Cursos de Extensão

O que é um curso de Extensão?

É uma atividade acadêmica, que não está inclusa como parte integrante e obrigatória do ensino de graduação nem da pós-graduação. É, portanto, uma atividade complementar que permite ao aluno se aprofundar em seu campo de atuação, enriquecendo seus conhecimentos. Tem como objetivo complementar os conhecimentos em uma determinada área ou ampliar noções sobre temas relativos ao campo de estudo ou área de atuação do participante.

É importante destacar que os cursos de Extensão não devem se restringir aos estudantes da graduação e da pós-graduação. Eles podem (e devem) estar abertos à comunidade externa à UECE.

Quem pode organizar e propor um curso de Extensão? Como fazer?

Cada curso de Extensão deverá ter um coordenador que poderá ser um servidor docente, um servidor técnico-administrativo ou poderá ter um coordenador externo desde que ele represente uma instituição que possua parceria/convênio com a UECE.

O proponente deverá, via protocolo geral, encaminhar ofício solicitando o registro do curso acompanhado do fomulário de registro de cursos de Extensão (ver documentos no final da página).

Quais os principais requisitos de um curso de Extensão?

a) Possuir carga horária mínima de 8 horas. As atividades com carga horária menor devem ser registradas como evento.

b) Possuir critérios de avaliação definidos.

Quais os principais tipos ou modalidades de Curso de Extensão?

Quanto a modalidade, os cursos podem ser presenciais ou à distância.

Quanto a finalidade, os cursos podem ser:
a) curso de Iniciação – cursos de até 179 horas que objetiva oferecer noções introdutórias em uma área específica do conhecimento;
b) curso de Atualização – cursos de até 179 horas que objetiva atualizar e ampliar conhecimentos, habilidades ou técnicas em uma área específica do conhecimento;
c) curso de Treinamento e Qualificação Profissional – cursos de até 179 horas que objetiva treinar e capacitar em atividades profissionais específicas;
d) curso de Aperfeiçoamento – cursos de 180 a 359 horas destinados exclusivamente a graduados.

Devo fazer o registro na PROEX?

A solicitação de registro de um curso na Pró-Reitoria de Extensão garantirá, dentre outras coisas:

a) certificação, assinada pelo Coordenador Geral do curso e pelo Pró-Reitor de Extensão, para todos os membros da equipe organizadora bem como para todos os participantes.

b) encaminhamento, para o Departamento de Informática, de autorização de inclusão do curso no Sistema de Eventos da UECE (SisEventos);

c) utilização da logomarca da PROEX e da UECE em todo e qualquer material de divulgação do curso (impressos, mídias digitais, etc.), bem como a veiculação de notícia do curso nos sites da PROEX, da UECE e nas .

Além dos benefícios para a organização do curso, o registro é fundamental para que a PROEX tenha ciência de todas as atividades de Extensão realizadas na UECE e para dar segurança jurídica a todas as pessoas que receberão os certificados, uma vez que constará em todos eles o número de registro do certificado na UECE.

DOCUMENTOS

a) FORMULÁRIO PARA PROPOSIÇÃO DE CURSO DE EXTENSÃO

b) RELATÓRIO DE CURSO DE EXTENSÃO

c) MODELO DE OFÍCIO SOLICITANDO REGISTRO DO CURSO DE EXTENSÃO

d) MODELO DE OFÍCIO DE CIENCIA DA COORDENAÇÃO SOBRE REGISTRO DO CURSO DE EXTENSÃO

e) RESOLUÇÃO Nº 4720/2022 – CEPE, de 11 de abril de 2022 – ESTABELECE OS PROCEDIMENTOS PARA INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CURSOS DE EXTENSÃO.

Célula de Cursos de Extensão – cursos.extensao@uece.br