O Programa de Monitoria Acadêmica – PROMAC

Professor com dois alunos

O Programa de Monitoria Acadêmica – PROMAC tem como objetivo incentivar a participação dos alunos dos cursos de graduação nas atividades de iniciação à docência universitária, proporcionando visão integrada e contextualizada da disciplina/área em que o monitor realiza as atividades acadêmicas. É mantido por meio de recursos do Fundo de Combate à Pobreza – FECOP e de custeio da própria UECE.

Distribuição de Bolsas

Em 2021, foram ofertadas 393 bolsas, sendo 274 da fonte custeio e 119 da fonte FECOP, distribuídas no processo seletivo, com previsão de aumento no número de bolsas nos próximos anos, como também com incentivo maior a participação de cursos da UAB no programa.

Duração da Bolsa

As atividades se iniciaram geralmente no mês de março e são finalizadas no mês de dezembro. ​Os monitores exercem 12 horas de carga-horária semanal em suas atividades. Estas atividades são idealizadas pelos orientadores e focas no desenvolvimento e preparação do aluno para a docência. Para a monitoria voluntária são ofertadas o mesmo número de vagas da monitoria remunerada, para os estudantes dos diferentes cursos da Instituição.

Processo seletivo

O processo de seleção é realizado eletronicamente, por meio do Sistema de Administração de Bolsas Estudantis – SABES, desenvolvido pelo Departamento de Informática da UECE.

No processo de seleção, a primeira etapa consiste no julgamento do mérito dos projetos submetidos por uma comissão de pareceristas ad hoc formada por professores da UECE.

A segunda etapa consiste na distribuição das bolsas entre os projetos aprovados pela comissão de pareceristas ad hoc, realizada pelos comitês avaliadores, conforme a Chamada Pública.

Vigência do Programa

A vigência das bolsas vai de março à dezembro do ano corrente.

Todas as atividades referentes à monitoria do ano corrente são finalizadas no ano seguinte com a solicitação do relatório de monitoria para os bolsistas e a emissão dos certificados.

Contatos: promac_prograd@uece.br ou 3101.9624