Linha 01 – Linguagem, Tecnologia e Ensino

PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO

 

Projeto 1: Correlação dicionário e Gramática em dicionários on-line 

Coordenador: Prof. Dr. Antonio Luciano Pontes

Descrição: A separação entre léxico e sintaxe foi uma constante nas abordagens do estruturalismo clássico. Na atualidade, é evidente que a interrelação léxico-sintaxe ocupa um lugar central na maioria, porque não dizer, na totalidade dos modelos de descrição: Gramática Gerativa, Gramática Léxico-Funcional, Gramática Cognitiva, Gramática de construções etc. Todos parecem coincidir em que não se pode manter a separação de ambos os componentes, ainda que, na forma de conectá-los, se apresentem de formato distinto. De igual modo, a Gramática e o Dicionário, em consequência, deixaram de ser concebidos como áreas independentes. Diante disso, pretendo analisar em dicionários aspectos gramaticais, implícitos e explícitos, à luz dos pressupostos da Gramática Funcional (HALLYDAY, 1991; DOMINGUEZ, 2006; ALONSO, 1989). Para tanto, temos como material de análise os dados extraídos nas estruturas lexicográficas dos dicionários brasileiros Michaelis e Caldas Aulete, ambos on-line.

Palavras-chave: Dicionário, Gramática, Sintaxe, Léxico.

 

Projeto 2: Multimodalidade e Semiótica Social em Ambientes Digitais: estudos de relações intersemióticas em materiais didáticos e gêneros multimodais (MULTISSAD)

Coordenadora: Profa. Dra. Antonia Dilamar Araújo

Descrição: Este projeto de pesquisa, que se insere na área de Linguística Aplicada, fundamenta-se na abordagem da Semiótica Social e tem como foco o estudo da construção de sentidos e funcionalidades por meio da multimodalidade e letramento multimodal/visual em gêneros textuais multimodais que circulam na sociedade contemporânea em ambientes digitais produzidos em línguas inglesa e espanhola. Como objetivo geral, o projeto busca analisar a construção de sentidos em textos multimodais de natureza diversa que circulam em revistas, jornais, materiais didáticos online, em websites educacionais e plataformas digitais para compreender as relações intersemióticas presentes nos referidos textos por meio da integração de diversos modos e recursos semióticos, com o fim de contribuir com propostas de atividades de ensino para o desenvolvimento de letramento multimodal nos contextos educacionais. Metodologicamente, a investigação caracteriza-se por ser uma pesquisa descritiva e exploratória, compreendendo um corpus de textos multimodais ancorados em websites institucionais e/ou educacionais, mídias audiovisuais e plataformas digitais a serem analisados de forma qualitativa. Os pressupostos que embasam as análises fundamenta-se na Teoria da Multimodalidade (KRESS, 2005; JEWITT, 2008, 2009; UNSWORTH, 2006, BULL; ANSTEY, 2010), Gramática do Design Visual, (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996, 2006), relações texto-imagem (MARTINEC; SALWAY, 2005, KRESS, 2005) e letramento multimodal (WALSH, 2010; CALLOW, 2008), que focalizam na construção de significados nas diferentes formas de comunicação com base nas metafunções representacional, interacional e composicional, em seus recursos semióticos de realização e no desenvolvimento de habilidades para ler e interpretar imagens estáticas e em movimento e outros recursos semióticos.

Palavras-chave: Semiótica Social. Multimodalidade. Ambientes Digitais. Materiais didáticos.

 

Projeto 3: Estudo sociorretórico de gêneros acadêmicos à luz do conceito de cultura disciplinar

Coordenadora: Profa. Dra. Cibele Gadelha Bernardino

Descrição: Este projeto dá continuidade ao projeto intitulado PRÁTICAS DISCURSIVAS EM CULTURAS ACADÊMICAS aprovado em 2018. O projeto anterior cumpriu parcialmente a análise da escrita de gêneros acadêmicos em algumas áreas disciplinares a saber: Linguística Aplicada, Medicina, Nutrição, Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Direito, Jornalismo, Psicologia, Educação e História. Assim, o presente projeto pretende dar continuidade à pesquisa anterior, objetivando investigar como os propósitos, valores e práticas de pesquisa das diferentes culturas disciplinares da academia (HYLAND, 2000) influenciam a construção, compreensão e configuração textual dos gêneros acadêmicos nas seguintes áreas disciplinares, conforme a Tabela de Áreas do Conhecimento da Capes/CNPq: Geociências (Ciências Exatas e da Terra); Geografia Humana, Sociologia e Antropologia (Ciências Humanas); Administração, Serviço Social, Economia e Comunicação/Informação (Ciências Sociais Aplicadas); Literatura e Linguística (Linguística, Literatura e Artes), Medicina Veterinária (Ciências Agrárias) e Biologia e Ecologia (Ciências Biológicas). Para a realização da nossa pesquisa, apoiamo-nos nas concepções teórico-metodológicas de Swales (1990/2004) no que se refere aos gêneros acadêmicos, seguindo como norte a Metodologia CARS (Create a Research Space) que possibilita a descrição retórica dos gêneros acadêmicos. Em relação às variações disciplinares, fundamentamo-nos no conceito de cultura disciplinar postulado por Hyland (2000) e por Pacheco (2020). Para a análise de culturas disciplinares utilizaremos a metodologia apontada por Pacheco, Bernardino e Freitas (2018) a partir do diálogo entre as culturas disciplinares e os gêneros acadêmicos.

Palavras-chave: Gêneros Acadêmicos; Culturas Disciplinares; Análise Sociorretórica de Gêneros

Projeto 4: Ensino de gramática: um olhar sobre as práticas, metologias e materiais didáticos na escola

Coordenadora: Profa. Dra. Cibele Gadelha Bernardino

Descrição: O ensino de língua materna nas escolas, especialmente em relação ao tratamento da gramática, é, ainda hoje, um desafio necessário. Como afirma Neves (2015), a quantidade de pesquisas em torno dessa questão é expressiva, demonstrando a pertinência de discuti-la. Contudo, vale ressaltar que ainda há lacunas relativas ao ensino de gramática que precisam ser preenchidas. A esse propósito, uma questão central que ainda não está resolvida diz respeito a como contemplar um ensino de gramatica que seja pautado na premissa uso-reflexão-uso dos recursos linguísticos. Para Campos (2014), o problema do ensino de gramática reside em uma metodologia que prioriza o reconhecimento de categorias e de nomenclaturas em detrimento da compreensão de que a gramática é uma importante ferramenta para compreender e para produzir textos. Dessa forma, ao utilizarmos a língua, empregamos um conjunto de recursos e de articulações léxico-gramaticais que são responsáveis pela construção de sentidos. Como assinala Neves (2015), o domínio de um idioma é o resultado de práticas efetivas, significativas e contextualizadas. Em vista disso, neste projeto de pesquisa, temos o propósito de investigar práticas docentes, metodologias de ensino de língua materna e materiais didáticos que lidem com o chamado “ensino de gramática”. Assim, pretendemos analisar que concepções de língua, de linguagem e de gramática subjazem a esses materiais, metodologias e práticas; e, ao mesmo tempo, propor princípios norteadores para a elaboração de atividades de ensino da variedade de prestígio da língua materna que funcionem como instrumental para a produção de textos dos mais variados gêneros.

Palavras-chave: Ensino de gramática. Materiais didáticos. Metodologias.

 

Projeto 5: Por uma Escola de Leituras: a formação de professores leitores literários e o fomento à leitura literária na educação básica

Coordenadora: Profa. Dra. Cleudene de Oliveira Aragão

Descrição: Dentro do campo do letramento literário, nosso projeto tem como principal objetivo investigar a promoção da leitura literária na educação básica, vista em uma dupla perspectiva: tanto na preparação de professores capazes de promover a leitura literária em suas turmas, como na inclusão de práticas de leitura literária em escolas, cursos, e outras agências de letramento, sobretudo no que se refere ao ensino de línguas, ao desenvolvimento da leitura e do letramento crítico. Temos como principais questões de pesquisa: Como promover uma formação leitora e literária na universidade que fomente a formação de professores leitores literários? Como estabelecer uma ponte entre professores em pré-servico (graduandos) e em serviço (atuantes na educação básica) para contribuírem juntos para sua mútua formação como professores leitores literários? Que oferta de formação continuada contribuiria para sanar as possíveis lacunas da formação inicial quanto à formação de professores leitores literários? Como promover a leitura literária nos diversos níveis em universidades, escolas, cursos, e outras agências de letramento, com vistas à formação do leitor crítico? Nosso trabalho tem como fundamentação teórica estudos sobre educação literária (MENDOZA, 2004, 2007), escolarização da leitura literária (EVANGELISTA, BRANDÃO, MACHADO, 2006; PAIVA, MARTINS, PAULINO, VERSIANI, 2008; PAIVA, MARTINS, PAULINO, CORREA, VERSIANI, 2007; DALVI, REZENDE, JOVER-FALEIROS,2013) e formação leitora (COLOMER, 2007; TURCHI e SILVA, 2006); pesquisas sobre letramento (KLEIMAN, 1995; KLEIMAN e MATENCIO, 2005; PAIVA, 2003; SCHOLZE e RÖSING, 2007, STREET, 2014), letramento literário (PAULINO, ROSA, 2010; COSSON, 2009, 2011, 2014, 2015;) e formação de professores (ANDRADE, 2004; PINHEIRO, RAMOS, 2013).

Palavras-chave: Letramento literário; Leitura literária; Formação de professores; Letramento crítico; Formação leitora.

 

Projeto 6: História da violência no Ceará em registros escritos nos séculos XVIII E XIX: edição filológica e análise de textos

Coordenador: Prof. Dr. Expedito Eloísio Ximenes.

Descrição: A Filologia é uma ciência milenar e sempre teve e ainda tem o texto como foco de sua investigação. Seu método consiste na recuperação, edição, divulgação e interpretação dos textos antigos ou modernos, visando conservá-los e compreendê-los, além da sua tessitura material. Dessa forma, é necessária uma imersão no contexto histórico, sociológico e cultural dos textos e das sociedades que o escreveram, visando a hermenêutica dos textos, cumprindo a função transcendente da Filologia, segundo Spina (1977). Requer, portanto, uma ampliação do campo de atuação do filólogo e uma postura inter e transdisciplinar em relação a outras áreas que corroboram para uma leitura ampla dos textos, como a História Social e Política, a Paleografia, a Codicologia, a Diplomática, a Linguística dentre outras. A proposta deste presente projeto é congregar pesquisadores interessados nos textos produzidos no Ceará, nos séculos XVIII e XIX para análise das narrativas de violência praticada contra diferentes grupos sociais: crianças, mulheres, pessoas escravizadas, indígenas e camponeses, cujas narrativas subjazem nos textos e revelam dados da sociedade cearense na época. As etapas da pesquisa constam do levantamento dos documentos no Arquivo Público do Estado do Ceará- APEC e de outras fontes/acervos, da edição filológica e da descrição codicológica, do levantamento e análise dos tipos de violências praticadas, dos instrumentos e das práticas linguageiras que contribuem para a compreensão das práticas violentas. Dessa forma pretende-se contribuir para a constituição da história da violência no Ceará, trazendo os dados do passado, que podem contribuir para compreender o presente. Os documentos editados serão analisados pelos pesquisadores em seus estudos sob vários aspectos linguísticos e histórico-socias e, também, disponibilizados ao público em geral, que tenha interesse pelo assunto. Pretende-se colaborar de forma crítica com os estudos linguístico-filológicos e históricos engajados em questões sociais e trazer dados do passado para compreender o presente da sociedade no que tange ao tema proposto.

Palavras-chave: Violência. Edição semidiplomática. Estudo Linguístico. Estudo Histórico-Social. Filologia textual.

 

Projeto 7: Textualização e negociação de sentidos nas práticas sociais com foco na referenciação. 

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Helenice Araújo Costa

Descrição: Este projeto de pesquisa tem como fundamento epistemológico maior uma concepção não essencialista, não representacionista da linguagem. Dentro desse campo epistêmico mais amplo, situamos o texto enquanto evento comunicativo multissemiótico que se configura e se reconfigura nos enquadramentos que ocorrem continuamente nas negociações de sentido e que, em sua complexidade e em sua dinamicidade, envolve relações entre sistemas de diversas naturezas, entre os quais estão os próprios participantes do discurso (BEAUGRANDE, 1997). Esse status atribuído ao texto – que a nosso ver guarda afinidade com a proposta antropológica de Hanks (2008) e com as bases teóricas dos estudos da complexidade (DEMO, 2002; MATURANA, 2001; MATURANA; VARELA, 1995; MORIN, 2005 [1982]) – gera naturalmente a busca por metodologias capazes de estabelecer sintonia entre teoria e prática. Se o texto tem como características cruciais a instabilidade, a incompletude e a provisoriedade, como sistematizar o estudo desse objeto? Em vista dessas questões, nesse projeto, damos continuidade às investigações que já vínhamos desenvolvendo em torno desse problema, as quais já renderam alguns trabalhos de dissertação e de tese. Dessa forma, tomamos como categoria básica a questão da referência, reconceitualizada por Mondada e Dubois (2003) como referenciação, e estudamos, sob esse enfoque, a textualização como o fenômeno que põe em movimento, de forma situada, o uso da linguagem no desenvolvimento de diferentes práticas sociais, entre estas, o ensino de língua materna. O projeto abriga, então, subprojetos que enfoquem questões relacionadas à referenciação envolvidas na produção e na compreensão do texto em diferentes situações e modalidades de realização.

Palavras-chave: Texto. Referência. Complexidade. Ensino de língua materna.

 

Projeto 8: Linguagem, tecnologia e ensino: investigações na universidade e na escola

Coordenadora:  Profa. Dra. Nukácia Meyre Silva Araújo

Descrição: As investigações deste projeto de pesquisa têm como objetivos analisar e discutir a linguagem como objeto de ensino, na universidade e na escola, considerando aspectos variados. Considerando a linguagem na perspectiva dialógica do discurso, no âmbito do ensino superior, interessa-nos discutir letramentos acadêmicos e letramentos acadêmicos emergentes, tais como: curadoria em Linguística Aplicada; formação do docente de língua portuguesa como leitor e como produtor de textos e escrita e autoria de material didático. Já no âmbito da educação básica, interessa-nos investigar a relação entre linguagem e tecnologia, na constituição e na realização de currículos de língua portuguesa; o papel do professor como curador de recursos educacionais digitais e a criação e a avaliação de recursos educacionais digitais para o ensino de língua portuguesa.

Palavras-chave: Perspectiva dialógica do discurso. Letramento acadêmico. Ensino de Língua Portuguesa. Recurso educacional digital.

 

Projeto 9: Formação de Professores de Línguas e Atividade Docente

Coordenadora: Profa. Dra. Rozania Maria Alves de Moraes

Descrição: O presente estudo se propõe a investigar, numa perspectiva discursiva e dialógica, a atividade de professores de línguas. Pretendemos analisar os inconvenientes, os conflitos e/ou os dilemas que esses professores encontram diante de elementos que constituem o seu trabalho, tais como estratégias e metodologias de ensino, prescrições, instrumentos e coletivos de trabalho. Algumas questões norteiam nossas reflexões: Como os professores adaptam/ressignificam (ou mesmo reelaboram) as prescrições concernentes ao seu trabalho? Como esses professores organizam seu meio de trabalho face às relações estabelecidas no triângulo sujeito (professor) – outro (aluno) – objeto (conteúdo)? Como os professores lidam com as abordagens/metodologias de ensino diante das demandas atuais de uma sociedade globalizada e tecnológica? Que tratamento didático é dado aos materiais adotados? Pretendemos, também, com esse estudo, estabelecer subsídios que promovam uma formação continuada no âmbito do ensino de línguas, de um modo especial, no que se refere ao ensino de leitura e/ou à produção de material didático, e à análise da atividade docente. A pesquisa se sustenta, fundamentalmente, no construto teórico da Clínica da Atividade (CLOT, 2007; CLOT; FAÏTA, 2016), da Ergonomia da Atividade (CLOT; FAÏTA, 2016; FAÏTA; SAUJAT, 2010), da teoria da enunciação de Bakhtin (2003; 2012), da teoria da Análise Dialógica do Discurso – ADD (BRAIT, 2012; SOBRAL; GIACOMELLI, 2016), da teoria desenvolvimentista de Vigotski (2007). No que se refere ao quadro metodológico pode- se utilizar a Autoconfrontação (VIEIRA; FAÏTA, 2003; CLOT; FAÏTA, 2016), que prevê sessões de autoconfrontação simples, cruzada, e de retorno ao coletivo com
o grupo de professores de línguas, ou o método da Instrução ao Sósia (ODDONE et al. 2015; CLOT, 2007).

Palavras-chave: Atividade docente. Formação. Prescrições. Ensino de línguas. Ergonomia da atividade.

 

Projeto 10: Leitura e produção em mídias e plataformas digitais

Coordenadora: Profa. Dra. Débora Liberato Arruda Hissa

Descrição: Neste projeto de pesquisa, problematizamos as políticas de alfabetização/letramento digital nacionais e internacionais, no que diz respeito à Educação Midiática e aos Multiletramentos (GNL, 2021). Também estudamos a formação discursiva (CHARAUDEAU, 2008, 2016, 2019; BAKHTIN, 2011; VOLÓCHINOV, 2017) das plataformas e das mídias digitais, a partir da lógica da captura de atenção (WOLF, 2019; ZUBOFF, 2019; CESARINO, 2022; FISHER, 2023). Para tanto, partimos de estudos sobre Educação Midiática, Letramento Digital (HISSA, 2021), Multiletramentos (PINHEIRO, 2021; HISSA, 2021), Ecossistema da desinformação – Infodemia, Infocracia, Desmediatização, Pânico Moral, Teoria da Conspiração, Dissonância Cognitiva, Discurso de ódio (HAN, 2017, 2018, 2022), Plataformização (POELL, NIEBORG e DIJCK, 2020; HISSA, 2023), além de metodologias que descrevam, analisem e caracterizem as produções feitas para/nas mídias digitais (RECUERO, 2017). Temos especial interesse em estudar as relações discursivo-argumentativas das mídias digitais e seu modo de amalgamento do tempo-espaço, navegação, leitura, produção, interação e interatividade no ambiente virtual. Temos disposição por pesquisa sobre recursos digitais multissemióticos/multimodais e pelo letramento algorítmico que reflete sobre o fluxo de informações nas mídias digitais, as estratégias linguísticas de maximização do tempo de permanência do usuário em frente à tela (DESMURGET, 2023) e a extração ininterrupta dos seus dados (datificação). Acreditamos que a formação discursiva das mídias e plataformas digitais, enquanto realização simbólica, tem sérias implicações para a nossa linguagem, para a nossa cognição, para o nosso sistema educacional e para a nossa democracia.

Palavras-chave: Educação Midiática. Letramento Digital. Plataformas de mídia digital. Multiletramentos. Ecossistema de Desinformação.