Livros (e capítulos)

15 de julho de 2013 - 18:00




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POLÍTICAS EDUCACIONAIS: Práticas e Proposições

  • Editora: EdUECE
  • Autor(es): Ana Cristina de Moraes, Antonia Solange Pinheiro Xerez, Daniel Cassiano Lima
  • Ano: 2014
  • Descrição: Esta publicação constitui mais um trabalho coletivo de reflexão critica e propositiva sobre a realidade socioeducativa vivenciada por diferentes sujeitos que compõem ações educativas em nosso país. Este livro, Políticas Educacionais: Práticas e Proposições é a segunda publicação da Coleção EducAções, lançado pelo EdEUCE e organizado por professores da Universidade Estadual do Ceará – UECE. O mesmo amplia o foco analítico a questões de alcance nacional, bem como abre espaço para a inserção de autores de Estados diversos com atuação em     Universidades do País. Com isso, buscamos apreender os estudos das políticas educacionais tanto no seu processo de exercício em meio à diversidade de contextos socio-históricos como em relação a distintos níveis de análise e pontos de vista de autores que compõem este trabalho. Além disso, alguns artigos trazem reflexões filosóficas essenciais para a fundamentação e para a proposição de ações pedagógicas. Outros portam ainda, críticas contundentes ao processo de implantação (ou de descaso à) da atual legislação educacional brasileira como elemento propulsor das políticas educacionais.



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A EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO INICIAL: Prática Pedagógica e Currículo

  • Editora: 360º Gráfica e Editora
  • Autor(es): Raffaelle Andressa Dos Santos Araujo
  • Ano: 2014
  • Descrição: A obra “A Educação Física Na Formação Inicial: Prática Pedagogica E Currículo” aborda temáticas importantes da Educação Física com possibilidades concretas de influírem sobre vários elementos do cotidiano educacional, em especial: a articulação teorica/prática na formação inicial; articulação formação inicial/formação continuada; dicotomia entre formação específica e formação pedagógica; realidade acadêmica e realidade escolar ; necessidade de construção de uma sólida formação e trabalho pedagógico na escola. Assim, reconhecendo limitações, como as de qualquer outra produção científica, também se espera que esta seja estudada, criticada e que cause inquietudes para a busca incansável de novos conhecimentos.



O ensino de Matemática para alunos com surdez: desafios docentes, aprendizagens discentes


O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM SURDEZ: DESAFIOS DOCENTES, APRENDIZAGENS DISCENTES

  • Editora: CRV
  • Autoras: Flávia Roldan Viana; Marcilia Chagas Barreto
  • Ano: 2014
  • Descrição: O ensino de Matemática para a criança com surdez exige que o professor utilize estratégias educativas que sejam adequadas e contextualizadas. Só assim será possível garantir no cotidiano da sala de aula, o exercício da participação dos alunos, que estimulem a iniciativa e o motivo (necessidade) para a aprendizagem dos conceitos matemáticos, assegurando-lhes um saber com real significado. Sendo assim, nessa pesquisa, a reflexão foi enfocada a partir dos níveis de análise, propostos por Leontiev: nível de atividade (motivos), nível das ações (objetivos) e das operações (meios). Níveis esses desenvolvidos no contexto de ensino de Matemática, para alunos com surdez. Pretendeu-se compreender a práxis pedagógica como desencadeadora de ambiente de efetivo ensino da disciplina para essa clientela. Essa compreensão se deu através da observação e análise de aulas dessa disciplina num processo reflexivo realizado em conjunto com a professora participante da pesquisa. Nesses episódios, se buscou entender a atividade de ensino da professora, as ações e as operações como reveladoras do processo de formação, tanto em relação à natureza quanto em relação à qualidade, a partir das contribuições da Teoria da Atividade de Leontiev. Tal Teoria foi eleita como suporte teórico desta pesquisa por lançar um olhar reflexivo sobre o ensino e a aprendizagem. Logo, foi considerada a análise dos episódios de ensino de aulas de Matemática como eixo desencadeador-norteador da análise. Essa análise foi o canal que nos permitiu identificar uma gama de possibilidades para se categorizarem as concepções sobre essas complexas inter-relações.



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CURRÍCULO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS

  • Editora: Edições UFC
  • Autor(es): Alice Nayara dos Santos, Pedro Rogério
  • Ano: 2013
  • Descrição: A obra “Currículo: Diálogos Possíveis” é uma síntese da vivência entre pesquisadores da Linha de Educação, Currículo e Ensino – LESE do Programa de Pós Graduação em Educação Brasileira da FACED/UFC. Considerando as contribuições dos eixos de currículo, de ensino de música, de ensino de ciência, de ensino de matemática, de formação de professores e, finalmente, de tecnologias digitais da educação, propõe-se o exercício do pensamento curricular dentro de uma postura dialógica, na qual diferentes searas de pesquisa – com referenciais e partidos teóricos próprios – se compeendrem mutuamente como fontes abertas e dinâmicas de conhecimento. Percebe-se, na leitura, uma postura igualmente diatópica, buscando a interpretação dessas experiências sem desconsiderar as específicidades dos lugares de onde elas partem, transportando-nos para a realidade de estudo dos diferentes pesquisadores. Esses “diálogos possíveis” são praticados a partir de um anseio comum: investigar elementos para a realização e o constante aprimoramento de uma formação humana plena. Esperamos que o passeio por nossas palavras realce ainda mais cores desse mosaico complexo que é a Educação. 



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CAMINHOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: Trajetórias e Perspectivas

  • Editora: EdUECE
  • Autor(es): Francisco Vicente de Paula Junior, Nívea da Silva Pereira, Maria Marina Dias Cavalcante, Maria Socorro Lucena Lima
  • Ano: 2013
  • Descrição: Este livro é uma das reflexões, debates e diálogos de professores de Educação Básica e Superior, desenvolvidos no âmbito do curso de Especialização em Formação de Formadores da Universidade Estadual do Ceará(UECE). Situa-se diante das intensas transformações sociais, políticas e econômicas que vêm ocorrendo no mundo contemporâneo as quais repercutem na instituição escolar suscitando reflexões sobre seu papel como espaço que fomenta o processo ensino-aprendizagem. Esse contexto revela que os avanços na comunicação, na informática e as outras mudanças tecnológicas e científicas têm influenciado os novos sistemas de organização do trabalho e das relações profissionais, como que indicando novas demandas em relação à qualificação de professores. Dessa forma, o que se apresenta é um conjunto de ideias nas quais a reflexão crítica sobre a prática torna-se central, havendo sempre a relação dos temas discutidos com a realidade educacional que caracteriza a ação docente. Portanto, com a intenção de discutir a formação docente no cenário atual, os artigos apresentam os desafios enfrentados pelos professores no cotidiano escolar, enfocando aspectos, como alfabetização de crianças, identidade do educador infantil, formação de professores indígenas, pesquisas, estágio supervisionado, interdisciplinaridade, formação continuada, formação do professor surdo, dentre outros aspectos. A contribuição desse livro e a riqueza de cada artigo somam-se às dimensões teóricas e práticas, e em seu conjunto tornam vivos os caminhos da formação docente. Pulsa nele a vida dos professores, sua formação e sua profissão. 



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NOVOS RUMOS DA PESQUISA EM AUDIODESCRIÇÃO NO BRASIL

  • Editora: CRV
  • Autor(es): Vera Lúcia Santiago Araújo, Marisa Ferreira Aderaldo
  • Ano: 2013
  • Descrição: Este livro é fruto de projeto de Cooperação financiada pela CAPES (PROCAD/CAPES) entre a Universidade Estadual do Ceará e a Universidade Federal de Minas Gerais o qual visa a elaboração de um modelo de audiodescrição com subsídios da multimodalidade, da semiótica social e dos estudos da tradução. Além dos estudos gerados pelo projeto no que diz respeito à AD de filmes, de teatro e de obras de arte, temos pesquisas em outras universidades que também trabalham com o tema como a Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. A audiodescrição é uma modalidade de tradução audiovisual utilizada para formar uma produção audiovisual (o teatro, o cinema, a televisão, a obra de arte, o evento esportivo etc) acessível para pessoas com deficiência visual por meio da tradução intersemiótica ou transmutação de imagens em palavras. A técnica vendo sendo objeto de pesquisa da academia desde 2005, cujo foco relaciona-se com a busca de parâmetros de audiodescrição que atendam às necessidades das pessoas com deficiência visual do Brasil e com formação de audiodescritores.



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FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: Software Livre e Educação à Distância

  • Editora: Liber Livro Editora LTDA
  • Autor(es): João Batista Carvalho Nunes, Luiza Xavier de Oliveira
  • Ano: 2013
  • Descrição: Esta obra, distribuídas em dois volumes, reúne um conjunto de pesquisas e discussões acerca da formação de professores para as tecnologias digitais, com foco para o software livre e a educação a distância. Trata-se de produção de grande relevância para a área educacional, pois aborda, entre outros, temas ainda um pouco explorados, como o da formação docente para a utilização do software livre e o da relação entre aprendizagem/subjetividade e uso das tecnologias.



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PESQUISAS BIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO

  • Editora: Edições UFC
  • Autor(es): José Gerardo Vasconcelos, José Rogério Santana, Lia Machado Finza Fialho, Dijane Maria Rocha Victor, Antonio Roberto Xavier, Roberta Lúcia Santos de Oliveira
  • Ano: 2013
  • Descrição: A crescente utilização das biografias e das autobiografias em contextos de pesquisas na área educacional demonstra as representações sobre as experiências educativas dos sujeitos, bem como apontam os diferentes mecanismos e processos históricos relativos à educação em seus diferentes tempos. Isso ocorre, também, porque as biografias utilizadas para esse fim permitem, por meio de textos narrativos, adentrar um campo subjetivo e concreto das representações de professores sobre as relações ensino-aprendizagem, acerca da identidade profissional e aspectos de vida, trabalho e formação, bem como procuram entender os sujeitos, sentidos e situações do/no contexto em que os biografos estão inseridos.



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EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA VOL.4 N.2

  • Editora: Universidade Federal de Viçosa, MG
  • Autor(es): Lucídio Bianchetti, Tania Maria hetkowski,Marlúcia Menezes de Paiva, Bruno Pucci, Luis Roberto Gomes, Elisabeth Matos Rocha, Daniel Mill, Cezar Nonato Bezerra Candeias, Ádila Faria, Paulo M. Faria, Altina Romar, Luiza Turnes, Carol E. Webb, Lucita Pesse, Adriana Richa Bruno, Nadia Hage Fialho, Jonathas Alves Sacramento, Josep M. Blanch, Fernando Garcia Masip
  • Ano: 2013
  • Descrição: Esse dossiê é composto por artigos que expressão resultados de um conjunto de pesquisas de três continentes e de sete estados brasileiros. É sem dúvida, uma grande oportunidade ao leitor de entrar em contato com investigações atuais e análises que tangem a vida da organização do trabalho docente mediados pelos avanços das TIC.



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HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COMPARADA

  • Editora: Edições UFC
  • Autor(es): Maria Juraci Maia Cavalcante, Patricia Helena Carvalho Holanda, Antonia Regina Pinho Da Costa Leitão, Zuleide Fernades de Queiroz, José Edvar Costa De Araujo
  • Ano: 2013
  • Descrição: Poderia ter sido pensado o evolucionismo de Darwin sem o encontro de povos, territórios e culturas, que abriram aos colonizadores e intelectuais europeus um universo de coisas a serem descobertas, classificadas, mapeadas, catalogadas, investigadas? A sua famosa viagem no Beagle (1831 – 1836), deixou-lhe uma impressão tão forte, que ela a consideraria, no seu ensaio intituludo Autobiografia (1809 – 1882), o acontecimento mais importante de sua vida e determinante de toda a sua carreira cientista. Nesse sentido, o debate que enfaixamos neste livro quer enfatizar a duplicidade da via, por onde  escoa o fluxo moderno de ideias e influências das ciências e pedagogias eurpeias. Missões, expedições, intituições e intercâmbios fazem parte de um amplo e rico processo de difusão, troca cultural, exploração e apropriação de riquezas naturais e humanas, sob o domínio de um projeto de dominação europeia sobre a América, a Ásia e a África.



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HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO NO CEARÁ

  • Editora: Edições UFC
  • Autor(es): José Gerardo Vasconcelos, Lia Machado Fiuza Fialho, José Rogério Santana, Loudes Rafaella Santos Florêncio, Rui Martinho Rodrigues, Dijane Maria Rocha Victor, Stanley Braz de Oliveira
  • Ano: 2013
  • Descrição: A história da educação que é feita no Núcleo de História e Memória da Educação – Nhime pode ser explicativa, narrativa ou compreensiva, pode situar-se no campo da história social, da história cultural, da microhistória, da história oral, da teoria da história, da história da arte, da história política. Assim, é este pequeno grande livro. As publicações encaram a educação tanto na perspectiva de transmissão da herança cultural; como projeto político-pedagógico; como descoberta das potencialidades elimitações do educando, centrando-se assim na pessoa; ou entendida como não centrada, porque aberta à polivalência do bípede totipotente, preocupada em escapar aos reducionismos que cometem as perspectivas anteriores.



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MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO: EDUCA?

  • Editora: Edições UFC
  • Autor(es): Ercília Maria Braga de Olinda
  • Ano: 2013
  • Descrição: A coletânea de textos organizada pela docente da UFC, professora Ercília Maria Braga de Olinda, intitulada Medida Socioeducativa deinteração: educa?, cujas temáticas abordadas pelos concludentes do curso de especialização proporcionam análises da realidade intramuros das Unidades Socioeducacionais do Ceará, bem como críticas teóricas, maduras e consistentes, dirigidas à noção de ressocialização a partir de medidas de privação de liberdade, que ora são focadas nas instituições referidas, cumpre com sua função acadêmica de lançar luzes sobre um especto árido da Educação Brasileira, qual seja: a Educação em ambientes de privação de liberdade. A obra em pauta contribui com a sociedade, de modo pioneiro e contudente, ao possibilitar vir à lume estudos e análises críticas desses espaços de “ressocialização”, permeados de vieses teóricos, pressões corporativas e grupos organizados para manter o status quo dessas organizações.



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CONVERSAS PEDAGÓGICAS: Textos e Contextos Da Docência

  • Editora: EDUFPI
  • Autor(es): Antonia Dalva França-Carvalho, Mário Gomes Dos Santos, Mônica Maria Machado Ribeiro Nunes De Castro
  • Ano: 2013
  • Descrição: O termo evoca na memória uma palestra ou uma roda de conversa calorosa onde se discute questões relativas ao fazer educativo. Foi essa a ideia do NIPEPP (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Epistemologia da Prática Profissional), da Universidade Federal do Piauí, com apoio do Prodocencia e da CAPES, ao lançar uma série denominada de Conversas Pedagógicas, cujo primeiro volume foi lançado em 2011, sobre o título de Conversas Pedagógica: reflexões sobre o cotidiano da docência. No seu terceiro volume, Conversas Pedagógicas volta-se para o texto e contexto da docência, trazendo um diálogo marcado pela conexão entre o mundo das ideias e o mundo das ações sobre a docência, seu fio condutor. Um diálogo, ressalta-se, engendrado por pensadores ocupados com a compressão de uma educação para o século XXI que seja capaz de responder aos desafios da sociedade que tem o conhecimento como centralidade.



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A AVALIAÇÃO CURRICULAR ILUMINANDO OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

  • Editora: Edições UFC
  • Autor(es): Patricia Helana Carvalho Holanda, Meiricele Calíope Leitinho, Gregório Maranguape Da Cunha
  • Ano: 2013
  • Descrição: As experiências de avaliação curricular apresentadas neste livro evidenciam novos olhares sobre os processos de natureza avaliativa na educação profissional, problematizando as práticas vivenciadas e discutindo os caminhos investigativos. Destarte, ter múltiplos olhares para desvelar os fenômenos nos seus contextos é um caminho adequado para a avaliação curricular, que se articula e se relaciona com a avaliação educacional em todos os níveis. 



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EDUCAÇÃO PÚBLICA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL E CRISE NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO

  • Editora: EDUFPI
  • Autor(es): Deribaldo Santos, Susana Jimenes, Cleide Maria Quevedo Quixadá Viana, Jackline Rabelo
  • Ano: 2013
  • Descrição: A coletânea dividi-se em duas parte distintas e complementares. A primeira, intitulada Pressupostos e problematizações contextuais, contém as comunicações responsáveis por explicar o trabalho como o complexo fundante do ser social, para, sobre esse fundamento, trazer ao debate, o lugar onto-histórico da técnica e da tecnologia; contemplando, sob diversos ângulos, as relações entre o complexo do trabalho e da educação no quadro da crise da sociabilidade contemporânea. Já a segunda parte, ensino básico e formação profissional do trabalhador brasileiro em sintonia com os interesses da classe dominante, avança sobre a questão específica da educação pública, direcionando seus exemplos para o ensino básico e para a formação profissional para, por fim, fechar suas reflexões com o debate sobre o chamado Ensino Superior Não Universitário (ESNU). Esta parte da publicação complementa aquela, pois, a partir de exemplos empíricos expõe os limites das políticas públicas neoliberais, que, no liame de suas contradições, buscam, com efeito, por intermédio das reformualações propostas pelos organismos transnacionais, extrair do complexo educativo, formas “inovadoras” de manutenção do status quo.



Arte e Filosofia na Mediação de Experiências Formativas


ARTE E FILOSOFIA NA MEDIAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS

  • Editora: EdUECE
  • Organizadores: José Álbio Moreira de Sales; Dinamara Garcia Feldens.
  • Ano: 2013
  • Descrição: Este livro está disponível em formato eletrônico (e-book) e pode ser baixado clicando aqui.



Matemática, Aprendizagem e Ensino

MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM E ENSINO

  • Editora: EdUECE
  • Organizadores: Marcilia Chagas Barreto; Joserlene Lima Pinheiro; Rodrigo Lacerda Carvalho; Dennys Leite Maia.
  • Ano: 2013
  • Descrição: Este livro está disponível em formato eletrônico (e-book) e pode ser baixado clicando aqui.



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CADERNO DE PESQUISAS SOCIOEDUCATIVAS DO SERTÃO CENTRAL

  • Editora: EdUECE
  • Autor(es): Deribaldo Santos, Fracisco Edsom Eugenio de Sousa, Arnaldo Ricardo do Nascimento
  • Ano: 2012
  • Descrição: Este livro é esforço do conjunto de professores (a) e alunas da Faculdade de Educação, Ciência e Letras (FECLESC) de Quixadá, Ceará. Homens e Mulheres que se encontram na academia com seus anseios e muitas vezes “desilusões” provocadas pela vida cotidiana subjugada ao imediatismo do jogo de utilidades e consumo, agora se apresentam como pesquisadores e pesquisadoras. A realidade nacional e a realidade da cidade onde eles vivem se transformam em inquietações para então projetarem trabalhos acadêmicos escritos com carne e sangue, seja pelo carater obrigatório do mesmo, seja pelo deleite de escrever sobre algo que os aflinge, mas que tem sabor teleológico de superação. Quem já se deparou com a situação de escrever ou orientar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos graduados no sertão do Ceará, sabe que temos em comum uma particularidade: escrevemos sem saber ao certo como vamos publicar. Não há uma organização de continuo posto para que as produções se revelem aos olhos do outro, há sim, um leitor direto, o (a) orientador (a), e um arquivo de biblioteca da própria faculdade que esperam, um como avaliador, e outro berço da guarda, a resultante dos TCC’s.



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HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: REAL E VIRTUAL EM DEBATE

  • Editora: Edições UFC
  • Autor(es): José Gerardo Vasconcelos, José Rogério Santana, Lia Machado Fiuza Fialho, Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos Júnior, Rui Martinho Rodrigues, Francisco Ari de Andrade Junior
  • Ano: 2012
  • Descrição: Os temas que integram a presente seleta incluem desde instituições escolares, juntamente com cultura escolar, passando pela pluraridade de juventudes que se estão delineando, pelas reflexões sobre a experiência docente, pelo desafio de letramento, por considerações sobre a interiorização do ensino, gangs e transgressão, história das bases do saber, fontes da pesquisa histórica, cultura digital e o exercício da cidadania, ancestralidade, leitura de livros e educação, ao lado de estudos sobre religiosidade. Os principais temas relevantes e momentosos estão aqui reunidos e disponibilizados. Os mais diferentes interesses encotrarão nesta coleção aquilo que procuram ou apreciam.



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A ARTE PARA A NAÇÃO BRASILEIRA

  • Editora: EdUECE
  • Autor(es): Manuel Domingos Neto
  • Ano: 2012
  • Descrição: Captando e expondo de maneira especial dilemas e esperanças, absorvendo e reinventando técnicas, porpondo conceitos inovadores, oferencendo releituras do passado, os artistas operam sobre o dever de coletividade, refletindo ou não valores e convicções de segmentos sociais hegêmonicos. Artistas são fundamentais na configuração daquilo que é designado usualmente como sentimento, vontade ou ainda consciência nacional e amor à pátria.



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A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA

  • Editora: EDUFPI
  • Autor(es): Antônia Dalva França Carvalho
  • Ano: 2012
  • Descrição: O ofício de professor é, provavelmente, um dos mais antigos da história da humanidade. De preceptores a mestres de primeiras letras chegamos ao século XXI sob forte embate social em torno do seu reconhecimento como atividade especializada, que exige conhecimentos específicos e formação. Saber ensinar aparece como expectativa de primeira ordem nesse cenário, crescendo o interesse sobre iniciativas que fomentem e investigem ações com este propósito. Este livro traz a público reflexões, experiências e estudos acerca de processos formativos de professores em diferentes contextos, sobremodo nas práticas multidisciplinares desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Inicíação à Docência (PIBID).



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EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA

  • Editora: EDUFPI
  • Autor(es): Antônia Dalva França Carvalho
  • Ano: 2012
  • Descrição: O ofício de professor é, provavelmente, um dos mais antigos da história da humanidade. De preceptores a mestres de primeiras letras chegamos ao século XXI sob forte embate social em torno do seu reconhecimento como atividade especializada, que exige conhecimentos específicos e formação. Saber ensinar aparece como expectativa de primeira ordem nesse cenário, crescendo o interesse sobre iniciativas que fomentem e investigem ações com este propósito. Este livro traz a público reflexões, experiências e estudos acerca de processos formativos de professores em diferentes contextos, sobremodo nas práticas multidisciplinares desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Inicíação à Docência (PIBID).



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ODONTOLOGIA, ESTÉTICA E CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL

  • Editora: EdUECE
  • Autor(es): Deribaldo Santos, Frederico Costa, Suzana Jimenez
  • Ano: 2012
  • Descrição: A presente coletânea vincula-se aos esforços inverstigativos empreendidos no seio do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário da Universidade Estadual do Ceará – IMO/UECE rumo ao entendimento dos complexos da Arte e da Educação no âmbito do capitalismo contemporrâneo. Tal empreendimento toma base os fundamentos postos por Lukács, a partir de Marx, em sua obra de maturidade, consignada na Estética e em Por uma Ontologia do Ser Social, articulando a esta perspectiva, o ponto de vista de Mészáros a respeito da crise hodierna do capital. Por esse prisma, a obra assume o propósito maior de reiterar o trabalho como complexo fundante do ser social, para, então, aferir o lugar da arte e da eduação, na condição de complexos fundados, no projeto emancipatório do gênero humano, quanto mais, diante do aprofundamento da barbárie social operado pelo capital no quadro de sua crise atual. Nesse escopo, a coletânia exibe, centralmente, produções de pesquisadores do IMO, abrigando, ao lado destas, contribuições importantes de estudiosos vinculados a outros espaços investigativos.



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MULTITERRITORIALIDADES E NOVAS PRÁTICAS CULTURAIS

  • Editora: RDS Editora
  • Autor(es): Dr. Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos Júnior, Dr. Otávio José Lemos Costa, Dr. Josier Ferreira da Silva, Ms. Keila Andrade Haiashida, Ms. Stanley Braz de Oliveira
  • Ano: 2012
  • Descrição: O leitor tem em mãos uma coletânea formada por textos que contemplam, numa perpesctiva transversal e plurista, a complexidade dos fenômenos culturais e geoeducacionais, apresentados na reunião anual do Grupo de pesquisas do CNPq de Espaço, Cultura e Educação – GPECED que se consubstancia no I Simpósio Nacional de Etudos Culturais e Geoeducacionais e no IV Encotro CEarense de Geografia da Educação (ECEGE). Percorre-se, aqui, da via da pesquisa geográfica, agregando às reflexões nela colacionadas, achegadas da percepção do historiador à do educador, ao lado de tantas outras contribuições das mais diversas áreas de conhecimento.

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O PROFESSOR E A LEITURA: Histórias de Formação

  • Editora: Impressão Secretaria De Educação
  • Autor(es): Maria do Socorro, Lima Marques França
  • Ano: 2011
  • Descrição: Em seu livro Uma História da Leitura, Manguel (2004) nos conduz por caminhos ao mesmo tempo longínquos e próximos, tanto no espaço, quanto no tempo. Por suas páginas, percorremos a nossa própria história, cruzada com as vidas de tantos personagens que nos são apresentados pelo autor. É um livro que consegue despertar ema sensação de entrega à arte de ler. Um bom livro de leitura, sobre leitura. Nesta obra, Manguel nos fala da afinidade entre escitores e leitor. Há, nessa relação, um paradoxo maravilhoso, pois quando o escritor crai o papel do leitor decreta a sua própria morte. Na condição de escritor e de leitor, o autor empresta sua obra a sua vivência de leitura, as suas histórias. A expressividade do seu texto nos conduz a reflexões sobre o ato de ler sob diversos enfoques. Pensamos nas práticas, nos modos, nos tipos, nas histórias de leitura, enfim, literalmente, viajamos pela leitura. É esse desafio da pesquisa que ora apresentamos: viajar pela história da leitura dos professores para conhecer a sua formação leitora. Uma viagem que procurou desbravar mitos, conhecer ritos, mas que, em sua essência, procurou compreender como se deu a formação leitora dessas pessoas.



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EDUCAÇÃO, CULTURA E DIVERSIDADES VOL.3

  • Editora: Editora EDUA
  • Autor(es): Aristonildo Chagas Araújo Nascimento, Arminda Raquel Botelho Mourão
  • Ano: 2011
  • Descrição: Esta é uma compilação dos textos apresentados nas Mesas Redondas do XX Encontro de Pesquisa em Educação das regiões Norte e Nordeste – EPENN –  ocorrido em 2011 em Manaus, provido pelo Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação/ANPED. Neste terceiro volume são apresentados os textos das mesas redondas POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR; POLÍTICAS EDUCATIVAS NÃO ESCOLARES; POLÍTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA; ENSINO MÉDIO INTEGRADO e GESTÃO ESCOLAR E QUALIDADE DE ENSINO. A diversidade dos textos, as diferentes visões teórico-metodológicas mostram a pluraridade da produção do conhecimento na região, ancorados na temática central do Encontro: Educação, Cultura e Diversidades.



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EDUCAÇÃO, CULTURA E DIVERSIDADES VOL.2

  • Editora: Editora EDUA
  • Autor(es): Aristonildo Chagas Araújo Nascimento, Arminda Raquel Botelho Mourão
  • Ano: 2011
  • Descrição: Esta é uma compilação dos textos apresentados nas Mesas Redondas do XX Encontro de Pesquisa em Educação das regiões Norte e Nordeste – EPENN –  ocorrido em 2011 em Manaus, provido pelo Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação/ANPED. Neste segundo volume são apresentados os textos das mesas redondas POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR; POLÍTICAS EDUCATIVAS NÃO ESCOLARES; POLÍTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA; ENSINO MÉDIO INTEGRADO e GESTÃO ESCOLAR E QUALIDADE DE ENSINO. A diversidade dos textos, as diferentes visões teórico-metodológicas mostram a pluraridade da produção do conhecimento na região, ancorados na temática central do Encontro: Educação, Cultura e Diversidades.



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EDUCADORES BRASILEIROS DO SÉCULOS XX – VOL III

  • Editora: Liber Livro Editora LTDA
  • Autor(es): José Eustáquio Romão (Org.), Ana Waleska Mendonça, Sofia Lerche Vieira, Zenita C. Guenther, Alzira Lobo De Arruda Campos, Luiz Monteiro Teixeira, Vivaldo Paulo Dos Santos, Antonio Ozaí da Silva
  • Ano: 2011
  • Descrição: Biografar alguém no Brasil ainda é considerado uma homenagem, mesmo que a obra exija, para o avanço da massa crítica do setor, um exame mais imediato. Outros consideram como agouro de morte. É claro que a análise da obra de um autor vivo pode precipitar conclusões, críticas, desentendimentos… Mas, diante do argumento da oportunidade histórica da discussão de uma determinada obra importante, esses elementos não perderiam relevância? Imaginemos que as obras de um Foucault, de um Bordieu, de um Walter Mignolo, de um Immanuel Wallerstein, de um Manuel Castels, de um Enrique Dussel e de um Paulo Freire fossem aguardar seu falecimento para ser submetida à exegese dos analistas. Pois bem, neste volume, decidi ficar com os que não estão mais entre nós, a não ser por seus legados. Os textos a eles referentes foram produzidos por estudiosos de renome e com conhecimento profundo de cada um dos biografados. Estes livros contém as biografias dos seguintes educadores nacionais: Anísio Teixeira, Frota Pessôa, Helena Antipoff, José Oiticica e Maurício Tragtenberg, posicionados na obra pela ordem alfabética de seus nomes. De cada um deles incumbiu-se um reconhecido pesquisador especializado no(a) biografado(a). Quanto aos trabalhos publicados neste livro, não vou analizaz-lós. Afinal de contas, eles foram escritos por especialistas e cabe a cada leitor fazer sua própria apreciação. Portanto, limitar-me-ei a dar alguma informação sobre seus autores que, embora sejam conhecidos no mundo acadêmico, merecem ser apresentados a um público mais amplo, a qual o livro se destina.



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EDUCAÇÃO, CULTURA E DIVERSIDADES VOL.1

  • Editora: Editora EDUA
  • Autor(es): Aristonildo Chagas Araújo Nascimento, Arminda Raquel Botelho Mourão
  • Ano: 2011
  • Descrição: Esta é uma compilação dos textos apresentados nas Mesas Redondas do XX Encontro de Pesquisa em Educação das regiões Norte e Nordeste – EPENN –  ocorrido em 2011 em Manaus, provido pelo Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação/ANPED. Neste primeiro volume são apresentados os textos das mesas redondas POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR; POLÍTICAS EDUCATIVAS NÃO ESCOLARES; POLÍTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA; ENSINO MÉDIO INTEGRADO e GESTÃO ESCOLAR E QUALIDADE DE ENSINO. A diversidade dos textos, as diferentes visões teórico-metodológicas mostram a pluraridade da produção do conhecimento na região, ancorados na temática central do Encontro: Educação, Cultura e Diversidades.



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SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS

  • Editora: CRV
  • Autor(es): Lúcia Ap. Valadares Sartório, Luiz Bezerra Neto, Rosana Batista Monteiro
  • Ano: 2011
  • Descrição: Esta coletânea é direcionada aos estudantes, professores e profissionais de diferentes áreas interressados em desenvolver monografias ou pesquisas na pós-graduação stricto sensu nas áreas de Ciências humanas, especialmente na educação, e tem por objetivo contribuir com o debate teórico em torno da pesquisa nas diversas áreas das ciências humanas. Os outores expõem análises relacionadas às questões histórico-filosóficas e de ordem economico-sociais como apoio à reflexão mais abrangente sobre a história para auxiliar o recorte epistermológico e o aprofundamento da investigação. Igualmente, esta obra poderá estimular as pessoas interessadas em desenvolver pesquisas em suas áreas específicas de formação a partir de uma compreensão mais ampla sobre a sociedade contemporânea. Desse modo, são privilegiadas questões emergentes do mundo contemporâneo, tais como o processo de mundialização e sua repercussão sobre todas as esferas das relações sociais, o processo de mercantilização do ensino, as reformas educacionais nas últimas duas décadas entre outras, como também questões relativas aos caminhos e fundamentos da pesquisa em ciências humanas com vistas a propiciar uma visão abrangente da realidade e da especificidade de investigação nesse ramo do conhecimento.



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TRIBUNA DE VOZES

  • Editora: Edições UFC
  • Autor(es): José Gerardo Vasconcelos, Renata Rovaris Diorio, Flávio José Moreira Gonçalves
  • Ano: 2011
  • Descrição: A motivação desse livro deu-se ao final da disciplina Correntes Modernas da Filosofia, ministradas no 2º semestre de 2010, pelo professor Gerardo Vasconcelos. Ao longo do semestre foram abordados vários temas interessantes que perpassam as diversas áreas do conhecimento humano: Filosofia, Psicologia, Economia, Direito, Linguistica Aplicada, Pedagogia, história, Geografia, Artes, Música, entre outras, compondo interfaces com a Educação, a fim de compreender o legado sócio cultural histórico científico na qual a humanidade vem construindo e reconstruindo sua história, ora com fissuras, com contradições, com resistência, com criticas e oposições, num movimento dialético e dialógico caracterizado por uma infinitude de possibilidades de compreender o mundo que nos cerca, mas, sobretudo, num movimento dialógico, onde os sujeitos participam com suas vozes, compondo e tecendo um “palimpsesto” que será redescoberto com novas enunciações, outras réplicas, outras contra-palavras, onde o já ditoseja repetido pelo dito de outroos interlocutores, outros leitores. Então, senhores leitores é tempo de viajar! Nós os convidamdos a participar de uma viagem que acaba de iniciar-se. No entanto, precisamos apresentar-lhes o roteiro dessa jornada. O homem é fruto das relações socioculturais econômicas e históricas, ele é produto do seu tempo. Por isso, transbordamos a ideologia, as expectativas, os anseios, as concepções, as contradições da nossa época. O dilema existencial de Shakespeare “Be or not to Be”? constitui uma representação atual de que somos seres inacabados, contraditórios, representantes de uma cultura, protagonistas de uma época. Então, o quê escrevemos, falamos, produzimos, reproduzimos, contamos, renovamos, recriamos, … constituem ingredientes de um palco cultural de um tempo único. Assim, embaladas nesse espírito aventureiro, iniciamos nossa “Odisséia”, nossa viagem pelos diferentes mares que compõem esse livro. Muitas aventuras serão travadas, algumas bruxas, feiticeiras destruídas, alguns mitos desmitificados, fetiches, desfeitos, outros monstros combatidos, fantasias, fascinações, sonhos e imaginações serão também recultivados, enfim, nós nos convidamos a desvendar, a romper, a recriar, novos horizontes imaginários, a partir das nossas vozes, mas prevalecendo as vozes sem escuta é um autor sem interlocutor, como uma flexa sem alvo na escuridão.





DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: Saberes e Práticas em construção

  • Editora: Instituto Federal do Pará
  • Autor(es): Ana Maria Iorio Dias, Zenilda Botti Fernandes, Eugenio Pacelli Leal Bittencourt, Sônia de Fátima Rodrigues Santos
  • Ano: 2011
  • Descrição: O livro Docência Universitária: Saberes e Práticas em Construção reúne 34 artigos de 33 pesquisadores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, que atuam como professores na Educação Superior e desenvolvem estudos e pesquisas nas aréas da Docência e da Gestão Universitária. O esforço por organizar estas produções resultou numa obra que nos permite compreender que, em lugares e tempo tão diversos, é possível encontrar pontos de convergência nos saberes e nas práticas que se constroem cotidianamente. O conhecimento de experiências inovadoras e sua disseminação revelam-se úteis e enriquecedoras para a consolidação de novos espaços de discussões e debates nessas regiões.



Um passeio diferente

UM PASSEIO DIFERENTE

  • Editora: FDR
  • Autores: Fernando Martins; Flávia Roldan Viana; Maria Márcia Melo de Castro Martins e Rodrigo Lacerda Carvalho.
  • Ano: 2011
  • Descrição: Ao propor uma associação entre o cotidiano das pessoas e a existência de formas geométricas, os autores deste livro apresentam a Matemática como uma disciplina gostosa de ser estudada. A professora de Daniel, personagens do livro, garante que a Matemática está em todo lugar. Com isso ela desperta a atenção dos alunos, que passam a observar nas ruas a forma quadrada do tijolo, circular do pneu, retangular das placas, faixas e letreiros… Ou seja: em Um passeio diferente, a Matemática conquista uma relação diferente com a criança.



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AMÁLIA XAVIER E A ESCOLA NORMAL RURAL DE JUAZEIRO DO NORTE: registros sobre a constituição de uma cultura docente para a Educação no Campo

  • Editora: IMEPH
  • Autora: Delane Lima Nogueira.
  • Ano: 2011
  • Descrição: História de uma vida, história de uma educadora, história de uma instituição de formação de professores são termos chave que matizam a narrativa trazida a público nesta obra assinada por Delane Lima Nogueira, desdobramento de um cuidadoso e rigoroso trabalho acadêmico de investigação.



O professor e a leitura: histórias de formação

O PROFESSOR E A LEITURA: histórias de formação

  • Editora: SEDUC
  • Autora: Maria do Socorro Lima Marques França.
  • Ano: 2011
  • Descrição: Esta pesquisa; desenvolvida no Curso Mestrado em Educação; da Universidade Estadual do Ceará; apresenta como objetivo central analisar; pela história leitora dos professores; o lugar da leitura na formação dos docentes que atuam nas 3ª e 4ª séries. A leitura é entendida como uma prática complexa que envolve habilidades de decodificação; compreensão e interpretação. Neste trabalho; adota-se a concepção de leitura como prática histórico-social; construída na interação entre sujeitos cooperativos; que têm objetivos comuns. Nesse sentido; a pesquisa orientou-se epistemologicamente pelo pensamento freireano e vigotskyano; ligado aos estudos sócio-culturais de apreensão e construção do conhecimento; sustentando-se nas categorias: da leitura; da formação de professores e da formação leitora dos professores.



Didática e docência: aprendendo a profissão

DIDÁTICA E DOCÊNCIA: aprendendo a profissão

  • Editora: LiberLivro
  • Autor(es): Isabel Maria Sabino de Farias; Josete de Oliveira Castelo Branco Sales; Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga; Maria do Socorro Lima Marques França.
  • Ano: 2011
  • Descrição: As autoras partem da premissa de que o fazer docente é uma atividade situada, não neutra e distante do improviso. Inclui reflexões sobre o ensino, seus pressupostos, determinantes sociais e modos de concretização. A escolha das temáticas nele abordadas se apoiou no inventário das pautas recorrentes ou ausentes nas publicações em circulação sobre o assunto, bem como na intenção de assegurar conhecimentos pedagógicos básicos que fortalecessem o trabalho docente numa abordagem crítica e contextualizada.



Pesquisa Científica para Iniciantes: caminhando no labirinto - métodos de pesquisa V.III

PESQUISA CIENTÍFICA PARA INICIANTES: caminhando no labirinto – Vol. III – Métodos de Pesquisa

  • Editora: EdUECE
  • Organizadores: Silvia Maria Nóbrega-Therrien; Isabel Maria Sabino de Farias; João Batista Carvalho Nunes (Orgs.).
  • Ano: 2011
  • Descrição: Neste volume são abordados alguns métodos de pesquisa em uso no campo das Ciências Sociais e Humanas, com destaque para a Educação: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, pesquisa-ação, teoria fundamentada, métodos mistos, métodos da história da arte, método e ontologia marxiana.
Pesquisa Científica para Iniciantes: caminhando no labirinto - métodos de pesquisa V.II

PESQUISA CIENTÍFICA PARA INICIANTES: caminhando no labirinto – Vol. II – Métodos de Pesquisa

  • Editora: EdUECE
  • Organizadores: João Batista Carvalho Nunes; Silvia Maria Nóbrega-Therrien; Isabel Maria Sabino de Farias (Orgs.).
  • Ano: 2011
  • Descrição: Neste volume são abordados alguns métodos de pesquisa em uso no campo das Ciências Sociais e Humanas, com destaque para a Educação: survey, estudo de caso, etnografia e etnometodologia.
Pesquisa Científica para Iniciantes: caminhando no labirinto - métodos de pesquisa V.I

PESQUISA CIENTÍFICA PARA INICIANTES: caminhando no labirinto – Vol. I – Fundamentos da Pesquisa

  • Editora: EdUECE
  • Autor(es): Isabel Maria Sabino de Farias; João Batista Carvalho Nunes; Silvia Maria Nóbrega-Therrien (Orgs.).
  • Ano: 2010
  • Descrição: Neste volume são apresentadas discussões gerais identificadas como fundamentais à produção do conhecimento numa abordagem qualitativa no campo da Educação. Elas buscam explicitar a compreensão que tem movido os estudos e análises desenvolvidas pelos autores desta obra.



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SOCIEDADE, CIÊNCIA E SERTÃO: Reflexões Sobre Educação, Cultura e Política

  • Editora: EdUECE
  • Autor(es): Deribaldo Santos, Manoel Carlos Fonseca De Alencar, Rebeca Baia Sideaux
  • Anos: 2010
  • Descrição: O livro Sociedade, Ciência e Sertão: Reflexões Sobre Educação, Cultura e Política é o conjunto de inúmeras indagações que afloram no cotidiano dos que compõem a comunidade da Faculdade de Educação, Ciência e Letras do Sertão Central (FECLESC). Esta publicação concentra o esforço hercúleo de se exercitar as atividades de docência/pesquisa e extensão em uma universidade que se localiza no interior do Estado do Ceará, em um momento em que a universidade pública brasileira é acusada de incompetente e dispendiosa. Soma-se a isso, o destoante quadro de concentração de recursos intelectuais, científicos, tecnológicos, financeiros, bem como de recursos humanos qualificados, que são direcionados para Fortaleza, que, por sua vez, já padece do descaso posto a cabo pela, como já disse José Alberto Correia, em da educação tecnológica ao ensino profissional, (des) coincidência articulada, isto é, o desigual tratamento efetuado pelas políticas de C&T na polarização entre Norte e Sul, que condiciona o Estado a reproduzir, na esfera regional, a política de tratar quem se encontra em posição privilegiada com mais recursos em detrimento dos que historicamente são postos ao lado de tais políticas.
Docência e Formação de Professores: novos olhares sobre temáticas contemporâneas

DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: novos olhares sobre temáticas contemporâneas

  • Editora: EdUECE
  • Organziadores: José Albio Moreira Sales, Marcilia Chagas Barreto, Isabel Maria Sabino de Farias (Orgs.).
  • Ano: 2010
  • Descrição: Discutir educação de qualidade implica em discutir formação docente. A profissionalização do magistério tem sido parte da agenda mínima de recuperação da educação básica nacional. Neste livro encontra-se a confirmação do do compromisso do Mestrado Acadêmico em Educação da UECE com a explicitação de questões educacionais sob a perspectiva de professores que analisam a realidade cearense.
Marxismo, Educação e Luta de Classes 

MARXISMO, EDUCAÇÃO E LUTA DE CLASSES: pressupostos ontológicos e desdobramentos ídeo-políticos

  • Editora: EdUECE
  • Autor(es): Susana Jimenez, Jackline Rabelo, Maria das Dores Mendes Segundo (Orgs.).
  • Ano: 2010
  • Descrição: A coletânea reúne um conjunto de artigos provenientes das produções de investigadores associados ao Grupo de Pesquisas Trabalho, Educação e Luta de Classes IMO/CMAE/UECE); ao Grupo Ontologia Marxiana e Educação, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), ao lado de outros pesquisadores marxistas, de representantes de diferentes grupos e programas locais e nacionais. Organiza-se em duas partes, a saber: A educação para a sustentabilidade do capitalismo contemporâneo; e Fundamentos onto-históricos e problemas teórico-práticos do trabalho.
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DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

  • Editora: Edições UFC
  • Autor(es): Ana Maria Iorio Dias, Betânia Leite Ramalho, Ilma Passos Alencastro Veiga, Zenilda Botti Fernandes
  • Ano: 2009
  • Descrição: O livro Desenvolvimento Profissional Docente na Educação Superior, entre redes e sentidos é fruto da iniciativa de reunir diversos pesquisadores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, que estiveram trabalhando com a temática e que desenvolvem experiencias referentes à melhoria das condições de desenvolvimento profissional do(a) docente da Educação Superior. É também resultado do I Encontro Interregional – Norte, Nordeste, Centro-Oeste sobre Formação Docente para a Educação Superior (I ENFORSUP), que ocorreu em Fortaleza, nos dias 31 de março e 1 de abril de 2008. Esse Encontro representou, para todos nós, pesquisadores envolvidos com o tema, um marco para a Formação Docente no País – e esperamos que seja a primeira de uma série de novas e ricas reflexões.



Formação diferenciada

FORMAÇÃO DIFERENCIADA: a produção de um grupo de pesquisa

  • Editora: EdUECE
  • Autor(es): Silvia Maria Nóbrega-Therrien; Maria Irismar de Almeida; João Tadeu de Andrade
  • Ano: 2009
  • Descrição: Este livro é um dos resultados coletivos de um empreendimento educativo – a criação de um Grupo de Pesquisa e a intenção de desenvolver uma prática de formação: a pesquisa.
Desejos de reforma

DESEJOS DE REFORMA: legislação educacional no Brasil Império e República

  • Editora: LiberLivro
  • Autora: Sofia Lerche Vieira.
  • Ano: 2008
  • Descrição: Este é um livro sobre a legislação educacional no Brasil Império e República, com foco nos dispositivos das Constituições Brasileiras e de Leis de Reforma concebidas entre 1827 e 2006. Visa oferecer aos interessados no campo um guia de estudos e uma fonte de referências sobre documentos importantes para o conhecimento da história da política educacional no país. As informações nele apresentadas tiveram apoio em dados coletados através da pesquisa Desejos de reforma: inventário da legislação educacional – Brasil e Ceará (CNPq/FUNCAP), desenvolvida no período 2005-2008.
Marxismo, Educação e Luta de Classes

MARXISMO, EDUCAÇÃO E LUTA DE CLASSES: Teses e Conferências do II Encontro Regional Trabalho, Educação e Formação Humana

  • Editora: EdUECE
  • Organizadores: Susana Jimenez, Jorge Luis de Oliveira, Deribaldo Santos.
  • Ano: 2008
  • Descrição: Como sugere o título, a coletânea apresenta as principais conferências proferidas no contexto do II Encontro Regional Trabalho, Educação e Formação Humana; bem como as três teses de doutorado defendidas no desenrolar do mesmo evento. Afinada com os referenciais e propósitos do Grupo de Pesquisas Trabalho, Educação e Luta de Classe, e do Eixo Marxismo, Trabalho e Formação do Educador, do CMAE, resgata sob diversas dimensões, as relações onto-históricas entre trabalho e educação, reafirmando o trabalho como complexo fundante do ser social, com o qual a educação mantém uma relação de dependência ontológica e autonomia relativa. Sobre essa base teórico-metodológica, analisa criticamente algumas expressões vigentes da ideologia dominante, ao lado de fenômenos que ilustram o papel da educação no quadro da crise contemporânea do capital, como o neopragmatismo e a mercantilização/privatização do ensino.
POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL

  • Editora: EdUECE
  • Autor(es): Maria Gláucia Albuquerque; Isabel Maria de Farias; Jeannette Pouchain-Ramos.
  • Ano: 2008
  • Descrição: A análise dos contextos e práticas da política e da gestão educacional, nos vinte anos de promulgação da Constituição Federal (1988), é reveladora das conquistas e recuos na proteção jurídica ao direito à educação. Os textos centram atenção sobre o processo. Trata-se da discussão que interessa a professores e alunos de graduação e pós-graduação, bem como a profissionais que atuam em sistema de ensino.
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FORMAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES

  • Editora: EdUECE
  • Autor(es): José Albio Moreira Sales, Marcilia Chagas Barreto, João Batista Carvalho Nunes, Ana Ignez Belém Lima Nunes, Isabel Maria Sabino de Farias, Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães (Orgs.).
  • Ano: 2007
  • Descrição: A proposta desta publicação inscreve-se no esforço nacional que ora vem sendo realizado pelos programas de pós-graduação em educação, no sentido de colocar em destaque o debate sobre a história, as políticas e as práticas pedagógicas vivenciadas na formação de professores no contexto da sociedade contemporânea.

Livro: Contra o pragmatismo e a favor da filosofia da práxis

CONTRA O PRAGMATISMO E A FAVOR DA FILOSOFIA DA PRÁXIS: uma coletânea de estudos classistas

  • Editora: EdUECE
  • Autor(es): Susana Jimenez, Rômulo Soares, Maurilene do Carmo, Cristiane Porfírio.
  • Ano: 2007
  • Descrição: A obra está organizada em três eixos – O marxismo como instrumento de compreensão e transformação da realidade; Da “complexidade” à inclusão: os paradigmas educacionais na agenda do capital; e Universidade, ciência e cultura na “sociedade do conhecimento”. Os estudos nestes contidos opõem-se ao neopragmatismo vigente, apontando, em última instância, o horizonte da superação do capital, como condição da emancipação humana.
Livro: Políticas Públicas e Reprodução do Capital

POLÍTICAS PÚBLICAS E REPRODUÇÃO DO CAPITAL

  • Editora: EdUFC
  • Autor(es): Susana Vasconcelos Jimenez, Marcos Flávio Alexandre da Silva
  • Ano: 2007
  • Descrição: O presente livro ilustra os resultados mais significativos de uma experiência investigativa que tevelugar no Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Sociedade da Universidade Estadual do Ceará, entre os anos de 2000 e 2005, articuladas ao Grupo de Pesquisas Trabalho, Educação e Luta de Classes, do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO), da mesma Universidade.
LIÇÕES DE ESTÁGIO

  • Editora: EdUECE
  • Autor(es): Maria do Socorro Lucena Lima; Manuela Fonsêca Grangeiro.
  • Ano: 2006
  • Descrição: Reflexões de uma experiência pedagógica de formação profissional, desenvolvida por ocasião do Estágio Supervisionado, fruto do convênio entre a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e a Universidade Estadual do Ceará. Apresenta as atividades do componente curricular de formação, denominada Estágio Policial Supervisionado. Que o retrato dessa experiência e as reflexões delas decorrentes sejam o começo de um diálogo e de possibilidade de caminhos que colaborem na discussão do estudo sobre a prática como um campo de conhecimento que precisa sempre de novos olhares.
Livro: O perfil da liderança CUTista no Ceará O PERFIL DA LIDERANÇA SINDICAL CUTISTA NO CEARÁ: uma leitura na perspectiva da luta de classes

  • Editora: Editora Premius
  • Autor(es): Susana Vasconcelos Jimenez; Cristiane Porfírio do Rio
  • Ano: 2005
  • Descrição: O presente texto oferece uma síntese dos resultados da pesquisa realizada junto aos delegados do IX Congresso Estadual da CUT-Ceará. Com este, pretendemos contribuir para que se mantenha vivo o necessário exercício de crítica e autocrítica no qual deve pautar-se a ação sindical, mormente diante dos impasses e desafios com que se defrontam, hoje, os trabalhadores e suas organizações.
Linguagens na História

LINGUAGENS DA HISTÓRIA

  • Editora: Imprece
  • Autor(es): José Gerardo Vasconcelos; Antonio Germano Magalhães Junior (Orgs.).
  • Ano: 2003
  • Descrição: Aqui o leitor encontrará uma amostra da amplitude dos estudos históricos. Uma coletânea feita por professores de instituições diferentes, expressando diferentes tradições teórico-metodológicas, apresentando trabalhos de História temática, de história acontecimental, valendo-se de documentação por imagens com destaque para o cinema como fonte documental ao lado de trabalhos fundados em fontes orais, ou tratando das metodologias da pesquisa histórica.
Um Dispositivo Chamado Foucault

UM DISPOSITIVO CHAMADO FOUCAULT

  • Editora: LCR
  • Autor(es): José Gerardo Vasconcelos; Antonio Germano Magalhães Junior (Orgs.).
  • Ano: 2002
  • Descrição: Michael Foucault é um filósofo e cientista de nomeada internacional de obra multíplice em quantidade e temática, motivo por que é bastante estudada em todo o mundo, hoje, vista atualidade e propriedade dos conceitos que expende, utilizáveis em vários campos disciplinares. Com efeito, as reflexões foucaultianas são lidas e demoduladas por estudantes de mestrado e doutorado da Faculdade de Educação da UFC, bem como por consagrados produtores de textos vinculados aos fundamentos da Ciência Educacional em nosso meio, portadores da mais qualificada titulação, reunidos para trazer até o leitor o objeto de exercício do seu pensamento maduro, configurado na edição de mais uma seleta de escritas – aqui denominada Um dispositivo chamado Foucault. A obra inteira possui como referentes pessoas da Academia da mais lídima idoneidade intelectual no País, no campo da Educação e das ciências afins, formando um Conselho Editorial de elevadíssimo nível, de sorte que o presente livro traz o sinete da qualidade e o seu destino – esperamos – é lograr o devido sucesso, conforme foi pensado, haja vista os seus teores bem meditados.

MEMÓRIAS NO PLURAL

  • Editora: LCR
  • Autor(es): José Gerardo Vasconcelos; Antonio Germano Magalhães Junior (Orgs.).
  • Ano: 2001
  • Descrição: Memórias no plural compõe-se de retalhos da história remembrados em cada dor mnemônica que não pode ser simplesmente esquecida. A memória é constituída pelos buracos do esquecimento. Esses revelam a força do provir nas marcas deixadas pela história. O que posso lembrar? O que devo lembrar? O que quero lembrar? Participam da constituição das lembranças as múltiplas lembranças fixadas pela história subterrânea. Os lugares e as frinchas da memória vazam os acontecimentos racionalizados e transformados em “fatos” históricos. Para tal, essa coletânea é composta de textos que seguem não necessariamente um fluxo linear de acontecimentos ou teleologias historiográficas. Nesse caso, a história trafega na dança de um coxo cintilante sem o destino prometido, sem a visibilidade das marcas documentais, sem as certezas das lembranças que disputam um lugar com o esquecimento. O que poderemos encontrar nessa coletânea de textos são trabalhos elaborados, na sua maioria, por pesquisadores no Núcleo de História, Memória e Política Educacional do Programa de Pós-Graduação em  Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. Ao mesmo tempo, contam aqui as primorosas colaborações de pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará e da Universidade Federal de Santa Maria.


UM PASSEIO DIFERENTE

  • Editora: FDR
  • Autor(es): Fernando Martins; Flávia Roldan Viana; Maria Márcia Melo de Castro Martins e Rodrigo Lacerda Carvalho.
  • Ano: 2011
  • Descrição: Ao propor uma associação entre o cotidiano das pessoas e a existência de formas geométricas, os autores deste livro apresentam a Matemática como uma disciplina gostosa de ser estudada. A professora de Daniel, personagens do livro, garante que a Matemática está em todo lugar. Com isso ela desperta a atenção dos alunos, que passam a observar nas ruas a forma quadrada do tijolo, circular do pneu, retangular das placas, faixas e letreiros… Ou seja: em Um passeio diferente, a Matemática conquista uma relação diferente com a criança.