Linhas de Pesquisa

12 de maio de 2011 - 17:55

 

CULTURA, DIFERENÇA E DESIGUALDADE

Considerando os processos de diferenciação social observados na atualidade e a expansão das desigualdades (econômicas, sociais, culturais, de gênero, étnicas, geracionais), esta linha de pesquisa examina as novas configurações das relações entre classes, gêneros, grupos étnicos e outros coletivos. Grupos diferenciados pelo envolvimento na produção e consumo de bens culturais e/ou artísticos, nas tensões sociais que emergem das relações entre esses agentes engajados na política, gestão, produção e consumo da cultura, bem como na construção dos novos significados de modelos familiares e de relações de gênero constituem objetos por excelência desta linha de pesquisa.

Esta linha de pesquisa apresenta os seguintes eixos temáticos:

Gênero e Geração

Sociedade, Cultura e Arte

Socialização, Etnia e Nação

 

Divisão de Professores por eixo temático
Gênero e Geração Maria Helena de Paula Frota, Maria do Socorro Ferreira Osterne, Roberto Marques e Alexandre Almeida Barbalho.
Sociedade, Cultura e Arte Kadma Marques Rodrigues, Alexandre Almeida Barbalho, Roberta Manuela Barros de Andrade, Gerciane Maria da Costa Oliveira e Roberto Marques.
Socialização, Etnia e Nação Mônica Dias Martins, Lia Pinheiro Barbosa, Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires, Wellington Ricardo Nogueira Maciel e João Tadeu de Andrade.
 
 
 

 

SOCIABILIDADES E PODER

Esta linha de pesquisa tem como enfoque privilegiado o estudo das manifestações da sociabilidade humana em articulação com diferentes formas de produção e de exercício do poder nas sociedades contemporâneas. Abordam-se as relações de poder e conflito, incluindo-se nestas tanto práticas e representações sociais, quanto programas e políticas governamentais. Tendo como referência a reflexão sociológica clássica sobre as ligações e interações entre os atores sociais, esta linha lida com temas como violência, insegurança e medo, bem como direitos na sociedade brasileira.

Esta linha de pesquisa apresenta os seguintes eixos temáticos:

Conflitualidade e Violência

Sociedade, Política e Direitos

 

Divisão de Professores por eixo temático
Conflitualidade e Violência Geovani Jacó de Freitas, Maria do Socorro Ferreira Osterne, Maria Glaucíria Mota Brasil e Rosemary de Oliveira Almeida.
Sociedade, Política e Direitos Maria Glaucíria Mota Brasil,  Francisco Horácio da Silva Frota, David Barbosa de Oliveira, Mônica Dias Martins e Mara Helena de Paula Frota.
 
 
 

 

MOBILIZAÇÕES SOCIAIS, CAMPO E CIDADE

As pesquisas desenvolvidas nesta linha buscam analisar as dinâmicas contemporâneas que acompanham, produzem ou questionam as transformações simbólicas, materiais e institucionais da vida social nas áreas urbanas e rurais. Este enfoque leva a desenvolver estudos teórico-empíricos sobre questões ligadas às temáticas da saúde, do meio ambiente, do trabalho, da cultura, da constituição de mobilizações coletivas e formas alternativas de ação política pelos atores nos espaços da urbanidade e da ruralidade, considerando as mais variadas dimensões da sociedade globalizada.

Esta linha de pesquisa apresenta os seguintes eixos temáticos:

Sociologia Rural e Urbana

Trabalho Saúde e Ambiente

Sociedade e Conhecimento

 
Divisão de Professores por eixo temático
Sociologia rural e urbana Geovai Jacó de Freitas, João Bosco Feitosa dos Santos, Lia Pinheiro Barbosa, Gerciane Maria da Costa Oliveira e Wellington Ricardo Nogueira Maciel.
Trabalho, saúde e ambiente João Bosco Feitosa dos Santos, Francisco Horácio da Silva Frota, David Barbosa de Oliveira, João Tadeu de Andrade, Liduina Farias Almeida da Costa e Paulo César de Almeida
Sociedade e conhecimento Roberta Manuela Barros de Andrade,  Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires, Kadma Marques Rodrigues, Lia Pinheiro Barbosa e Rosemary de Oliveira Almeida