Strictu Sensu

 

No Brasil, a pós-graduação stricto sensu está formada pelos cursos de mestrado e doutorado, nos modos acadêmico e profissional, nas modalidades presencial e de educação a distância. Os programas acadêmicos são voltados a formar pesquisadores para atuação nas universidades, outras instituições de educação superior e institutos de pesquisa. Os programas profissionais são dirigidos à formação de profissionais de alta qualificação e com base em pesquisa, para melhorar a competitividade, produtividade e gestão de empresas e instituições públicas e privadas.

 

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE) é um programa acadêmico na modalidade presencial, constituído pelos cursos de mestrado e doutorado. Para ingresso nesses cursos, o candidato deverá ter sido aprovado em processo seletivo realizado anualmente pelo Programa.

 

O Mestrado Acadêmico e o Doutorado Acadêmico do PPGE/UECE possuem a duração, respectivamente, de 24 (vinte e quatro) e 48 (quarenta e oito) meses. Para a conclusão desses cursos, é preciso:

 

– obter frequência não inferior a 75% (setenta e cinco por cento) nas atividades realizadas;

– alcançar nota igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero) nas disciplinas, seminários e estudos orientados;

– obter o conceito “Satisfatório” no exame de qualificação e de proficiência em língua estrangeira;

– comprovar o envio ou aceitação, durante o período do Curso, de, no mínimo, um artigo em periódico com Qualis B2 ou superior, no caso do Mestrado;

– comprovar aceitação ou publicação, durante o período do Curso, de, no mínimo, dois artigos em periódicos com Qualis B2 ou superior, no caso do Doutorado;

– obter o conceito “Satisfatório” na defesa da dissertação, no caso do Mestrado;

– obter o conceito “Satisfatório” na defesa da tese, no caso do Doutorado;

– defender, no caso de Mestrado, a dissertação dentro do prazo de 24 (vinte e quatro) meses, e, no caso de Doutorado, a tese dentro do prazo máximo de 48 (quarenta e oito) meses, prazos estes contados a partir da data da primeira matrícula.