O GPADC lança projeto multiplataforma de divulgação científica

29 de outubro de 2020 - 08:44 # # # #

O Grupo de pesquisa em Análise de Discurso Crítica (GPADC) convida para o lançamento do projeto multiplataforma de divulgação científica Análise de Discurso Crítica Conceitos-Chave, que ocorrerá no dia 5 de novembro, às 19:00. O lançamento ocorrerá no canal do GPADC no Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCkiqa7hkL26wocVh_epMchQ

O professor Lucineudo Machado Irineu, coordenador do grupo de pesquisa afirma que “este projeto é pioneiro, pois é o primeiro projeto multiplataforma de divulgação científica em  Análise de Discurso Crítica do Brasil. O conhecimento produzido no âmbito de nosso grupo de pesquisa é socializado  através de livro impresso, ebook, podcasts, site institucional e canal do Youtube.”

O projeto apresenta e discute conceitos-chave que auxiliam na problematização/desconstrução de relações de poder projetadas na sociedade contemporânea e se preocupa em fornecer a pesquisadores/as em análise do discurso crítica a oportunidade de autorreflexão sobre sua atuação no mundo a partir das noções de discurso, poder, ideologia, hegemonia, texto, modernidade tardia, prática discursiva, prática social, mudança discursiva e social e dialética discurso-sociedade debatidas por escrito nos capítulos e oralmente nos podcasts que compõem a obra.

Sobre o grupo de pesquisa:

O Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso Crítica: representações, ideologias e letramentos (GPADC/UECE/CNPq), criado em 2018 e liderado pelo Prof. Lucineudo Machado Irineu (UECE) e reúne pesquisadores de graduação e pós-graduação interessados nos estudos críticos da linguagem que objetivam desenvolver investigações que analisem objetos de pesquisa construídos à luz da concepção de linguagem como prática social, debruçando-se sobre os seguintes temas: representações, ideologias, letramentos, discurso de grupos minoritários e/ou em situação de vulnerabilidade social, identidades, desconstrução de relações assimétricas de poder e descolonização do saber. Mais informações sobre o GPADC/UECE em: http://www.uece.br/gpadc/