PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO

15 de dezembro de 2008 - 11:36

Linha 1 – Linguagem, Tecnologia e Ensino

 

 

Projeto 1: Gêneros acadêmicos e multimodalidade em materiais didáticos de língua estrangeira (GEMULI) 
Docente responsável: Profa. Dr. Antonia Dilamar Araújo

 

Este projeto de pesquisa tem como foco o estudo do letramento visual e gêneros multimodais em materiais didáticos impressos e digitais, como também o papel e uso dos materiais multimodais nos diversos níveis de ensino em língua estrangeira. A partir de um quadro teórico, os estudos que compõem este projeto fundamentam-se nos pressupostos da semiótica social visual proposta por Kress e van Leeuven (1996) e seus sistemas metafuncionais, a teoria da multimodalidade, gêneros multimodais, multiletramentos, letramento crítico visual, internet, hipertexto e websites instrucionais. O projeto, que se utiliza de metodologia exploratória e descritiva, compreende os seguintes estudos: 1) análise e avaliação de materiais didáticos em língua estrangeira com vistas a examinar a ocorrência e quais gêneros multimodais estão presentes nos materiais em estudo, como os recursos semióticos (imagens, ilustração, gráficos, vídeos) contribuem para a legibilidade e construção de sentidos dos textos e como as  atividades propostas nos materiais impressos e nos websites envolvendo os gêneros multimodais promovem o letramento visual dos aprendizes; 2) análise dos diferentes papeis desempenhados pelas imagens nos materiais para ensino/aprendizagem de língua estrangeira e as formas de uso nas práticas pedagógicas por professores na sala de aula; 3) Análise e descrição dos gêneros multimodais identificados nos materiais impressos e online tomando por base o conjunto de normas e regras da gramática do design visual para ampliar o entendimento dos sentidos dos textos e examinar o potencial didático destes textos como facilitadores da aprendizagem. As investigações de materiais didáticos e de seu uso nos contextos escolares possibilitarão uma melhor compreensão e avaliação das demandas desses materiais, das possibilidades de leitura crítica pelo leitor e se conhecer a utilização por professores em situação de ensino em práticas centrada no conceito de letramento visual.

 

Projeto 2: Estudos de dicionário pedagógico: uma abordagem discursivo-pragmática
Docente responsável: Prof. Dr. Antonio Luciano Pontes

 

Os estudos desenvolvidos no âmbito deste projeto objetivam analisar aspectos discursivos, estilísticos, culturais, composicionais, multimodais, ideológicos e pragmáticos  constitutivos  de dicionário pedagógico, entendido como hipergênero. O corpus para a análise se compõe de dicionários escolares, avaliados pelo Plano Nacional de Livro didático (PNLD) e dicionários de aprendizagem, utilizados em sala de aula de línguas. O material será analisado à luz dos pressupostos da Metalexicografia Pedagógica aberta às contribuições da Semiótica Social, da Linguística Textual, da Análise de gêneros, da  Análise do Discurso,  da  Pragmática. Espera-se que os resultados da pesquisa possam definir o dicionário como ferramenta para ajudar os alunos a ler e a produzir seus textos. Espera-se, ainda, formar professores concebendo o dicionário não apenas como uma obra de consulta pontual ou ferramenta pedagógica, mas também como discurso concretizado como hipergênero.

 

Projeto 3: Letramento literário, ensino de línguas e formação leitora
Docente responsável: Profa. Dr. Cleudene de Oliveira Aragão

 

Esse projeto tem como objetivos formular propostas de letramento literário para o ensino de línguas com foco na interação e criar ações para a formação leitora como ferramenta de inclusão social em contextos educacionais ou culturais. Parte-se da concepção de literatura sob uma tripla perspectiva: como “objeto de estudo”, como “recurso para o ensino”, e como “ferramenta na formação de leitores” (Aragão, 2006). O projeto contempla pesquisas sobre: abordagens de ensino; relações entre novos letramentos e esferas educativas e culturais; uso de gêneros textuais (sobretudo literários) no ensino e na formação leitora; estratégias e recursos instrucionais em ensino de línguas; formação do leitor literário; crenças e trabalho docente. Também estuda os conceitos de letramento, letramento crítico e letramento literário aplicados às práticas de mediação de leitura em escolas, bibliotecas, centros culturais e espaços comunitários em geral. As principais questões de pesquisa são: Como se dá a preparação dos professores para o uso de determinados gêneros textuais (sobretudo os literários) no ensino comunicativo de línguas e no fomento à leitura? Como a leitura literária pode contribuir na formação para os novos letramentos e para a inclusão social? Os principais resultados esperados são: discussão sobre aspectos da formação leitora e literária inicial e continuada de professores de línguas e mediadores de leitura em geral e sua preparação para o fomento à leitura e para os novos letramentos.

 

Projeto 4: Escrita em telas digitais: estudos sobre composição multimodal e convergência de mídias
Docente responsável: Profa. Dr. Iúta Lerche Vieira   

 

O projeto visa estudar a composição multimodal em telas digitais sob as perspectivas de processo e de produto, a partir de dois estudos pontuais, tomados como situações representativas de sua problemática: o primeiro sobre o gênero narrativas digitais (ND, “storytelling”), explorando transformações nos modos e meios de redigir e contar histórias integrando diferentes mídias; o segundo estudo sobre mensagens de celular (SMS), estabelecendo relações entre o universo do livro/cultura impressa e o da tela/cultura digital (apontados de forma metadiscursiva nas mensagens). Teoricamente, a pesquisa fundamenta-se em conceitos como: cultura participativa; multiletramentos; multi/hipermodalidade; internet e web 2.0; “nova escrita”; convergência e remixagem de mídias/textos; gêneros/narrativas digitais; hipermodalidade; hipertexto; intergenericidade; gênero trailer. Metodologicamente, o primeiro estudo parte da descrição de ambientes/aplicativos de ND na web 2.0 para a observação de processos de composição e/ou de textos remixados, em oficinas sobre o gênero; a segunda investigação é um estudo de caso envolvendo um corpus de 100 a 200 mensagens. As seguintes constatações (problemática) norteiam o projeto e abrem perspectivas para novos estudos: 1. Com a tecnologia eletrônica e a computação móvel, passamos a escrever preferencialmente em telas. Esta passagem do modo verbal da página impressa, ao modo visual da tela afeta o modo de construir sentidos e lidar com as novas mídias e recursos multimodais. 2. A escrita torna-se curta, hipertextual e cada vez mais visual; a prática do remix textual se intensifica. 4. Os conteúdos circulam através de múltiplos suportes midiáticos – gêneros, mídias e interfaces se integram e/ou se remetem uns aos outros. 5. As transformações vão além do linguístico e tecnológico, tendo como referência a cultura participativa e/ou “da convergência” (JENKINS, 2006, 2008). 6. Os multiletramentos, por sua vez, tornam-se requisitos para as transações nesse novo contexto sócio-cultural e em rede, com sérias implicações educacionais. 7. O conhecimento sedimentado sobre a composição escrita também vem sendo resignificado a partir da transformação da tecnologia para escrever e da disseminação da tela como meio de interação. 8. Nesse contexto, a “nova escrita” e a remixagem de mídias e conteúdos hipermodais constituem temas novos e desafiantes em pesquisa  e ensino.

 

Projeto 5: Construindo um objeto de aprendizagem para o ensino de escrita
Docente responsável: Profa. Dr. Nukácia Meyre Silva Araújo

 

Na pesquisa Construindo um objeto de aprendizagem para o ensino de escrita, tem-se como objetivo  criar, desenvolver e testar um objeto de aprendizagem-OA para o ensino de escrita socioprofissional. Para tanto, está sendo desenvolvida uma ferramenta digital em forma de um hotel virtual em que os alunos de um curso de hotelaria na modalidade a distância experimentarão diversas situações em que deverão desempenhar papéis diferentes na organização do hotel virtual e interagirão por escrito. Investiga-se se a utilização de um OA que simule situações de interação verbal em ambientes profissionais favorece o desenvolvimento de habilidades de escrita e, em consequência disso, o aumento do grau de letramento específico, por alunos que usem essa ferramenta para aprendizagem da escrita. Os objetivos são específicos da investigação são: a) verificar se o uso de um OA que simule situações de interação escrita aumenta o grau de letramento específico de alunos de EaD  e b) analisar o desenvolvimento de habilidades de escrita a partir do uso de um OA em que o aluno experimente variadas situações profissionais em que interaja por escrito. Espera-se que a utilização do objeto de favoreça o aumento do grau de letramento do aluno no que diz respeito aos gêneros que circulam no ambiente profissional. No desenvolvimento do projeto, estão sendo investigadas questões relativas a descrição e funcionamento gêneros textuais; gêneros textuais e ensino, novas tecnologias e ensino de língua portuguesa, linguística aplicada ao ensino de língua portuguesa.

 

Projeto 6: A tradição discursiva bando: um gênero, uma prática de leitura
Docente responsável: Profa. Dr. Nukácia Meyre Silva Araújo
 
 

Na pesquisa A tradição discursiva bando: um gênero, uma prática de leitura, trabalha-se com análise de um gênero textual numa perspectiva diacrônica e tem-se como objeto de investigação uma tradição discursiva que há muito deixou de mediar interações verbais, mas que parece ter sido bastante utilizada no Brasil colonial: o gênero bando. Admitindo-se uma definição provisória, pode-se afirmar que um bando era um escrito da esfera administrativa colonial que normalmente continha determinações, decretos, avisos ou anúncios oficiais, os quais eram lidos em lugares públicos, e cuja leitura era precedida pelo rufar de caixas e tambores (REIS, 1998). Essa indicação de como deveria ser feita a leitura era conteúdo do próprio documento. Após ser lido, o bando era afixado em um local em que todos pudessem vê-lo. Sobre essa tradição discursiva, há muitas questões a discutir, entre as quais estão a verificação do período em que o gênero circulou (séculos XVII, XVIII e XIX), sua descrição, a análise dessa tradição discursiva como uma prática de leitura, entre outras.

 

Projeto 7: Texto, referenciação e ensino
Docente responsável: Profa. Dr. Maria Helenice Araújo Costa
 
 

 Este projeto de pesquisa fundamenta-se, de um lado, na noção discursivo-pragmática de referenciação (MONDADA e DUBOIS, 2003), que supõe a emergência dos referentes (objetos de discurso) a partir das práticas sociais; de outro lado, no conceito complexo de acessibilidade (ARIEL, 1996, 1998, 2001), que associa o uso de expressões referenciais ao nível de saliência que o falante/escritor supõe ocuparem os referentes no modelo de discurso do ouvinte/leitor. O objetivo geral é discutir os critérios de análise dos processos referenciais a partir da observação, em pesquisa anterior, de que as classificações baseadas na divisão tradicional entre dêixis e anáfora não são condizentes com a concepção pragmático-discursiva de referentes como objetos-de-discurso. Analisam-se amostras geradas na interação, tanto por meio digital, no ambiente das redes sociais, como no meio impresso. A pesquisa traz implicações para o ensino da leitura e da escrita, na medida em que estuda ferramentas de análise dos processos sociocognitivos envolvidos na organização do texto/discurso. Aceitam-se propostas de pesquisa tanto no âmbito da reflexão sobre os processos referenciais como no campo da aplicação desses estudos ao ensino de língua materna.

 

Projeto 8: Ensino de Francês e atividade docente de estagiários: Elaborando Estratégia(s) de formação na UECE.
Docente responsável: Profa. Dr.Rozânia Maria Alves de Moraes
 
 

Este projeto busca analisar o ensino de francês no Curso de Letras da UECE através da prática docente de estagiários, a fim de desenvolver estratégia(s) de formação em língua francesa. Trata-se de um estudo interdisciplinar apoiado em pressupostos teóricos das ciências da linguagem (linguística e linguística aplicada) e do trabalho (ergonomia da atividade), sustentando-se ainda na teoria histórico-cultural de Vygotski, e nos princípios bakhtinianos relacionados ao gênero do discurso. Estudos de Faïta, Clot e Faïta, Amigues, Saujat e outros também compõem o referencial teórico. Na perspectiva de ensino como trabalho, o projeto poderá contemplar pesquisas sobre formação, ensino, atividade docente, prescrições, gênero da atividade/gênero profissional. As hipóteses estabelecidas tendem a considerar que os professores em situações de exercício devam estar em condições de mobilizar as competências adquiridas, criando novos recursos para seu próprio uso. A transmissão desses recursos obtidos pelos professores experientes constitui um objetivo de ajuda aos iniciantes confrontados a situações de dificuldades em sua prática docente. Assim, através do dispositivo metodológico da autoconfrontação, tenta-se responder (de forma mais específica) a questões que envolvem  a constituição da atividade docente do estagiário em relação à sua formação; se e como a expertise de seus formadores e colegas pode contribuir na sua atividade docente; que tipo(s) de intervenção o formador realiza ao longo do estágio; e como se dá a relação estagiário-prescrições.

 

Projeto 9: Formação de professores de japonês em pré-serviço do Núcleo de Línguas da UECE: construindo o conhecimento na prática docente.
Docente responsável: Profa. Dr.Laura Iwakami Tey
 
 

Inserido no contexto de Formação de Professores, este Projeto investiga e procura desenvolver, junto a Professores do Curso de Extensão em Língua Japonesa do Núcleo de Línguas Estrangeiras (NLE) da UECE, o ensino numa abordagem comunicativa com enfoque na prática da oralidade. Para tal, será preciso considerar não só o conhecimento linguístico-estrutural, mas principalmente um conhecimento voltado para a reflexão sobre o uso da língua, o que implica numa visão de formação de professores “que inclua a prática reflexiva perante os problemas colocados pela prática” (cf. MEJÍA, RODEA, et alii, 2007). Por meio da metodologia da pesquisa-ação, de caráter teórico-prático, pretende-se, num trabalho em conjunto com os professores, explorar criticamente as observações registradas em salas de aula de japonês, levantando problemas, arriscando hipóteses e propondo intervenções para a melhoria no processo de ensino-aprendizagem da língua japonesa.  

 

Projeto 10: Levantamento e definição dos gêneros textuais da administração colonial brasileira: organização de um glossário
Docente responsável: Prof. Dr.Expedito Eloísio Ximenes
 
 

Este projeto de pesquisa caracteriza-se por fazer um levantamento dos principais gêneros textuais que circulavam nos setores administrativos do período colonial brasileiro, especificamente do Ceará, tendo como meta principal  organizar um glossário que contemple os nomes dos gêneros, sua definição  coerente e a descrição da estrutura organizacional ou diplomática de cada texto. O projeto tem como objetivo geral levantar os gêneros textuais produzidos no período colonial brasileiro, principalmente na antiga capitania do Ceará. Os objetivos específicos são: coletar nos códices do Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC) ou em outros arquivos os documentos produzidos na esfera da administração pública do período colonial  brasileiro; fazer a edição semidiplomática dos textos; descrever a  estrutura formal (diplomática) dos textos coletados; organizar o glossário das denominações dos textos obedecendo à micro e macroestruturas estabelecidas

 

 

 Linha 2 – Multilinguagem, Cognição e Interação

 

 
 
Projeto 1: Fotografias sociolinguísticas de Fortaleza
Docente responsável: Profa. Dr.Aluiza Alves de Araújo
 
 

Este projeto trata da descrição e análise de diversos fenômenos linguísticos do português falado de Fortaleza, a saber, a monotongação, o comportamento das postônicas não-finais /e/ e /o/, a realização das fricativas /S/ e /v/, a despalatalização da lateral, a redução das proparoxítonas, o emprego dos pronomes tu e você, a alternância pronominal nós/a gente, a variação do preenchimento do sujeito pronominal, o uso variável dos pronomes átonos, com o objetivo de entender mecanismos linguísticos e sociais da variação estável e da variação que envolve mudança em progresso. Para tanto, utilizar-se-á o corpus Norma Oral Popular de Fortaleza (NORPOFOR), constituído por 197 informantes, distribuídos de acordo com o gênero (masculino e feminino), a faixa etária (I- 15 a 25 anos; II- 26 a 49 anos; III- a partir de 50 anos em diante), o tipo de registro (DID- Diálogo entre Informante e Documentador; D2 Diálogo entre dois Informantes; EF- Elocução Formal) e a escolaridade (a- nenhuma a 4 anos; b- 5 a 8 anos; c- 9 a 11 anos).

 

Projeto 2: Metáforas conceituais, interação e pensamento
Docente responsável: Profa. Dr.Paula Lenz Costa Lima
 
 
Investigam-se questões a respeito da cognição humana e, num contexto mais particular, questões de linguística aplicada. Tal pesquisa se ocupa da relação entre linguagem, interação e pensamento, tendo repercussões para as áreas de tradução e do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. A reflexão teórica realizada orienta a produção de um glossário bilíngue de metáforas conceituais, ao mesmo tempo em que contribui para estudos sobre a relação entre linguagem, interação e pensamento. Já que a metáfora faz parte dos processos de construção de sentido, a investigação propicia a sistematização, de expressões metafóricas que pode contribuir para a área 1) de linguística aplicada, cuja perspectiva, cuja perspectiva prima pelo uso de linguagem em contextos concretos de interação e 2) de ensino-aprendizagem de línguas.

 
Projeto 3: Desenvolvimento de interlíngua: um estudo sobre estratégias comunicativas
Docente responsável: Prof. Dr.Pedro Henrique Lima Praxedes Filho
 
 
 

Trata-se da descrição do contínuo de desenvolvimento de interlíngua. Para a descrição, objetiva-se estudar as estratégias comunicativas de simplificação e complexificação semântica e lexicogramatical, as principais viabilizadoras da interação inicial e continuada entre aprendizes e seus interlocutores em sala de aula. O estudo está sendo conduzido sob uma perspectiva pragmático-funcionalista (Gramática Sistêmico-Funcional), o que o justifica pelo fato de, anteriormente, estudos semelhantes só terem sido realizados sob a perspectiva formalista-mentalista. Os sujeitos são aprendizes de línguas adicionais em ambiente de instrução e suas produções orais e/ou escritas em sala de aula são registradas e analisadas do ponto de vista dos significados experienciais, interpessoais e textuais e das áreas da lexicogramática que os realizam: transitividade, modo e tema. Como impacto, espera-se poder sugerir, a partir dos resultados, procedimentos didático-pedagógicos que venham a tornar as interações em línguas adicionais, por parte dos aprendizes, mais comunicativamente produtivas.

Projeto 4: A neutralidade em audiodescrições de produtos audio(visuais): um estudo via teoria da avaliatividade
Docente responsável: Prof. Dr.Pedro Henrique Lima Praxedes Filho
 
 

No âmbito da Tradução Audiovisual, trata-se da descrição, do ponto de vista da neutralidade como característica obrigatória, de audiodescrições de produtos (audio)visuais variados em diversas línguas, feitas para deficientes visuais. Para a descrição, objetiva-se estudar a presença ou ausência de julgamentos de valor do audiodescritor quanto: aos sentimentos provocados pelo produto audiodescrito, aos posicionamentos dos seus interlocutores em potencial e à amplificação ou redução da intensidade dos sentimentos provocados pelo produto audiodescrito (se presentes) e dos posicionamentos dos seus interlocutores em potencial (se presentes). Uma vez que a prescrição de neutralidade como característica obrigatória é consensual na maioria dos centros onde a audiodescrição para deficientes visuais é estudada, nenhuma investigação foi conduzida, até o momento, com o objetivo de verificar se ela, de fato, não traz posicionamentos avaliativos de qualquer espécie, o que justifica este estudo. A descrição está sendo feita sob uma perspectiva pragmático-funcionalista através da Teoria da Avaliatividade, dentro do escopo da Linguística Sistêmico-Funcional, A categorização dos dados se dá nos níveis da palavra, dos grupos e das orações e as categorias de análise são os termos disponibilizados pelos subsistemas de ‘atitude’, ‘engajamento’ e ‘gradação’. Como impacto, espera-se poder contribuir com informação empírica para dar sustentação à decisão sobre se a neutralidade deva ser integrada ao modelo de audiodescrição para deficientes visuais em elaboração pelo Grupo LEAD da UECE.

 

Projeto 5: Elaboração de um modelo de audiodescrição (AD) para cegos a partir de subsídios dos estudos de multimodalidade, semiótica social e estudos da tradução
Docente responsável: Profa. Dr.Vera Lúcia Santiago Araújo
 

 

Desenvolver pesquisa inovadora sobre AD para cegos por meio da cooperação interinstitucional entre dois grupos de pesquisa (LETRA/FALE/UFMG e PosLA/UECE), objetivando a produção de um novo conceito e tendo como estratégia principal o desenvolvimento de expertise e formação de recursos humanos em nível de pós-graduação. A consecução do objetivo geral será alcançada através de atividades visando: 1) descrever a AD utilizada na Europa e nos EUA;2) Audiodescrever alguns desses filmes em português; 3) Realizar uma pesquisa de recepção de AD com cegos mineiros e cearenses; 4) Elaborar uma proposta de AD, visando à acessibilidade dos cegos ao sistema audiovisual.

 

Projeto 6: Legendagem para surdos: em busca de um modelo para o Brasil
Docente responsável: Profa. Dr.Vera Lúcia Santiago Araújo
 
 

Este projeto tem como objetivo testar duas propostas de LSE. A primeira foi sugerida em pesquisa anterior ocorrida no período de 2006 a 2008 na UECE e a segunda é o modelo utilizado atualmente pelos surdos portugueses. O modelo da UECE foi gerado a partir da consultoria de 12 surdos que se reuniam mensalmente com a equipe para avaliar as legendagens de diferentes itens de programação da Rede Globo. Diante da má recepção desses programas traduzidos pela emissora, propusemos uma legendagem com diferentes edições para verificar aquela que atenderia aos interesses da comunidade surda brasileira. Como essa proposta foi obtida a partir do desempenho e opinião de surdos cearenses, é preciso testá-la com sujeitos das cinco regiões do Brasil por meio de uma nova pesquisa de recepção para termos resultados mais conclusivos.

 

Projeto 7: A interação entre língua(gem), cognição e aprendizagem no desenvolvimento fonológico
Docente responsável: Prof. Dr.Wilson Júnior de Araújo Carvalho
 
 

O projeto, que se insere na área de aquisição da linguagem, tem por objetivo, na perspectiva de modelos fonológicos multirrepresentacionais e na de modelos psicolinguísticos, investigar: a) o desenvolvimento fonológico, de língua materna ou de línguas adicionais, sob condições normais ou desviantes, considerando a interação linguística entre sujeitos em diferentes contextos sociais; b) as habilidades (meta)fonológicas, como a memória fonológica e a consciência fonológica, desenvolvidas a partir da interação entre língua(gem),cognição e aprendizagem; c) as interações entre o desenvolvimento das habilidades (meta)fonológicas e o processamento da leitura/escrita, especialmente no que concerne à utilização das rotas e estratégias de leitura no início do processo de alfabetização.

 

 

Linha 3 – Estudos Críticos da Linguagem

 
 
 
Projeto 1: A construção dos sentidos da violência nas práticas culturais do cotidiano
Docente responsável: Profa. Dr. Claudiana Nogueira de Alencar

 

Proposta de investigação das práticas discursivas e práticas sociais da violência, através da análise dos processos semântico-discursivos de nomeação e de designação de gênero, para entender de que modo se dá a constituição dos sentidos nos diversos jogos de linguagem reais do cotidiano e suas repercussões na vida social. Para isso, investiga-se as práticas discursivas da chamada cultura popular nordestina para discutir o papel dos jogos de linguagem (WITTGENSTEIN, 1989) numa teoria pragmática das formas de vida cotidiana, promovendo uma revisão teórico-metodológica das análises pragmáticas efetuadas na Linguística, na Filosofia e nas Ciências Sociais, bem como da sua relação dialógica com as diversas análises do discurso (FAIRCLOUGH, 1989, 1992, 2003, 2006) (MAINGUENEAU 1996, 1997, 2001, 2005). Desse modo, procurara-se elaborar, através do estudo dos sentidos da violência nos jogos de linguagem da cultura popular, uma proposta de análise pragmática através de uma abordagem crítico-discursiva, condizente com o programa integracionista, que inclui em seus objetivos uma tomada de consciência do caráter integral de nossas ações como lingüistas e acadêmicos, originadas da natureza política, interativa e social de nossa experiência linguística.

 

Projeto 2: Discurso acadêmico, ‘tribalismo’ e políticas de representação: para uma nova academia
Docente responsável: Profa. Dra. Dina Maria Martins Ferreira

 

O projeto “Discurso acadêmico, ‘tribalismo’ e políticas de representação: para uma nova academia” se estabelece por paralelas identitárias, convergentes e divergentes, entre a vida comum e a vida acadêmica, linhas questionadoras de como a Academia se estabelece, ou como lugar privilegiado, e/ou excludente de sociabilidades. A pesquisa tem como base o estudo das relações e articulações de poder institucional nas universidades no que tange aos processos diretivos e docentes e a relação comunicacional e representacional entre pares. E por tais relações perfila-se como os construtos identitários emergem das performatividades das vozes do poder, como as vozes docentes, no tatame político, se articulam ideologicamente, e como se dá a construção representacional de sujeitos (representantes e representados). Questiona-se sobre culturas “tribais” (MAFFESOLI, 2006) da prática do poder (FOUCAULT, 2005) que a academia performatiza; problematiza-se sobre os paradigmas hegemônicos (SANTOS, 2006), no que tange a hegemonias da (1) ordem teórica na produção científica e a da (2) representação constitutiva de um coletivo representado; e como o discurso acadêmico se posiciona nos significados representacional, identificacional e acional na construção de sua identidade  (FAIRCLOUGH, 2003). Nesse universo, a práxis do poder diretivo e docente exercem representação, lugar em que os representados são atingidos por atos perlocucionais (AUSTIN, 1962), cujas políticas de representação descortinam construtos identitários pautados pela diferença e pela reivindicação (RAJAGOPALAN, 2003, 2004). Nessas prerrogativas, não há como negar que “a condição epistemológica da ciência repercute-se na condição existencial dos cientistas” (SANTOS, 2003, p. 92). Sendo o saber científico um olhar do sujeito, situado em determinada posição de sua existência, dissociar o conhecimento científico do saber da vida se faz artificial e inócuo para e na prática social.

Projeto 3: Conceitos bakhtinianos de discurso: investigações sobre a obra “Marxismo e Filosofia da Linguagem”, de M. Bakhtin/V. Voloshinov
Docente responsável: Prof. Dr. João Batista Costa Gonçalves

 

O projeto tem como objetivo mapear conceitualmente a obra Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico, de Bakhtin/Voloshinov, discutindo as principais questões encontradas neste arcabouço teórico, bem como relacioná-las a outras discussões que a obra bakhtiniana em geral e a de seu Círculo propõem para uma análise dialógica de diferentes práticas discursivas. Deste modo, com base neste estudo, pretende-se, ao final da pesquisa, propor um glossário com os termos-chave encontrados na obra em análise a fim de fornecermos referências para a compreensão de uma obra fundadora para os estudos linguísticos que primam pelos aspectos sociais, históricos e políticos da linguagem.

 

Projeto 4: Mídia, política e tensões sociais: a construção discursivo-midiática de fatos políticos
Docente responsável: Prof. Dr. Raimundo Ruberval Ferreira
 
 

O projeto “Mídia, política e tensões sociais: a construção discursivo-midiática de “fatos políticos” objetiva uma investigação das tensões entre a esfera midiática e a esfera política, a partir dos processos discursivos envolvidos na construção de “fatos políticos” e suas consequências ético-políticas no campo das identidades e dos jogos de representação. Os processos discursivos são pensados, em termos de sua problemática ético-política, a partir de uma articulação teórica entre a Análise de Discurso Crítica, na vertente proposta por Norman Fairclough, a chamada teoria social crítica, sobretudo as discussões propostas por autores como Laclau, Mouffe e Thompson, e a Nova Pragmática, na forma como este campo vem sendo pensado por teóricos como Rajagopalan. A pesquisa investiga, entre outras coisas, como as ocorrências linguísticas mobilizadas nos gêneros textuais jornalísticos que pensam e discutem a relação entre mídia e outras esferas sociais constroem determinados objetos discursivos, o que essas construções implicam em termos ético-políticos e de que forma essas construções, que são produtos da interpretação que os sujeitos midiáticos fazem de uma determinada conjuntura político-cultural, materializam interesses diversos e confrontos de poder.