Programas de Apoio à Graduação

Os Programas de Apoio à Graduação são aqueles que contribuem para o enriquecimento das experiências dos estudantes durante o período em que realizam seus cursos de graduação. Estes programas contemplam diferentes perspectivas.

Os Programas de âmbito Internacional, oferecem oportunidades de intercâmbio com estudantes de outros países, seja apoiando os alunos brasileiros em suas experiências fora do Brasil, seja trazendo estudantes estrangeiros para a nossa Universidade, enriquecendo a vida acadêmica nos Campi da UECE.

Na primeira categoria estão os Programas Ciências Sem Fronteiras e o Programa Licenciaturas Internacionais – PLI.

Já na segunda categoria está o Programa Estudante Convênio Graduação – PEC-G.

Os programas de Bolsas em âmbito Nacional são aqueles que oferecem bolsas a estudantes para aprofundamento de conhecimentos e experiências em suas áreas específicas de estudos. A UECE, através da Pró-Reitoria de Graduação, dispõe de:

Programa de Monitoria Acadêmica – PROMAC

Programa de Educação Tutorial – PET

Programa de Educação Tutorial – PET/UECE (Institucional)

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID

Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – (PET-Saúde)

Programa de Residência Pedagógica

Os Programas de Infraestrutura e desenvolvimento de práticas com a educação básica são Programas voltados para a valorização das licenciaturas.

A UECE aderiu ao Programa Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador – LIFE. Com ele é possível a instalação de laboratórios que propiciem a criação de equipamentos e metodologias que respondam aos problemas da educação básica da região envolvida;

O Programa Novos Talentos que, articulado com o LIFE, proporciona a realização de atividades acadêmico-culturais que visam a elevação do nível de formação do licenciando e do aluno da escola básica.