XXI Semana Universitária homenageia compositor Belchior

10 de novembro de 2016 - 14:05

 

Inspirados nas canções do poeta, cantor e compositor Belchior, catorze autores cearenses, entre eles a professora da Uece, Cleudene Aragão, reuniram-se para homenageá-lo, escrevendo o livro “Para Belchior com Amor”. A obra será lançada nesta quinta-feira (10), às 17h, no Auditório Central, seguido por Tributo ao homenageado, com show de Pedro Falcão, Moacir Bedê e Ricardo Kelmer.

Os autores escreveram contos, crônicas e cartas em que exploram o universo da obra e da vida do conterrâneo, que marcou a música brasileira com seu talento e originalidade e também com sua surpreendente decisão de afastar-se da vida artística.

Estão presentes temas como o amor, a paixão, o sexo, a arte, a liberdade, a política, a solidão e a violência das cidades, a opressão do sistema sobre o indivíduo e o sentido da existência. Alguns textos mesclam fatos biográficos de Belchior com a vida dos próprios autores, enquanto outros exercitam possibilidades ficcionais com personagens inspirados em suas canções ou tendo o próprio homenageado como protagonista, levando o leitor a uma interessante imersão literária na vida e na obra do artista.

Homenagear Belchior num livro em que se abraçam música e literatura é uma forma de reconhecer a relevância e a profundidade de sua obra, que, feito um caleidoscópio, nos traz novos significados a cada vez que olhamos melhor para ela.

No show, os músicos Pedro Falcão e Moacir Bedê interpretarão grandes sucessos de Belchior, e o escritor Ricardo Kelmer nos mostrará a beleza poética de suas letras.

Os autores e as músicas que inspiraram seus textos:

01- Thiago Arrais (Alucinação)
02- Ana Karla Dubiela (A palo seco)
03- José Américo Bezerra Saraiva (Apenas um rapaz latino-americano)
04- Ricardo Guilherme (Como nossos pais)
05- Ethel de Paula (Conheço o meu lugar)
06- Cleudene Aragão (Coração selvagem)
07- Ricardo Kelmer (Divina comédia humana)
08- Raymundo Netto (Fotografia 3×4)
09- Joan Edesson de Oliveira (Galos, noites e quintais)
10- Gero Camilo (Na hora do almoço)
11- Carmélia Aragão (Paralelas)
12- Jeff Peixoto (Sujeito de sorte)
13- Xico Sá (Todo sujo de batom)
14- Roberto Maciel (Velha roupa colorida)