Histórico

12 de maio de 2011 - 17:52

O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Sociedade, da Universidade Estadual do Ceará, foi criado em caráter interdisciplinar e interdepartamental caracterizando-se pela discussão das questões que vêm desafiando, na contemporaneidade, a histórica relação entre o público e o privado.

 

Antes da criação do programa já tinha havido uma dupla tentativa de cursos de pós-graduação latu-sensu na área de políticas  públicas. Todavia, essas duas tentativas foram de cursos auto-sustentáveis e o número de candidatos, que os procuraram, não garantiu a viabilização econômica dos mesmos.

O Programa iniciou suas atividades no segundo semestre do ano 2.000, procurando integrar o que já vinha sendo desenvolvido por professores nos seus grupos de pesquisa nos Centros de Humanidades e Estudos Sociais Aplicados, através dos Cursos de Ciências Sociais, Serviço Social e História. O Núcleo de Pesquisa em Associativismo e Políticas Públicas, por exemplo, vinculado ao departamento de Ciências Sociais e cadastrado no CNPq, já existia desde novembro de 1997. Os três Cursos de graduação referidos já dispunham de um número considerável de doutores, que tanto vinham desenvolvendo estudos e publicando-os no campo das políticas públicas, quanto colaborando com outros Mestrados da Universidade. O desafio foi articuá-los num Programa e em torno de uma temática comum: as políticas públicas.

 

Os estudos desenvolvidos anteriormente e aprofundados agora no Programa apontam para uma necessidade sentida por diversos segmentos da sociedade, especialmente para aqueles que atuam institucionalmente na gestão de políticas públicas. Após a seleção de duas turmas, pode ser afirmado, com certeza, que existe uma ampla demanda não só oriunda de formações acadêmicas distintas como também de vinculações profissionais diversas.

A experiência do Programa se iniciou com o Curso de Mestrado em Políticas Públicas e Sociedade , com a seleção no meio do ano, para 15 vagas. A primeira seleção contou com cinqüenta candidatos e a segunda com oitenta e seis. O processo de escolha envolveu prova dissertativa sobre sociologia política e políticas públicas, prova de língua, projeto de dissertação, análise de currículo e entrevista.

 

O perfil dos candidatos selecionados na primeira e na Segunda turma indica que a escolha não é endógena à instituição, mas atende a uma pluralidade de demandas. A primeira turma foi formada por 05 pedagogos, 05 assistentes sociais, 02 sociólogos, 01 licenciado em história, 01 bacharel em direito e 01 licenciado em filosofia. A segunda, também foi plural: 04 pedagogos, 04 assistentes sociais, 02 jornalistas, 02 licenciados em letras, 01 bacharel em história, 01 bacharel em direito e 01 economista. No tocante à inserção profissional dos candidatos selecionados também pode ser comprovada sua diversidade: professores (de distintas Universidades), técnicos do Serviço Público e profissionais recém-formados.

O Curso possui quatro linhas de pesquisa: 1. As transformações no mundo do trabalho, do processo produtivo e da política: associativismo e democracia; 2. Políticas públicas em saúde, educação, segurança e C&T; 3. Rural –urbano: cultura, linguagem, comunicação e patrimônio; 4. Gênero, família e geração.

 

O currículo do Curso está estruturado em disciplinas teóricas, proficiência em língua estrangeira, exame geral de qualificação e dissertação. A integralização dos estudos e atividades necessárias ao curso se expressam em unidades de crédito, sendo que cada crédito equivale a 15 horas, somando um total de 16 créditos , referentes às disciplinas obrigatórias (4 créditos cada), 9 créditos de disciplinas optativas ou de domínio conexo, (3 créditos cada) e 30 créditos da dissertação.

 

O início do Programa contou com 17 professores. Esse número já cresceu: pois ao todo, são 18 professores doutores vinculados diretamente ao Programa e alguns outros que, embora pertencendo a outros programas do País, também se dispuseram a contribuir com esse projeto acadêmico.

A inserção do Programa na comunidade, sua visibilidade e reconhecimento podem ser aferidos pelas parcerias havidas desde o início dos trabalhos, onde o processo de articulação interna se amplia para outras Instituições Acadêmicas, Culturais e de Planejamento, tanto públicas quanto privadas. Atualmente estão existindo parcerias com: (incluir os convênios) .Também merecem destaque as articulações com outros programas fora do País: EEUU ( University Califórnia ), Portugal ( Universidade Nova Lisboa ), Espanha ( Universidad Complutense de Madrid e Universidad de Salamanca ) e França ( U. Poitier ). Em âmbito internacional tais convênios estão em fase embrionária e caracterizam-se mais em apoiar professores que desejam fazer pós-doutorado, participar no Conselho Editorial da revista do Programa, colaborar com artigos e aceitação de convites de professores como visitantes para palestras ou outros eventos acadêmicos.

 

Atualmente o Programa procura visibilidade e articulação com outros programas através de duas revistas e uma página na Internet. As revistas são de natureza teórica, registradas com ISSN e possuidoras de Comitês Editoriais (local, nacional e internacional) representativos. A primeira é chamada Políticas Públicas e Sociedade e, a segunda, O Público e o Privado.