SOBRE NÓS

Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso Crítica: representações, ideologias e letramentos (GPADC/UECE/CNPq), criado em 2018 e liderado pelo Prof. Dr. Lucineudo Machado Irineu (UECE), reúne pesquisadores de graduação e pós-graduação interessados nos estudos críticos da linguagem e que objetivam desenvolver investigações que analisem objetos de pesquisa construídos à luz da concepção de linguagem como prática social, debruçando-se sobre os seguintes temas: representações, ideologias, letramentos, discurso de grupos minoritários e/ou em situação de vulnerabilidade social, identidades, desconstrução de relações assimétricas de poder e descolonização do saber.

Em diálogo com os pressupostos da Linguística Aplicada, este Grupo de pesquisa desenvolve investigações que contribuem para a problematização/desconstrução de relações assimétricas de poder projetadas na sociedade contemporânea, em especial na mídia, em escolas e em universidades, com ênfase na divulgação científica através de publicações em periódicos especializados e de promoção de eventos e projetos de pesquisa e de extensão na UECE e demais universidades.

CRONOGRAMA DO SEMESTRE 2022.2

Uma quinta-feira do mês, das 14h às 17h30.

Tema de debate: ADC e interseccionalidades.

LIVRO DEBATIDO:  ESTUDOS DO DISCURSO: RELEVÂNCIA SOCIAL, INTERSECCIONALIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE (VIVIANE RESENDE, EDITORA PONTES).

BIBLIOTECA

 

DATA

ATIVIDADE

MEDIADORES

25/AGO/2022       

DISCUSSÃO DO CAPÍTULO 01 (GERSINEY SANTOS)

DIVISÃO DE TAREFAS E EQUIPES 

 

ADRIANA E JOELMA

29/SET/2022

DISCUSSÃO DO CAPÍTULO 02 (MARIAM CARMEN / ALEXANDRA BITTENCOURT / SAMUEL DE SÁ)             

ERICK

JOÃO PAULO

AMANDA

DISCUSSÃO DO CAPÍTULO 03 (JANAÍNA NEGREIROS)

GISLENE

LORENA

MARIZITA

27/OUT/2022

DISCUSSÃO DO CAPÍTULO 04 (MICHELINE TOMAZI / VIVIANE RESENDE)

SOCORRO

CARMEN

ANA LÚCIA

DISCUSSÃO DO CAPÍTULO 05 (TEUN A. VAN DIJK)

JORGE ADRIANO

AMETISTA

SUSANE

SUELLEN

04/NOV/2022

DISCUSSÃO DO CAPÍTULO 06 (ANDRÉ KAYSEL)

 

 

 

22/DEZ/2022

DISCUSSÃO DO CAPÍTULO 07 (STÉPHANIE CASSILDE)