XXIII Semana Universitária chega ao fim como uma das melhores edições do evento

26 de outubro de 2018 - 21:09

A cerimônia de encerramento foi marcada também pela apresentação da Osuece e pela premiação dos melhores trabalhos apresentados durante a Semana

“Nós tivemos uma das melhores Semanas Universitárias”. Essa foi uma das frases ressaltadas pelo reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Jackson Sampaio, em cerimônia de encerramento da 23ª edição do maior evento científico e cultural da instituição.

A solenidade aconteceu na manhã desta sexta-feira (26), no Auditório Central, Campus Itaperi. O evento fechou as atividades da Semana Universitária 2018, em Fortaleza, iniciada na última segunda-feira, dia 22.

Durante os cinco dias de evento o público teve a oportunidade de participar de diversas mesas redondas, palestras, apresentações de trabalhos, minicursos, oficinas, atividades artísticas e culturais, além de serviços prestados à comunidade.

alt

Segundo o reitor, “é uma Semana que a cada ano mais cresce. Foram 100 minicursos, 40 oficinas, 18 serviços prestados a comunidade e mais de dois mil trabalhos apresentados. Foi um conjunto de atividades fantástico, que caracteriza um grande evento cultural, artístico e científico desta universidade”, destacou Jackson Sampaio.

Ratificando a declaração do reitor, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa e coordenadora do evento, professora Nukácia Araújo, falou sobre o sucesso da Semana:

“Os objetivos foram alcançados e foi ainda além do que esperávamos, especialmente pelo número de pessoas que participou, tanto apresentando trabalhos como também de visitantes. Todos os dias tínhamos entre 10 e 15 atividades acontecendo e todas elas tinham público, isso mostra que o evento funcionou e funcionou bem! (…), acredito realmente que essa foi a melhor Semana Universitária”, disse a pró-reitora.

alt

Salientando o tema geral da Semana, “Universidade e Valores Humanos: construindo uma cultura de paz”, a coordenadora do evento disse ainda em entrevista que “além de tudo, mantivemos o espírito de democracia dentro da universidade e conseguimos fazer o que sempre fazemos, que é defender a democracia, os direitos, trabalhar com ética, e, tivemos também uma Semana de tolerância com o desigual, com o diverso, com os iguais. A ‘cultura de paz’ foi exatamente o que reinou”.

alt

A cerimônia de encerramento contou com apresentação da Orquestra Sinfônica da Uece (Osuece), regida pela professora Inez de Castro Martins. A Osuece é uma ação tríplice de ensino, pesquisa e extensão que atua como um forte agente aglutinador de músicos de diferentes camadas sociais e alunos da Uece.

alt

A ocasião foi ainda momento de premiar os estudantes e seus orientadores, pelos melhores trabalhos apresentados durante a Semana. Foram premiados 17 trabalhos inscritos nos seguintes eventos: XXVII Encontro de Iniciação Científica, XXIV Encontro de Pesquisadores, XXII Encontro de Monitoria Acadêmica (Promac), III Encontro de Estágio Supervisionado e VIII Encontro de Extensão.

Nos campi da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc-Quixadá) e Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli), onde também ocorreu a Semana, o encerramento será realizado na noite desta sexta (26) em suas respectivas unidades acadêmicas.