (Uece), a cerimônia virtual de colação especial 2021.1, realizada neste mês, também encerrou o ciclo da graduação para 136 concludentes de 15 cursos ofertados pelo Centro de Educação (CED), Centro de Humanidades (CH), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa) e pelos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A solenidade reuniu coordenadores, professores, estudantes e seus familiares, que celebraram a conquista do diploma de ensino superior e o início de uma nova etapa na vida profissional e pessoal.

“Mesmo que virtual, essa colação não deixa de ser brilhante para vocês e para seus familiares. É um ciclo importante que se encerra agora, de uma trajetória que vocês tiveram dentro da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que também servirá como um guia para a vida profissional de cada um, que certamente será exitosa”, destacou o vice-reitor da Uece, professor Dárcio Ítalo Alves Teixeira, lembrando que a Uece está se preparando para o retorno das aulas presenciais, mas que é necessário manter todos os cuidados de prevenção à disseminação da Covid-19. “Nesses dois anos de distanciamento dos nossos alunos, sentimos muita falta. Falta da sala de aula, do convívio e da interação entre estudantes, funcionários e professores. Foi isso que nos fortaleceu para chegarmos até aqui. A esperança sempre esteve presente. Esse sentimento tão significativo, a esperança, se renova e se mantém nesse contexto, principalmente pela força da ciência e das políticas públicas de acesso à saúde”, acrescentou.

Na cerimônia, colaram grau os egressos dos cursos presenciais de licenciatura e bacharelado em Geografia, licenciatura em Física, licenciatura em Matemática, licenciatura em Química, licenciatura e bacharelado em Filosofia, licenciatura em Letras-Português, licenciatura em Letras-Inglês, licenciatura em Letras Português-Francês, bacharelado em Serviço Social, bacharelado em Administração de Empresas, licenciatura em Educação Física, licenciatura em Ciências Biológicas e licenciatura em Pedagogia.

Também foram diplomados os concludentes dos cursos da modalidade a distância de licenciatura em Matemática, Computação, Química e Geografia (polos UAB de Camocim, Jaguaribe, Maracanaú, Itarema, Quixeramobim, Fortaleza, Itapipoca, Tauá, Orós, Pedra Branca, Meruoca, Crateús e Caucaia Itambé); licenciatura em Física (polos UAB de Beberibe e Mauriti); bacharelado em Administração Pública (polos UAB de Quixeramobim, Brejo Santo e Caucaia Itambé); e licenciatura em Pedagogia (polos UAB de Campos Sales, Orós, Mauriti, Quixeramobim, Caucaia Novo Pabussu, Maranguape e Itarema).

Conhecimentos são guia para o futuro

Durante a solenidade, o vice-reitor da Uece lembrou aos concludentes que os conhecimentos adquiridos durante a graduação serão como um guia para o desenvolvimento das futuras profissões e das relações interpessoais, sejam elas face a face ou remotas. Ele também deixou uma mensagem de estímulo aos novos profissionais para que eles coloquem em prática os conhecimentos adquiridos, continuem estudando e contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.

“Ensinar e aprender são artes antigas movidas pela paixão. Isso nunca vai deixar de existir. Como disse Paulo Freire, não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação e na reflexão. Assim, para os nossos atuais formandos, trago uma mensagem de amor, que nunca se esqueçam dos princípios pelos quais vocês foram formados e que não desistam de lutar. O mundo que está por vir será a grande sala de aula de vocês. Desejo sucesso a todos vocês. Façam o melhor em suas trajetórias. Assim, tenho certeza de que obterão êxito”, concluiu o vice-reitor Dárcio Ítalo Alves Teixeira.