Tese de doutorado do PosLA-UECE sobre o Programa de Extensão Viva a Palavra é premiada

31 de agosto de 2021 - 12:32

Tese de doutorado do PosLA-UECE sobre o Programa de Extensão Viva a Palavra é premiada para publicação de livro impresso pelo Edital Estante do Ceará – 2020, realizado pela Fundação Waldemar Alcântara.

Vanusa Benício Lopes

A professora de Educação Básica, Vanusa Benício Lopes, que concluiu em 2020 o doutorado em Linguística Aplicada pelo PosLA – UECE, orientanda da Profa. Dra. Claudiana Nogueira de Alencar, teve sua tese intitulada: Práticas de mediação de leituras na periferia de Fortaleza: cartografias do Programa Viva a Palavra e de bibliotecas comunitárias de iniciativa popular, selecionada para publicação por meio do Edital Estante Ceará 2020, realizado pela Fundação Waldemar Alcântara.

O referido edital visava selecionar e publicar 10 (dez) teses e  /ou dissertações defendidas no período de 2015 a 2021 com temáticas relacionadas à cidade de Fortaleza nas áreas de conhecimento: Educação, Saúde, história, Geografia, Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Economia, Arquitetura, Cultura, Turismo, Meio Ambiente, Comunicação e Publicidade.

Por meio desse edital, a Fundação Waldemar Alcântara realiza um trabalho de disseminação do conhecimento sobre o Ceará e sobre a cidade de Fortaleza nas mais diversas áreas, como também democratiza o acesso à leitura por meio do apoio institucional no que se refere à publicação de livros em formato impresso.

A tese selecionada buscou cartografar as práticas de mediação de leitura promovidas pelo Programa de Extensão Viva a Palavra e pelas Bibliotecas Comunitárias de iniciativa popular da periferia de Fortaleza, para perceber de que maneira essas práticas contribuem para a formação leitora crítica dos jovens que residem em bairros periféricos, como fortalecem o letramento literário e como esses letramentos se constituem como letramentos de reexistência, tendo em vista que a literatura é um direito de todos e um modo de enfrentar as violências e os sistemas de opressão.

Por meio dessa premiação, percebemos a relevância da articulação entre pesquisa, extensão e ensino, conferindo destaque para pesquisas participantes em Linguística Aplicada que priorizam o papel das práticas de linguagem  na transformação social, como é o caso do Viva a Palavra, que integra pesquisa, ensino e extensão na valorização da vida das juventudes da periferia.