Uece forma professores da Educação Básica pelo programa Parfor

12 de dezembro de 2018 - 17:55

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou na última segunda-feira (10/12), no Campus Itaperi, cerimônia de Colação de Grau para nove concludentes do curso de Licenciatura em Pedagogia, vinculado ao Centro de Educação (CED).

A turma integra o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que tem como objetivo induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para profissionais do magistério que estejam no exercício da docência na rede pública de educação básica e que não possuem a formação específica na área em que atuam em sala de aula.

A solenidade foi presidida pelo reitor Jackson Sampaio, que falou sobre a vocação da Uece para formar professores, destacando que, de todos os cursos de graduação oferecidos pela instituição, dois terços são de licenciatura. Ressaltou também a importância de ser um Educador.

“Educação não é apenas uma profissão. É muito mais! É um processo civilizatório. (…)

É preciso consciência, competência, habilidades mentais (…). Nós, professores, precisamos ser um certo farol de orientação, de esperanças, de expectativas, de possibilidades”, disse o reitor.

Jackson Sampaio continuou seu discurso ressaltando a necessidade do pensamento crítico. “Precisamos hoje, mais do que nunca, de todas as ferramentas intelectuais críticas, de saber lidar com coletivos, de todas as estruturas de pensamento que leve para a reflexão”.

No evento, o corpo docente foi representado pelo professor Francisco Agileu Gadelha. “Faço questão de celebrar o momento para lembrar que os considero triplamente vitoriosos. Primeiro porque alcançam um degrau sobremodo honroso na escalada acadêmica; segundo porque, ao alcançarem este galardão, estarão ainda melhor preparados para os desafios profissionais que vão surgir e, por força de seus novos e mais largos horizontes, estarão mais que preparados para enfrentá-los e vencê-los; e terceiro porque galgam esta primazia num país que não costuma reconhecer os méritos dos seus filhos”.

A oradora discente, Maria Júlia Alves Matias, representante da turma que ora colava grau, em meio aos agradecimentos, ressaltou que “nada foi fácil na busca de nos tornarmos professores graduados (…). Atingimos, sim, o ápice ao recebermos o título de grau superior, o que nos fora negado por tanto tempo neste mundo excludente e elitista. Sentimo-nos, assim, privilegiados por coroarmos essa vitória na Universidade Estadual do Ceará, espaço de garantia de uma formação qualificada”.

Estiveram também presentes na cerimônia o vice-reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares; a pró-reitora de Graduação, Mônica Cavaignac; a vice-diretora do CED, Célia Maria Machado de Brito; a coordenadora pedagógica do curso de Pedagogia/Parfor, Silvina Pimentel Silva; e a representante da Coordenação Geral do Parfor, Cristiane Maria Sampaio Forte.